Atrás das cenas: o novo visual do antivírus para Android

Atrás das cenas: o novo visual do antivírus para Android

“artigo retirado do AVG Official Blogs”

por Charlie Sanchez

 

Para marcar o lançamento da mais recente versão da solução de segurança da AVG para dispositivos Android, o AVG Antivírus PRO para o Android, falamos com Steve Lesslie que fez parte da equipe de design e que trabalhou no desenvolvimento da nova interface do usuário apresentada no lançamento.

Oi Steve, conte-nos um pouco sobre seu papel dentro do AVG?

Eu trabalho para a equipe de Experiência do Cliente AVG como Designer Sênior de UI & Arquiteto de Usabilidade.

Minha responsabilidade principal é apoiar a equipe AVG Mobile para criar e otimizar a experiência do usuário para Android AVG, iOS e aplicativos Windows Phone.

 

Pode apresentar-nos a alguns membros da equipe de projeto?

Nós temos uma equipe fantástica, com pontos fortes em uma série de disciplinas, e não apenas a programação. Nós sentimos que a mistura de habilidades da equipe, perspectivas, conhecimentos e experiência de negócio nos ajuda a obter um produto bem elaborado, e que não é só bem programado!

Assim como eu, a equipe teve pessoas de gerenciamento de produtos, desenvolvimento, design visual e uma equipe de Pesquisa de Experiência do Cliente para se certificar  que o usuário está sempre no coração do nosso trabalho.

 

Você acabou de completar o desenvolvimento de uma nova interface de usuário para o AVG AntiVirus para Android. Quanto tempo você vem trabalhando nesse projeto?

O projeto teve início em abril de 2012. Realizamos um workshop para nos ajudar a entender realmente como as pessoas estavam usando o aplicativo, o que funcionou bem, o que não funcionou e levamos em conta o feedback dos nossos clientes. Em seguida,observamos alguns dos outros aplicativos no mercado e vimos maneiras de como poderíamos levar nosso próprio app para outro nível.

Então o  longo e difícil processo de arrumar tudo começou. Começamos com conceitos, storyboards e modelos de navegação e trabalhamos todo o tempo com um protótipo e, eventualmente, um produto acabado cerca de seis meses mais tarde.

 

Qual foi sua inspiração principal ao desenvolver a nova interface?

A inspiração foi elaborada a partir de um número de fontes. Olhamos para uma série de melhores aplicativos Android do gênero e estabelecemos algumas regras sobre padrões de projeto, e a interface do usuário que é a forma como o usuário interage com o aplicativo.

A própria equipe também forneceu a inspiração, já que nós temos um monte de pessoas criativas. Montamos uma parede de estímulos visuais em que as pessoas podem começar a esboçar suas próprias idéias para o produto. Eventualmente pegamos as melhores partes de todas as idéias que tivemos e colocamos tudo junto para fazer o aplicativo que temos hoje.

 

Qual o aspecto do novo projeto que você mais se orgulha?

Isso é difícil de dizer, especialmente porque o aplicativo é tão recém-lançado. Eu vou ter orgulho do app quando começar a receber feedback positivo dos clientes AVG. É importante que o aplicativo atenda às suas necessidades, ofereça uma experiência gratificante, e permita que as tarefas sejam concluídas rapidamente e sem dor ao mesmo tempo, ser visualmente agradável e funcionalmente robusto.

Ser parte da equipe que tem a oportunidade de projetar o design de um aplicativo usado por milhões de clientes AVG já me faz sentir ótimo sobre o que eu estou fazendo.

 

Qual o aspecto do novo projeto foi o mais difícil de alcançar?

Quando você pensa sobre os dispositivos Android, é claro que eles vêm em todas as formas e tamanhos. Isso torna difícil para nós produzir uma interface que tenha a quantidade perfeita de pixels com uma variedade de números de tamanhos de tela e resoluções. Você tem que ser pragmáticos e garantir que o projeto seja otimizado para os dispositivos mais populares, mas que ainda seja utilizável para todos.

Logo no início do processo de design, realmente foi bastante complicado decidir quais idéias manteríamos e quais ideias abandonaríamos. Tivemos muitas idéias fantásticas que eu teria gostado de trabalhar, mas é claro que temos prazos para finalizarmos o produto. As idéias que não aproveitamos desta vez não foram perdidas! Eles foram mantidas e consideradas para outros projetos.

 

Até que ponto você leva opiniões de consumidores e comentários em seus planos de desenvolvimento?

Feedback do cliente é fundamental para o nosso trabalho de design. Nós usamos muitas técnicas diferentes para pesquisar o que os nossos usuários querem. São questionários, estudos contextuais diários, entrevistas, grupos, pesquisas  tradicionais de laboratório baseados em avaliações de usabilidade.

Mas é claro que o trabalho ainda não está feito. Agora mais do que nunca, as opiniões de nossos clientes irão desempenhar um papel fundamental na forma como serão as futuras atualizações de produto.

 

O que você vai estar trabalhando no próximo?

Estamos atualmente no meio de otimização do projeto para a versão Tablet da nosso  aplicativo AntiVírus  para Android.
Outro projeto que estamos progredindo é um novo aplicativo para Android que complementa a funcionalidade AntiVirus.
Para baixar o AVG Antivirus Pro para Android, visite a página do Google play store.
Para mais informações sobre o AVG Antivirus Pro para Android, visite o site.

 

 

Android ™ é uma marca comercial da Google Inc., iPhone ®, iPad ®, iPod ®, e Apple ® são marcas registradas da Apple, Inc. registradas nos Estados Unidos e em outros países.

Todas as outras marcas são de propriedade de seus respectivos proprietários.

 

 

 

 

 

2 thoughts on “Atrás das cenas: o novo visual do antivírus para Android

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *