5 dicas de segurança móvel que todos devem saber

5 dicas de segurança móvel que todos devem saber

“artigo retirado do AVG Official Blogs”
por Danni Theunissen

 

5 mobile security tips that everyone should know

 

Como você já sabe, faço tudo no meu celular e eu gosto de pensar que eu mantenho tudo em segurança, mas a triste verdade é que eu tive que ter o meu celular roubado, duas vezes em apenas alguns dias, para me importar com a segurança.

 

No ano passado, eu fui assaltada duas vezes na mesma semana. Se isso tivesse acontecido dez anos, talvez mesmo cinco anos atrás, eu teria o prazer de deixar os telefones irem, e simplesmente bloquear a conta com o meu provedor. Minha maior preocupação seria que os ladrões fizessem chamadas de longa distância e acumular uma conta de telefone enorme.

 

Depois do susto de ser assaltada, ter ligado para a polícia e ter chegado aos meus sentidos remanescentes, percebi o quão mal eu tinha preparado o meu telefone para cair nas mãos erradas. Embora o MI5 não tivesse me confiado nenhum aplicativo secreto (muito sábio de sua parte), eu não tinha sequer um PIN básico para protegê-lo.

 

Assim que cheguei em casa, eu nem sequer tive tempo para sentar e sentir pena de mim porque eu tinha que ficar on-line e alterar as senhas, bem, de tudo. Eu tinha que lembrar quais são os aplicativos que eu não queria que eles tivessem acesso, Facebook, Instagram, Gmail, Vine para citar apenas alguns exemplos, mas a maior preocupação era a minha conta de e-mail. Eu odeio apagar as coisas, e eu essencialmente usei a minha conta do Gmail como armazenamento em massa para uma série de documentos importantes como digitalizações do meu passaporte e contratos de trabalho.

 

Infelizmente, nunca me ocorreu que eu deveria fazer backup de meu telefone, então, junto com todos os meus contatos, mensagens de texto e e-mails, os ladrões também fugiram com mais de 900 das minhas fotos favoritas. Parece melodramático, mas pensar em alguém passando por meus arquivos pessoais e fotos, me fez sentir como se a minha casa tivesse sido arrombada. Eu me senti violada. Embora seja pouco provável que os criminosos se sentaram para ficar bisbilhotando minhas fotos, eu também não tinha como trazê-las de volta.

 

Então, aqui estão algumas dicas básicas que para mim são simples e indispensáveis:

 

Utilize um código PIN:

 

Alguns de vocês vão pensar que isso é tão simples que não precisa ser dito. No entanto, apesar de ser relativamente sensível (e um pouco neurótica), esta é uma coisa que eu deixei de fazer (duas vezes). Embora isso não vá impedir que um especialista acesse o seu telefone, isso pode te dar um pouco mais de tempo para ficar on-line e alterar suas senhas.

 

Faça backup de seus arquivos:

 

Pessoalmente eu gosto do aplicativo Dropbox, que sincroniza automaticamente com a galeria do meu HTC, e todas as minhas fotos são copiadas sem eu ter que pensar nisso. A maioria dos celulares modernos vem com armazenamento em nuvem gratuito, por isso, certifique-se de se inscrever. Dessa forma, nada está perdido.

 

Apague:

 

Apague documentos sensíveis e privados do seu telefone e e-mail. Uma vez que você tenha configurado uma senha de uma conta, seja para um site de compras on-line, ou conta de e-mail, apague, apague e apague. A sua conta de e-mail não é o lugar para armazenar informações do passaporte ou a certidão de casamento (eu deveria saber) – então, certifique-se de que não tenha nada importante na sua caixa de enviados.

 

Obtenha proteção:

 

Pesquisas mostram que estamos gastando mais tempo em nossos celulares navegando na internet, o que significa que estamos clicando em mais links e abrindo mais anexos. É bem fácil obter um software de segurança gratuito, (eu uso o AVG AntiVirus for Android no meu HTC One). O AntiVirus ajuda manter o telefone limpo, mas também pode ajudá-lo a recuperar ou bloquear o telefone remotamente, se ele for perdido ou roubado.

 

Fique atualizado:

 

 

Eu percebi só recentemente o quanto é importante manter o seu telefone e todos os seus aplicativos atualizados. As atualizações frequentemente resolvem os problemas de segurança com os aplicativos antigos para que você e seus dados não fiquem vulneráveis. Felizmente, elas são fáceis de instalar e maioria dos celulares vão enviar notificações assim que elas estiverem disponíveis.

 

mobilechecklist1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *