Uso consciente da internet

Uso consciente da internet

Ola Pessoal

Esta é a primeira vez que estou escrevendo no Blog.

Sou sócio da Winco há 13 anos, sendo que já colaborei com outros websites especializados como o Superdownloads.com.br, Ultradownloads.com.br e outros parceiros de tecnologia da Winco.

Sabe como é, casa de ferreiro o espeto é de pau.

Na minha própria empresa, nunca escrevi assuntos de interesse geral de quem cuida do TI nas empresas, mas vamos mudar este cenário a partir de agora.

Para a estreia, gostaria de falar sobre maneiras inteligentes de usar um Filtro de Conteúdo Web nas empresas, de modo a aumentar a produtividade, sem tornar o ambiente profissional algo maçante.

Todos nós temos interesses de diferentes tipos e a Web é o local propicio para encontrar os assuntos que gostamos, dispostos de N diferentes maneiras.

Seja acessando uma rede social, como o Facebook, Orkut ou Linkedin, um website de esportes ou informações de politica, economia, transito, etc podemos encontrar as mais diferentes fontes de pesquisa sobre qualquer assunto.

Então, uma simples pesquisa, consulta ou mesmo leitura de matéria que duraria 10, 20 minutos, pode se transformar em horas de navegação e que vai trazer falta de produtividade – impactando nos resultados da empresa como um todo.

O que algumas empresas fazem é simplesmente proibir o acesso à internet, tornando o trabalho muito mais complicado porque boa parte dos serviços de ordem pública (Municipal, Estadual e Federal) são feitos online, bem como os Privados (bancos, acesso a site de fornecedores, e-mail particular, etc).

Existem as empresas que liberam durante algum tempo o acesso de determinados websites, como por exemplo, Facebook é liberado das 15:00 as 16:00 horas, proibindo em outros horários.

Infelizmente isto não agrada os Gestores de TI, muito menos os funcionários que dispõe de tal benefício.

Automaticamente o funcionário gasta esta 1 hora por dia somente acessando o website e não fazendo suas tarefas – afinal ele só pode acessar neste horário – ele fará de tudo para poder acessar dentro do que é permitido.

O que existe de mais moderno em Filtro de Conteúdo para a Web é poder não limitar “O Quando” e sim “O Quanto” de atividades web não relacionadas com o trabalho, se pode ter.

O Filtro de Conteúdo Web do Winconnection 6 permite que você determine quanto tempo o usuário pode acessar o seu facebook, orkut, linkedin , etc mas não diz quando isto deve ser feito, deixando para o usuário, durante um determinado período de tempo no dia, o acesso a internet.

Assim fica mais fácil gerir as pessoas, sem comprometer tanto a produtividade.

Suponha que em sua empresa você determine que as pessoas podem acessar o Facebook durante 30 minutos por dia, em qualquer horário do dia.

No fim destes 30 minutos, o sistema automaticamente deixa de permitir o acesso, levando ao usuário a deixar esta atividade de lado, voltando a atividade laboral.

E se o problema da sua empresa for restrições ao link de internet, quando as pessoas navegam fora do ambiente de trabalho consomem muito link usando por exemplo Youtube, DailyMotion, etc?

Bem, neste caso, além de permitir o acesso somente por um determinado período de tempo, o Gestor de TI pode limitar a quantidade de KiloBytes que serão usados pelos usuários de sua rede, de forma que ele pode acessar o youtube sim, durante 30 minutos sim, mas com no máximo de 4 Megabytes de transferência de dados.

Quando o primeiro destes critérios forem alcançados (tempo ou transferência) o software não permite o acesso ao referido website

Bem, este assunto é meio longo e vou ficando por aqui.

Caso deseje descobrir quanto a sua empresa gasta no mau uso da internet, clique aqui e veja nossa calculadora online.

Nos próximos textos vamos abordar outras informações relevantes para o Gestor de TI em empresas.

 Leandro Mantovam

Quer melhorar a segurança digital da sua empresa?

A Winco desenvolve há mais de 20 anos soluções de conectividade e segurança digital corporativa para a máxima proteção dos dados da sua empresa. Conheça os nossos produtos:

Winco Firewall – Solução completa UTM com Filtro de Conteúdo.
Winco Talk Manager – Controle e monitore o Skype e o Eikon Messenger da sua empresa.
Winco Cloud VPN – Disponibilize acesso seguro e controlado para os colaboradores externos.
Winco DDNS – Acesse facilmente na internet suas câmeras, computadores e outros dispositivos.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *