Protegendo o celular nesse Carnaval

Protegendo o celular nesse Carnaval

 

* por Mariano Sumrell

 

No final da década de 80, o Cordão do Bola Preta, um dos mais tradicionais blocos de carnaval do Rio de Janeiro, reunia não mais que 5 mil pessoas curtindo a folia. No meio de toda a animação era possível encontrar uma pessoa com quem se tinha marcado encontro, ou não perder aquela paquera no meio da multidão.

 

Hoje, o Bola Preta reúne mais de dois milhões de pessoas não menos animadas.  Nessa situação, o celular pode ser um companheiro de folia valioso para encontrar as pessoas conhecidas, saber o horário dos blocos e as condições de trânsito para chegar neles. Mas no meio de toda essa multidão que toma as ruas é preciso muito cuidado para não ter o celular furtado ou perde-lo. Não deixá-lo no bolso de trás da bermuda ou shorts, ficar atento à quem se aproxima muito de você e não deixá-lo na mesa de bares e restaurantes quando fizer uma pausa para aquela refrescada, são algumas dicas que diminuem muito a possibilidade de perda ou furto do aparelho.

 

Mas, às vezes, mesmo com todo o cuidado, o celular pode ser perdido ou roubado. O que fazer nessa hora?

 

Em primeiro lugar, é necessário bloquear o SIM (chip) com a operadora para não ter de pagar ligações até para o Japão. Em segundo lugar, você pode torná-lo inútil para quem o pegou. Para isso, você vai precisar informar o IMEI do celular para a sua operadora de forma que ele não possa mais ser utilizado, mesmo se o cartão SIM for trocado. Antes de pedir o bloqueio é necessário fazer um Boletim de Ocorrência numa delegacia de polícia. O IMEI é um código único para cada celular usado para identificá-lo.  Para descobrir o IMEI de seu telefone tecle o código *#06#  . Anote seu IMEI e guarde num lugar seguro. Se você por acaso não fez isso antes de cair na folia, o IMEI também pode ser encontrado na caixa do aparelho ou na nota fiscal.

 

Mas e aquela quantidade enorme de informação que você tem no celular: fotos, contatos, agenda e anotações? Você não quer perder essas informações e muito menos que elas caiam em mãos erradas, não é mesmo?!  Para isso é preciso tomar algumas providências. Primeiro você deve fazer sempre um backup do seu celular. Tanto o Android quanto o iPhone permitem que você sincronize os dados na nuvem. Como alternativa, existem diversos aplicativos para fazer backup na memória SD.

 

Para bloquear o celular e apagar os dados remotamente você tem que ativar essa funcionalidade no iPhone ou instalar um programa de segurança no Android, como o AVG AntiVirus (http://www.avgbrasil.com.br/antivirus-free-para-android)  que faça isso. Mas atenção, essa funcionalidade já tem de estar ativada quando você perder o seu celular.

 

Por fim, você também pode tentar localizar pela internet o seu celular antes de bloqueá-lo ou apagá-lo. Muitas vezes uma pessoa honesta pode encontrá-lo (sim, isso acontece).  O iPhone tem essa funcionalidade e o mesmo programa de segurança do Android, que faz o bloqueio também faz isso.

 

Tomando esses cuidados você poderá e curtir o Carnaval com tranquilidade!

Quer melhorar a segurança digital da sua empresa?

A Winco desenvolve há mais de 20 anos soluções de conectividade e segurança digital corporativa para a máxima proteção dos dados da sua empresa. Conheça os nossos produtos:

Winco Firewall – Solução completa UTM com Filtro de Conteúdo.
Winco Talk Manager – Controle e monitore o Skype e o Eikon Messenger da sua empresa.
Winco Cloud VPN – Disponibilize acesso seguro e controlado para os colaboradores externos.
Winco DDNS – Acesse facilmente na internet suas câmeras, computadores e outros dispositivos.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *