“artigo retirado do AVG Official Blogs”
por Sandro Villinger
Parte 2 – Agilize o seu PC
Bem-vindo à segunda parte do nosso guia para otimizar e remover o bloat de computadores Windows.
Na primeira parte explicamos para os iniciantes como remover atalhos, programas indesejados e também como remover arquivos desnecessários.
Na segunda parte, vamos explicar três passos para usuários intermediários agilizarem ainda mais a sua máquina, maximizando o desempenho.
#1 – Livre-se de barras de ferramentas desnecessárias
Os navegadores são nossas janelas para a web, mas eles também podem reunir um monte de lixo desnecessário que pode desacelerar as nossas máquinas.
Muitos programas adicionam suas próprias barras de ferramentas nos navegadores, como o Internet Explorer e Google Chrome. Alguns são úteis, alguns não são. E eles ficam com você, o usuário, até o final do dia.
Se você quer se livrar das barras de ferramentas não desejadas, basta abrir as ferramentas de gerenciamento de complementos do seu navegador e desativar esses plug-ins, um por um. No Internet Explorer 11, por exemplo, clique no pequeno ícone de ferramenta no canto superior direito e vá em “Gerenciar complementos”.
A próxima janela deve mostrar um punhado de complementos desnecessários que você deve desativar imediatamente se você não os quer.
Confirme com “Desabilitar”. Repita este passo para todas as barras de ferramentas chatas que você não precisa.
#2 – Use a Otimização em Tempo Real do PC TuneUP
A Otimização em Tempo Real impede que programas/processos em segundo plano consumam muito dos recursos da CPU e, assim, desacelerem o seu processo ativo. Por exemplo, se você está jogando ou convertendo um vídeo, a Otimização em Tempo Real garante que nenhum outro programa ou processo em segundo plano atrase as coisas.
Para fazer isso, basta baixar e instalar o AVG PC TuneUp. A Otimização em Tempo Real é ativada automaticamente e funciona silenciosamente em segundo plano!
#3 – Certifique-se de que o seu PC PERMANECE limpo! Crie uma imagem de recuperação!
Agora que o seu PC, laptop ou tablet com Windows está limpo e livre de bloat, é hora de tirar um snapshot dessa condição primária para que você possa voltar a ela quando quiser. Não há melhor maneira de fazer isso do que criar uma imagem.
Uma “imagem” é uma foto de todo o seu sistema: isso inclui todos os seus dados, arquivos, programas e configurações – tudo! Se algo der errado, basta inserir um disco de recuperação ou o DVD do Windows, e reverter a imagem. Isso funciona no Windows Vista, 7 e 8 (usuários do XP precisar de uma ferramenta de imagem dedicada, como o Acronis True Image).
1. No Windows 7, abra o “Painel de Controle”, clique em “Fazer backup do computador” e escolha “Criar uma imagem do sistema” no lado esquerdo.
No Windows 8, acesse o “Painel de Controle”, selecione “Sistema e Segurança “,” Histórico de arquivo” e clique em” Sistema de Backup de Imagem” no canto inferior esquerdo.
2. Os usuários de ambos sistemas operacionais podem salvar a imagem em um disco externo USB (que eu recomendo), gravá-lo em vários DVDs ou armazená-lo no dispositivo de armazenamento na rede.
Dependendo da opção que você escolher e de quantos dados você tem, este processo pode demorar de 20 minutos a várias horas. Mas vale a pena esperar!
Lembre-se de criar uma imagem em uma base regular, a fim de evitar perda de dados no caso de você precisar restaurar seu sistema inteiro.
Essas são as dicas do blog essa semana – agora você já limpou os bits mais essenciais do Windows e seus programas. Mas há mais a fazer: fique atento para as próximas dicas da nossa série, vamos ao fundo do sistema para alguns ajustes avançados de otimização!
Quer melhorar a segurança digital da sua empresa?
- Winco Firewall – Solução com filtro web, relatórios, hotspot, VPN empresarial e muito mais.
- Winco Talk Manager – Controle e monitore o Skype e o Eikon Messenger da sua empresa.
- Connectas Cloud – VPN Empresarial. Disponibilize acesso seguro e controlado para os colaboradores externos.
- Winco DDNS – Acesse facilmente Câmeras, DVRs, computadores e outros dispositivos.