Melhor Guia para Otimizar o seu PC novo: Parte Três

Melhor Guia para Otimizar o seu PC novo: Parte Três

“artigo retirado do AVG Official Blogs”
por Sandro Villinger

 

Ultimate Guide to Optimizing your New PC – Part Three

 

Bem-vindo à terceira e última parte do nosso guia para remover bloatware e melhorar o desempenho do PC.

 

Na Parte Um eu mostrei como limpar algumas bagunças básicas do seu computador e liberar algum espaço em disco.

 

A Parte Dois foi sobre a agilização do desempenho e sobre como remover ou desabilitar programas e serviços que você não precisa ou não usa com muita frequência.

 

Esta semana, vou dar algumas dicas para usuários avançados que se sentem confiantes ao exercer um grau de controle sobre quais os serviços eles permitem serem ativos em suas máquinas.

 

#1 – Desative os “Performance Hogs”

 

Os usuários do Windows conhecem esta teoria antiga: quanto mais software você instala no seu PC, mais lento ele fica. A maneira mais simples de contornar essa lógica é remover todos os programas que você não está usando.

 

Agora, em vez de desinstalar programas (você pode precisar deles mais tarde, certo?), o AVG PC TuneUp tem outra maneira de devolver o desempenho que você tanto quer – o “Program Deactivator”.

 

O Program Deactivator desativa todas as partes de um programa que deixa mais lenta a sua máquina, mesmo quando não estiver em uso.

 

O programa ainda está lá, mas ele está apenas “dormindo” – sem consumo de memória, sem o uso do processador, sem balões com dicas irritantes, sem telas de apresentação na inicialização, sem atividade no disco rígido.

 

O legal é: O momento que você o inicia (por exemplo: dando um duplo clique no atalho), o AVG PC TuneUp instantaneamente o ativa na hora!

 

Veja como usá-lo:

 

1. Dentro da guia Otimizar do AVG PC TuneUp você encontrará a nova funcionalidade Program Deactivator:

 

PC TuneUp Reduce System Load

 

2. Uma vez clicado, você verá uma lista de todos os programas instalados, que são classificados por sua carga em seu sistema: Alta, Média, Baixa e Nenhuma.

 

A sua prioridade deve ser os da categoria “Alta”, pois esses são os tipos de programas que criam a maioria dos serviços de drenagem de recursos, tarefas agendadas e entradas de inicialização.

 

Você realmente precisa deles em uma base diária? Porque, se você os iniciar somente uma vez por mês, não há necessidade de tê-los em execução em segundo plano 24/7, certo? O mesmo se aplica a todos os programas, você pode ficar surpreso com a diferença que desativar 10 programas de baixa carga pode fazer!

 

#2 – Procure no seu PC Novo por “DPC hogs”

 

O que é um DPC hog?

 

Sem entrar muito em detalhes técnicos: se um dispositivo que é embutido no seu PC não está funcionando corretamente, está causando uma grande quantidade de carga no processador – isso é chamado de “latência DPC”.

 

Para verificar no seu computador problemas DPC, baixe e execute o “DPC Latency Checker” gratuito, que está disponível aqui.

 

PC TuneUp DPC Hogs

 

Se a barra exceder 500-1000 no seu PC, então é provável que você experimente vídeos e jogabilidade agitados.

 

Em cerca de 90% de todos os casos, os drivers são a raiz do problema – provavelmente instalados meses (ou até anos) atrás pelo fabricante do seu PC e nunca atualizados.

 

Sugiro atualizar todos os drivers em seu sistema; que inclui adaptadores Wi-Fi, adaptadores LAN, controladores de host USB, receptores Bluetooth, chips de som, gráficos e por último – mas não menos importante – os controladores de chipset.

 

#3 – Encontre Programas Ocultos na Inicialização – e desative-os!

 

Mesmo já usando o AVG PC TuneUp para uma série de tarefas, há outra funcionalidade útil que pode ajudar a melhorar drasticamente o desempenho do PC e diminuir o tempo de inicialização.

 

* Instale o AVG PC TuneUp 2014 (veja acima). Vá para “Otimizar”, e selecione “Desativar programas da inicialização”.

 

* Na próxima janela, você encontrará uma lista de todos os programas que são carregados em cada inicialização do Windows:

 

PC TuneUp Hidden Startups

 

O StartUp Manager do PC TuneUp é capaz de identificar milhares de itens de inicialização comuns e populares, e diz se eles são desnecessários.

 

Basta clicar no painel “Detalhes” à direita para uma descrição que diz exatamente porque ele está ali e o que ele faz. Mesmo se o Startup Manager não for capaz de encontrar alguma coisa, ainda há a opção de pesquisar no Google ou no Bing!

 

# 4 – Retire Recursos Desnecessários do Windows!

 

Infelizmente, não é apenas o fabricante do PC que está pré-carregando o seu laptop ou desktop com programas que você nunca vai precisar. O Windows também vem com uma lista de ferramentas e recursos adicionais que você pode nunca usar.

 

Veja como chegar a essa lista – e poupar algum espaço em disco e ganhar um pouco de desempenho!

 

Usuários do Windows 7: Clique no botão Iniciar e vá em “Painel de Controle”.

 

Usuários do Windows 8: Vá em “Computador” e clique em “Painel de Controle”.

 

No lado esquerdo da janela, basta clicar em “Ativar ou Desativar recursos do Windows”.

 

Em “Programas e recursos”, basta clicar em “Ativar ou Desativar recursos do Windows”.

 

PC TuneUp Windows Features

 

 

Na janela seguinte, você terá a capacidade de desinstalar alguns programas e recursos embutidos.

 

Quer melhorar a segurança digital da sua empresa?

A Winco desenvolve há mais de 20 anos soluções de conectividade e segurança digital corporativa para a máxima proteção dos dados da sua empresa. Conheça os nossos produtos:

Winco Firewall – Solução completa UTM com Filtro de Conteúdo.
Winco Talk Manager – Controle e monitore o Skype e o Eikon Messenger da sua empresa.
Winco Cloud VPN – Disponibilize acesso seguro e controlado para os colaboradores externos.
Winco DDNS – Acesse facilmente na internet suas câmeras, computadores e outros dispositivos.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *