USANDO A VPN PARA ACESSAR A REDE DA EMPRESA

USANDO A VPN PARA ACESSAR A REDE DA EMPRESA

O acesso remoto aos sistemas e dados corporativos é hoje uma necessidade em quase todas as empresas. Quer seja para o chamado “home office” ou quando estamos num cliente ou viajando, cada vez mais contamos com o uso remoto dos sistemas corporativos (ERP, banco de dados, etc) e até mesmo para acesso a arquivos.

A primeira dificuldade no acesso remoto é que geralmente os computadores de uma rede corporativa recebem um endereço IP reservado para uso interno. Esses endereços não são acessíveis pela internet, apenas de dentro da rede interna da empresa. A maioria dos roteadores e firewalls permite configurar um redirecionamento de acessos pela internet a um computador da rede interna. Esse redirecionamento, chamado de NAT reverso ou DMZ, pode ser feito para todas as portas ou para portas específicas. Mas cada porta só pode ser direcionada a um único computador. Sendo assim, se quisermos acessar o mesmo serviço em mais de um computador, terão que ser utilizadas portas não padrão, uma para cada máquina. Isso não é muito prático, além de ser necessário que se conheça as portas que são usadas para cada serviço.

Temos que atentar ainda para o problema de segurança. Ao permitir o acesso externo ao servidor de arquivos da empresa ou a uma estação de trabalho, hackers podem explorar falhas de segurança no software ou falhas na configuração do computador. Sem falar que os dados transferidos pela internet podem ser interceptados, tornando insegura a transferência de informações confidenciais.

Uma solução mais prática e segura que o uso de NAT reverso é usar uma VPN, como a Winco Cloud VPN ou a VPN do Winconnection. A VPN, em primeiro lugar, garante a segurança dos dados que trafegam criptografados na rede não podendo ser visualizados nem modificados.

Além disso, a Winco Cloud VPN, a VPN do Winconnection e muitas outras, permitem que os computadores da rede interna, mesmo com endereços IPs privativos, possam ser acessados remotamente. Para isso, basta instalar um cliente no computador remoto e através da VPN ele tem acesso à rede interna da empresa. Nesse caso, ele pode inclusive mapear uma unidade de rede no servidor da empresa e ver os arquivos como se estivessem locais.

As VPNs da Winco (Winco Cloud VPN e VPN do Winconnection) criam um túnel SSL por onde passa toda a comunicação criptografada. Como o SSL é o padrão utilizado para o acesso aos sites seguros (bancos, site de compras, etc.), os firewalls usualmente não bloqueiam este acesso, facilitando a implantação do servidor VPN e o acesso remoto de qualquer lugar através de redes ADSL, redes de hotéis, redes WiFi de aeroportos, etc.

A Winco Cloud VPN é muito simples de instalar não requerendo alterações no firewall e é compatível com o Winconnection, facilitando assim o acesso a rede corporativa sob o controle do Winconnection.

Visite o site da Winco Cloud VPN

Quer melhorar a segurança digital da sua empresa?

A Winco desenvolve há mais de 20 anos soluções de conectividade e segurança digital corporativa para a máxima proteção dos dados da sua empresa. Conheça os nossos produtos:

Winco Firewall – Solução completa UTM com Filtro de Conteúdo.
Winco Talk Manager – Controle e monitore o Skype e o Eikon Messenger da sua empresa.
Winco Cloud VPN – Disponibilize acesso seguro e controlado para os colaboradores externos.
Winco DDNS – Acesse facilmente na internet suas câmeras, computadores e outros dispositivos.

Os comentários estão fechados.