Consiga hoje alguns dos recursos do Windows 8

Consiga hoje alguns dos recursos do Windows 8

O Windows 8 será a primeira versão do sistema operacional da Microsoft desde o Windows 95 a modificar drasticamente a interface. Não só ela é uma evolução da interface “Metro” usada no Windows Phone 7, como também inclui melhor suporte a múltiplos monitores, uma versão “imersiva” do Internet Explorer e otimização para uso com telas sensíveis ao toque.

Muitas das novidades do Windows 8 ainda não estão disponíveis de nenhuma outra forma, mas você já pode experimentar alguns recursos do sistema, incluindo a interface Metro, o suporte  a múltiplos monitores e a “Ribbon” no Windows Explorer hoje mesmo em seu PC com Windows 7. Veja como.

Clone a interface Metro

Uma das maiores mudanças no Windows 8 envolve a interface: em vez do bom e velho desktop ao qual estamos acostumados há 16 anos a Microsoft está adotanto a interface “Metro”, originária dos smartphones com Windows Phone. Você pode reproduzir o visual e comportamento da Metro usando um aplicativo chamado Mosaic. Ele não substitui o desktop, mas permite que você tenha uma camada sobre ele com as “Live Tiles” contendo atalhos para aplicativos, sites e conteúdo de redes sociais.

Instalar o aplicativo é fácil, basta baixá-lo do site oficial, descompactar o arquivo em uma pasta e dar um duplo-clique no arquivo Mosaic.exe. Inicialmente ele abre em tela cheia com duas Tiles. Clique na seta no canto superior direito da tela e escolha Options para modificar a configuração do programa: você pode desabilitar o modo tela cheia, habilitar widgets e animações extras, iniciar o programa automaticamente assim que o Windows for iniciado e mais. É possível até selecionar o idioma do programa, mas Inglês e Russo são as únicas opções.

win8now_mosaic-360px.jpg

Você pode adicionar várias Tiles ao Mosaic para personalizá-lo. Para isso visite a Mosaic Store clicando na Tile correspondente na tela inicial. Há Tiles para o Facebook, GMail e Twitter, além de previsão do tempo, relógio, reprodução de músicas e fotos e mais.

Depois de baixar as Tiles, é necessário adicioná-las à interface. Clique na seta no canto superior direito da tela e clique em Add. Uma lista de Tiles irá aparecer. Basta selecionar a desejada e clicar sobre ela. Algumas Tiles (como as relacionadas a e-mail e redes sociais) podem exigir configuração antes de começar a funcionar.

Você também pode criar Tiles com atalhos para programas e sites. Clique na seta no canto superior direito da tela e em Pin. Escolha se quer um atalho para um programa ou site, e indique o caminho até o executável do programa (usando a janela do Windows Explorer que aparece) ou digite o endereço do site. As Tiles com atalhos mostram o ícone do programa para o qual apontam, e as com sites tem uma amostra da página inicial.

Para organizar as tiles, basta arrastá-las até a posição desejada. Para removê-las, clique sobre elas com o botão direito do mouse e escolha Remove.

Personalize múltiplos monitores

Com o Windows 8 a Microsoft irá finalmente facilitar a vida de quem usa múltiplos monitores. O sistema terá suporte a papéis de parede que ocupam múltiplas telas, bem como papéis de parede independentes para cada tela e melhor gerenciamento da barra de tarefas. A boa notícia é que estes recursos podem ser replicados no Windows 7 com alguns utilitários de terceiros.

Para ter papéis de parede que ocupam múltiplos monitores, ou um papel diferente em cada um, use um aplicativo gratuito chamado DisplayFusion. Na hora de instalar o programa, marque a opção para que ele rode sempre que o Windows for iniciado. Para configurar o programa clique com o botão direito do mouse sobre seu ícone na barra de tarefas e selecione a opção Desktop Wallpaper no menu. Você verá uma janela listando todos os seus monitores.

win8now_displayfusion-360px.jpg

Se você quiser que um único papel de parede seja “esticado” por todos os monitores, selecione a opçãoSpan an image across all Monitors. Abra o menu Load From…, selecione My Computer e escolha a imagem que quer usar. Para ter um papel de parede diferente em cada monitor, selecione a opção Use a Different Image for Each Monitor. Selecione o monitor cujo papel de parede deseja mudar e escolha a imagem em Load From…/My Computer. Repita o processo para cada um de seus monitores.

O DisplayFusion funciona muito bem e é não invasivo (embora ocasionalmente possam surgir mensagens pedindo a atualização para uma nova versão. Estas atualizações são opcionais). Se você quiser recursos extras como a capacidade de “esticar” uma única barra de tarefas em múltiplos monitores e a troca automática de papéis de parede terá de fazer um upgrade para o DisplayFusion Pro, por R$ 25.

Coloque a barra de tarefas em múltiplos monitores

Outra novidade do Windows 8 é a capacidade de ter a barra de tarefas ocupando múltiplos monitores, algo que você já pode fazer usando um programa chamado MultiMon. Depois instalado o programa irá automaticamente mostrar uma barra de tarefas extra em seu monitor secundário. Você pode customizá-la clicando com o botão direito do mouse sobre ela e selecionando Properties. Lá você pode mandar a barra se ocultar automaticamente, adicionar um botão para identificá-la, adicionar uma “área de transferência” capaz de armazenar múltiplos itens de texto e mais. Outra opção é criar uma outra barra em um terceiro monitor, se você tiver um.

win8now_multimonitor-360px.jpg

Infelizmente o Multimon Free não é tão robusto quanto a versão paga, o MultiMon Taskbar Pro, que custa US$ 28. O Multimon Taskbar Pro 3.5 inclui “skins” para o Windows XP, Vista e 7, que irão integrar melhor as novas barras de tarefas ao visual do sistema. A versão gratuita mostra apenas uma barra cinza, como no Windows 95 ou 98.

Adicione a Ribbon ao Windows Explorer

No Windows 8 o Windows Explorer terá o tradicional menu com comandos substituído por uma “Ribbon” como no Microsoft Office. A Ribbon é uma barra com opções que mudam de acordo com o que você está fazendo, o que facilita o acesso aos comandos mais adequados ou comuns no momento. Nem todo mundo gosta desta interface, mas parece que ela veio para ficar.

Se você gosta da Ribbon, pode conseguir algo semalhante ao novo Windows Explorer usando uma alternativa como o BExplorer (ou Better Explorer). Basta baixar o programa no site oficial, dar dois cliques no arquivo baixado e seguir as instruções na tela para a instalação. Depois disso basta abrir o programa (você irá encontrar um atalho no menu iniciar) e usá-lo em vez do Windows Explorer sempre que você quiser abrir, copiar, mover, excluir ou procurar um arquivo.

win8now_bexplorer-360px.jpg

A versão mais recente do BExplorer tem uma Ribbon com três abas: File, HomeView. Em Home você pode realizar operações básicas como copiar, mover, renomear, apagar ou selecionar arquivos, além de abrir uma pasta de favoritos. View traz um conjunto de opções extremamente úteis para visualizar arquivos de forma diferente. Você pode mostrar ou ocultar itens, ver as extensões dos arquivos ou revelar arquivos ocultos com um clique, e também há opções para organizar automaticamente itens em pastas.

Graças à Ribbon tarefas como visualizar, selecionar e mover arquivos e organizar pastas fica muito mais fácil. Infelizmente o BExplorer não é tão integrado ao sistema quanto o Windows Explorer. Por exemplo, a não ser que você explicitamente peça para que um arquivo seja aberto com o BExplorer, o Windows Explorer padrão será usado. Mas mesmo que o BExplorer não seja um substituto viável do Windows Explorer no dia-a-dia, serve como uma boa alternativa se você tiver muito trabalho pela frente na hora de organizar pastas ou procurar por algo.

 

Quer melhorar a segurança digital da sua empresa?

A Winco desenvolve há mais de 20 anos soluções de conectividade e segurança digital corporativa para a máxima proteção dos dados da sua empresa. Conheça os nossos produtos:

Winco Firewall – Solução completa UTM com Filtro de Conteúdo.
Winco Talk Manager – Controle e monitore o Skype e o Eikon Messenger da sua empresa.
Winco Cloud VPN – Disponibilize acesso seguro e controlado para os colaboradores externos.
Winco DDNS – Acesse facilmente na internet suas câmeras, computadores e outros dispositivos.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *