Versão beta do Windows Server 8 fortalece virtualização

Versão beta do Windows Server 8 fortalece virtualização

Pouco depois do lançamento do Consumer Preview do Windows 8, a Microsoft disponibilizou a versão beta do Windows Server 8, voltado para o mercado corporativo.

Anunciado em setembro do ano passado, o Windows Server 8 atualiza o código base do principal sistema operacional para servidores da empresa, cuja versão atual é o Windows Server 2008 R2. A versão beta vai permitir que os administradores testem o SO, avaliem e deem um retorno a Microsoft enquanto a empresa finaliza o produto para o lançamento comercial. A fabricante do Windows não informou quando irá disponibilizar a versão final do sistema.

O Windows Server 8 inclui diversas melhorias na área de virtualização, gerenciamento multi-máquina e capacidades de hospedagem de aplicativos, afirmou Bill Laing, vice-presidente de servidores e cloud computing na Microsoft, segundo publicação no blog oficial da empresa, anunciando a chegada do sistema.

Com a virtualização de redes Hyper-V será possível criar redes virtuais para diferentes unidades de negócio ou múltiplos clientes e compartilhar infraestrutura de rede sem problemas. Você será capaz de mover máquinas virtuais e servidores sem perder as propriedades de rede deles.

O recurso File Server Transparent Failover tornarápossível realizar a manutenção de hardware ou de software de nós em um cluster de servidor de arquivos, movendo compartilhamento de arquivos entre nós com pequena interrupção para aplicações de servidor que estão armazenadas nesses compartilhamentos de arquivo.

Quanto à hospedagem de aplicativos, o Windows Server 8 inclui uma cópia do .NET Framework 4.5, que vai incluir novas capacidades para rodar programas ao mesmo tempo através de dos múltiplos núcleos dos processadores. “A intenção é oferecer uma plataforma de aplicações de servidor poderosa que permita desenvolver e hospedar as aplicações mais exigentes em termos de carga de trabalho”, segundo Bill Laing.

O software web ISS (Internet Information Service) foi atualizado para prover mais isolamento de segurança e gerenciar mais sites por servidor. A interface de linha de comando PowerShell está mais robusta. Segundo à Microsoft, seus 2.300 commandlets possibilitarão automatizar tudo aquilo que hoje é feito manualmente.

Para rodar a edição beta do Windows Server 8 é preciso ter um servidor com processador de 64 bits de 1.4 GHz, um mínimo de 512MB de memória e 32GB de espaço no disco. Os usuários podem fazer o upgrade para o novo SO a partir das versões Windows Server 2008 e Windows Server 2008 R2, embora eles não possam receber a atualização das edições seguintes a essa versão beta.

 

Quer melhorar a segurança digital da sua empresa?

A Winco desenvolve há mais de 20 anos soluções de conectividade e segurança digital corporativa para a máxima proteção dos dados da sua empresa. Conheça os nossos produtos:

Winco Firewall – Solução completa UTM com Filtro de Conteúdo.
Winco Talk Manager – Controle e monitore o Skype e o Eikon Messenger da sua empresa.
Winco Cloud VPN – Disponibilize acesso seguro e controlado para os colaboradores externos.
Winco DDNS – Acesse facilmente na internet suas câmeras, computadores e outros dispositivos.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *