Sim, um Mac é Mais Seguro que um PC… Por Enquanto.

Sim, um Mac é Mais Seguro que um PC… Por Enquanto.

“artigo retirado do AVG Official Blogs”
por Gene Marks

 

Yes, a Mac is Safer than a PC…for Now

 

Será que usar um Mac oferece mais proteção contra vírus e malware do que um PC com Windows? Sim, mas não pela razão que você pode pensar. E, talvez, não por muito tempo.

 

Apesar do que você pode ouvir da comunidade da Apple, os Macs não são mais seguros do que PCs com Windows. Cada lançamento do OS X tem suas vulnerabilidades, voltando aos anos 80. Mais recentemente, em 2010 e 2011, os cavalos de Tróia “OS X Pinhead” e “BlackHole RAT” infectaram centenas de milhares de usuários de Mac, permitindo o acesso não autorizado aos seus sistemas.

 

Em 2012, mais centenas de milhares de pessoas foram infectadas pelo “Mac Flashback Trojan”. Os vírus e malware “RSPlug-A (2007)”, “iWorkS-A Trojan (2009)” e “MacDefender (2011)” também afetaram a comunidade Mac ao longo dos últimos anos. Em 2013 ataques de malware afetaram usuários Mac de forma direta ou indireta.

 

O problema não está indo embora. Na verdade, ele só vai ficar maior. Isso porque, na minha opinião, a Apple não descobre como proteger seus usuários contra vírus e malware. Os produtos da Apple são ótimos. Mas não há nada de tão especial no OS X ou em seus recursos de segurança.

 

Como vimos no ano passado a maiores empresas de tecnologia, governamentais e de serviços financeiros do mundo foram atingidas por ataques de hackers. Não existe um sistema infalível. Qualquer desenvolvedor vai te dizer que qualquer software pode ser explorado. A Apple não é exceção.

 

Por que não houve mais ataques de malware ou vírus em usuários da Apple? Bem, muito simples, apesar de um crescimento considerável de usuários da Apple nos últimos anos, ainda não há um número suficiente deles. Com toda a tagarelice que ouvimos sobre a morte da Microsoft e da crescente popularidade da Apple, o fato é que 90% dos computadores do mundo ainda são controlados por sistemas operacionais Windows.

 

Se alguém vai gastar seu tempo e correr o risco de criar um malware ou um ataque de vírus, eles vão querer o maior retorno sobre seu investimento. E é por isso que os usuários do Windows são mais vulneráveis ​​que os usuários de Mac. Simplesmente, por isso.

 

Então, se você é um pequeno empresário que está procurando equipar o seu escritório com Macs ou com outros produtos da Apple, isso é ótimo. E se você já é um entusiasta do Mac, bom para você. Mas, apenas tenha cuidado com o que você pede. Você ama o seu Mac. Você ama a Apple. E a cada ano há mais e mais pessoas como você. Talvez a Microsoft evite essa tendência. Talvez o crescimento da Apple seja atrofiado por nomes como Google e Amazon.

 

Se isso acontecer, então hackers e outros como eles vão evitá-lo, porque o esforço não vale a pena. Mas se a tendência continuar, se a Apple continuar a crescer em popularidade, se mais e mais usuários em todo o mundo usarem iPhones, iPads e Macs, então aqueles que criam software malicioso irão voltar suas atenções para esta comunidade. Quer dizer, em você. O que significa que você vai precisar de algo como AVG Managed Workplace.

 

Quer melhorar a segurança digital da sua empresa?

A Winco desenvolve há mais de 20 anos soluções de conectividade e segurança digital corporativa para a máxima proteção dos dados da sua empresa. Conheça os nossos produtos:

Winco Firewall – Solução completa UTM com Filtro de Conteúdo.
Winco Talk Manager – Controle e monitore o Skype e o Eikon Messenger da sua empresa.
Winco Cloud VPN – Disponibilize acesso seguro e controlado para os colaboradores externos.
Winco DDNS – Acesse facilmente na internet suas câmeras, computadores e outros dispositivos.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *