Segurança na Internet, Edição Global

Segurança na Internet, Edição Global

“artigo retirado do AVG Official Blogs”

Por Siobhan MacDermott

Como a maioria de nós pensamos, a “Segurança na Internet” é uma questão de bom senso para tomar precauções contra roubo de identidade, esquemas de phishing, infecção por malware, e afins. Claro, estas são coisas ruins – muitas vezes dolorosas e em ocasião muito rara até mesmo letal – mas eles são quase sempre de alcance limitado: uma pessoa contra a outra. Os eventos que começaram a ocorrer no Oriente Médio em 11 de setembro devem ensinar-nos a alargar o nosso pensamento sobre a segurança na Internet. Dado certos conjuntos de personalidades, motivações, crenças e circunstâncias, a segurança na Internet pode se tornar um problema global marcada pela violência de âmbito regional e consequência trágica.

 

Como muitas obras de ódio, o vídeo que aparentemente desencadeou ataques a embaixadas dos EUA no Egito e no Iêmen, assim como um protesto em Benghazi acompanhado por um ataque mortal no consulado dos EUA em Benghazi, na Líbia, está envolta na miséria da obscuridade. A identidade do cineasta não é definitivamente conhecida, mas o vídeo apareceu (como esta escrito) para ser o trabalho de um “ fraudador copta egípcia” chamado Nakoula Bassely Nakoula.  Aparentemente filmado nos Estados Unidos e exibido escondido em uma pequena casa de cinema de Hollywood no fim de Junho, The Innocence of Bid Laden foi postada na Internet em 01 de Julho como The Innocence of Muslims. Um trailer traduzido para o árabe foi posteriormente publicado no YouTube, e é este, que também foi pego e transmitido por emissoras de TV árabes, que provocou os protestos.

O Informed Comment do blogueiro Juan Cole descreve como “um filme ruim de propaganda de baixo orçamento obtido por fraudes de dois bits e supremacias cristãs, e depois promovido por fundamentalistas de dois bits egípcios e líbios” grosseiramente zomba de Maomé. É o equivalente a um vídeo, improvisado amadoramente, mas sua energia explosiva foi vastamente ampliada e ramificada pela Internet. Sem dúvida, isso fará com que autoridades tentem – em algum lugar – localizar a origem do mal não nestes pedaços de vídeo, mas no instrumento de sua ampliação e ramificação, a Internet. Podemos ouvir pedidos de maior “regulamentação”, mesmo que suprime a liberdade de expressão. Em alguns lugares, esses pedidos podem até ser atendidos.

Onze anos atrás, em 11 de setembro, dezenove homens sequestraram aviões para fazerem um grande mal devido à sua intolerância da sociedade ocidental, um ato que supostamente fizeram em nome da religião. Isso não resultou na supressão de aviões. No início de Julho deste ano, a Internet foi sequestrada – por alguém que ainda não sabemos – para fazer outro mal em nome da religião, que até agora resultou na morte de embaixador dos EUA, Chris Stevens e outros quatro americanos. Seria pior do que equivocado permitir que esta tragédia provoque qualquer tentativa de suprimir a Internet em qualquer lugar.

A resposta ao ódio na Internet não é a supressão da rede. O uso da rede é mais inteligente, sofisticado e construtivo. Recentemente, as empresas esclarecidas como Funf , SwiftRiver , Ushahidi, PAX , e outros têm utilizado a web móvel para criar plataformas de Internet que já estão entregando benefícios individuais, regionais, e até mesmo bem-estar global. Organizações como estas estão desenvolvendo maneiras de aproveitar as capacidades de dispositivos móveis para capturar, gravar, processar, visualizar, mapear, divulgar e analisar grandes dados, incluindo, por exemplo, mensagens de redes sociais, vídeo e mensagens de fotografias, sinais de celulares e chamar registros de detalhe, dados de localização geográfica e dados de comércio eletrônico. Para uma região, isso pode significar aprender a compreender as tendências de desenvolvimento local, a fim de melhorar a vida, a saúde e a riqueza da comunidade. Para uma nação, esta tecnologia pode permitir mudanças benéficas no governo e na administração. Para o mundo, grandes projetos de dados mobile-centric podem fornecer (como PAX deseja criar) “um sistema digital global para dar alerta de guerras e genocídios.”

Neste momento de tragédia e tensão, como somos afortunados que a Internet, a rede das redes da humanidade, é em última análise, de modo muito mais adequado para projetos de conexão do que é para as empresas miseráveis ​​de divisão, assassinato e ódio. Sim, as tecnologias de conectividade podem transmitir maldades, mas mais naturalmente tendem a criar empatia. É a segurança na Internet, edição global.

Quer melhorar a segurança digital da sua empresa?

A Winco desenvolve há mais de 20 anos soluções de conectividade e segurança digital corporativa para a máxima proteção dos dados da sua empresa. Conheça os nossos produtos:

Winco Firewall – Solução completa UTM com Filtro de Conteúdo.
Winco Talk Manager – Controle e monitore o Skype e o Eikon Messenger da sua empresa.
Winco Cloud VPN – Disponibilize acesso seguro e controlado para os colaboradores externos.
Winco DDNS – Acesse facilmente na internet suas câmeras, computadores e outros dispositivos.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *