Próxima geração de chips Atom da Intel promete mais desempenho

Próxima geração de chips Atom da Intel promete mais desempenho

A Intel começou a entregar uma nova geração de processadores Atom de baixo consumo, construída com base na plataforma de codinome “Cedar Trail”. Os chips trazem diversos avanços em relação ao seu antecessor, que incluem melhorias gráficas e no desempenho dos aplicativos.

Os dois novos processadores Atom são voltados para desktops básicos e PCs all-in-one projetados para navegação web, reprodução de conteúdo multimídia simples e aplicativos de produtividade, de acordo com um porta-voz da Intel. Eles operam a 2.13GHz e são capazes de reproduzir vídeo em Blu-ray.

Os processadores Atom da família Cedar Trail sucedem a geração anterior, com base na plataforma Pine Trail, que foi criticada pela baixa performance na reprodução de vídeo. Netbooks com os novos chips devem chegar ao mercado no último trimestre deste ano, informou a empresa. Durante o fórum de desenvolvedores da Intel, que ocorreu neste mês, já estavam sendo expostos netbooks com chips Cedar Trail.

A demanda por netbooks foi muito prejudicada pelo crescimento do mercado de tablets, mas a Intel vai continuar produzindo os Atom como opção para computadores de baixo custo. O Atom D2700 opera com clock de 2.13 GHz, custa 52 dólares e pode rodar duas threads (tarefas) por núcleo. Já o D2500 opera a 1.86 GHz, custa 42 dólares e funciona com apenas um thread por núcleo.

Ambos os chips possuem 1MB de cache e possuem suporte para interfaces HDMI e DisplayPort, e podem funcionar com até 4GB de memória RAM. Esses novos chips foram feitos a partir de um processo de 32 nanômetros, enquanto que seus antecessores foram produzidos com tecnologia de 45nm.

Marcelo Bernstein

Quer melhorar a segurança digital da sua empresa?

A Winco desenvolve há mais de 20 anos soluções de conectividade e segurança digital corporativa para a máxima proteção dos dados da sua empresa. Conheça os nossos produtos:

Winco Firewall – Solução completa UTM com Filtro de Conteúdo.
Winco Talk Manager – Controle e monitore o Skype e o Eikon Messenger da sua empresa.
Winco Cloud VPN – Disponibilize acesso seguro e controlado para os colaboradores externos.
Winco DDNS – Acesse facilmente na internet suas câmeras, computadores e outros dispositivos.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *