Como manter sua segurança usando o celular para efetuar pagamentos

Como manter sua segurança usando o celular para efetuar pagamentos

“artigo retirado do AVG Official Blogs”
por Charlie Sanchez

 

 

O pagamento móvel é uma maneira simples de pagar alguma coisa com o seu smartphone. Os pagamentos móveis incluem fazer compras de lojas de aplicativos e o uso da tecnologia NFC para processar o pagamento em redes sem fio.

 

Por que eles estão se tornando mais popular?

Os smartphones das pessoas estão rapidamente se tornando o centro de suas vidas conectadas e com o dinheiro não é diferente. Por que você carregaria uma carteira e um telefone, se o telefone pode ser a sua carteira?

Empresas de todo o mundo estão começando a se aproveitar disso: o banco Barclays está empurrando seu pagamento móvel Pingit para que as pessoas possam pagar os seus amigos pelo seu pedaço de pizza quando saírem para jantar fora, mesmo se eles não forem clientes do banco Barclays ou até mesmo do aplicativo Pingit. O Facebook está preparado para apresentar pagamentos móveis para que você possa fazer compras online através da sua conta da rede social.

Resumindo, os pagamentos móveis estão se tornando populares porque são fáceis e os telefones estão cada vez mais sempre com a gente. Os relatórios deste ano indicam que nossos telefones estão por perto por até 22 horas por dia.

 

Quais são os riscos?

Como no acesso ao banco on-line em um computador, há sempre riscos associados ao entrar com suas informações pessoais nos computadores.

Os usuários móveis enfrentam três tipos principais de ameaças ao fazer pagamentos móveis em seus telefones:

 

Dados de difusão:

Assim como você não acessaria o seu banco on-line usando uma internet de um café, você não deve fazer pagamentos móveis ou transações via Wi-Fi público. Quando você está conectado a uma internet pública, em um Wi-Fi sem segurança, você está transmitindo publicamente sua informação, possivelmente não criptografadas e que qualquer um pode interceptá-la.

 

Roubo de ativos:

Quando as pessoas pensam sobre os problemas associados com a perda de seus telefones, geralmente consideram a inconveniência de perder seus contatos, fotos e aplicativos.

Porém, se você considerar a situação um pouco mais, vai perceber que há verdadeiras preocupações de privacidade e de segurança quando se perde um telefone.

Um monte de gente sincroniza os seus endereços de e-mail e armazenam suas senhas em seus telefones. Se o seu telefone for perdido ou roubado, então há uma chance de que suas informações pessoais e os seus dados bancários caírem em mãos erradas.

Esses aplicativos convenientes que permitem que você faça em um clique pagamentos ou compras, de repente podem apresentar um risco significativo.

 

Malware:

Por último, mas não menos importante, é o malware. Desde 2012, a AVG registrou um enorme crescimento nos malware visando usuários móveis e é claro que, como celulares se tornam mais importantes em nossas vidas, esse número só deve aumentar.

O malware nem sempre apenas quebra seu telefone ou disca números de tarifas premium, ele pode permanecer silencioso, secretamente reportando dados para os criminosos poderem obter o quadro completo antes de decidir como agir.

 

Como manter-se seguro com pagamentos móveis:

Felizmente, há alguns passos simples que os usuários de smartphones podem seguir para se certificar que estão seguros em seus celulares quando estiverem fazendo pagamentos móveis, baixando um novo aplicativo ou atualizando seu status.

 

Obter aplicativos autênticos:

Ao obter um aplicativo para o seu smartphone, tente e tenha certeza de que é o artigo autêntico, seguindo estes passos:

 

* Faça o download em uma loja de aplicativos oficial (Google Play, etc.)

* Confira o desenvolvedor – certifique-se que é feito pelas pessoas certas

* Não economize – Se houver uma cópia de um aplicativo pago disponível gratuitamente, o aplicativo pode ser malicioso.

 

Use uma senha:

Apesar do fato de que nossas vidas conectadas agora giram em torno de nossos smartphones, 30% dos usuários de smartphones não usam senhas.

Você nunca iria considerar deixar sua porta aberta quando você sai de casa ou deixaria as chaves na ignição de seu carro enquanto você entra em uma loja de conveniências. Você também não deve nunca deixar o seu telefone sem proteção. De muitas maneiras, o seu telefone é uma porta de entrada para todos os aspectos da sua vida: e-mail, fotos, contatos, Facebook, banco, dados de localização… a lista continua. 

 

Obtenha proteção:

Assim como você protege o seu computador de casa contra malware com software de segurança, você também deve proteger o seu celular.

O AVG AntiVirus for Android é um aplicativo gratuito poderoso que pode ajudar os usuários do Android a manter seus telefones livres de malware e protegidos contra infecções.

Ele também tem poderosos recursos antifurto que também permitem aos usuários localizar, bloquear e limpar o smartphone caso ele seja perdido ou roubado.

Para mais informações sobre como proteger o seu smartphone, confira o AVG AntiVirus FREE for Android.

Quer melhorar a segurança digital da sua empresa?

A Winco desenvolve há mais de 20 anos soluções de conectividade e segurança digital corporativa para a máxima proteção dos dados da sua empresa. Conheça os nossos produtos:

Winco Firewall – Solução completa UTM com Filtro de Conteúdo.
Winco Talk Manager – Controle e monitore o Skype e o Eikon Messenger da sua empresa.
Winco Cloud VPN – Disponibilize acesso seguro e controlado para os colaboradores externos.
Winco DDNS – Acesse facilmente na internet suas câmeras, computadores e outros dispositivos.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *