Os batedores de carteira em nuvem no mercado de pagamento móvel

Os batedores de carteira em nuvem no mercado de pagamento móvel

“artigo retirado do AVG Official Blogs”

por Adrian Bridgwater

 

Muitos de nós estamos nos sentindo bastantes confortáveis com serviços de computação baseados em nuvem, agora que parte do sigilo por trás do termo está desmistificada. Se você estiver usando um sistema de e-mail baseado na Internet em um tablet, você está usando a nuvem. Se você está armazenando documentos on-line e jogando jogos conectados à web ou fazendo pagamentos on-line, você está tocando e interagindo com recursos de nuvem esteja você sabendo ou não.

 

Como agora passamos a usar mais ferramentas on-line para realizar funções essenciais de gestão de pequenas empresas, precisamos considerar em primeiro lugar a segurança em nuvem para manter os nossos dados (e as nossas finanças) seguros. Um sistema antivírus baseado em nuvem é um componente essencial das empresas modernas de gestão de TI hoje em dia – tão fundamental como, talvez, uma impressora e um scanner foram uma década ou mais atrás.

 

Mas até agora, as empresas geralmente não falam plenamente conscientes de como as ameaças de nuvem podem ser tão variadas.

 

Tomemos por exemplo, a tecnologia Near Field Communications (NFC). Este novo padrão para a comunicação de rádio entre aparelhos (como Bluetooth ou Wi-Fi) está sendo usado para alimentar as chamadas “carteiras digitais” que permitem aos usuários fazer pagamentos a partir de seus smartphones quando estão em trânsito.

 

Propagação através da proximidade sem contato

 

Quando os dispositivos são retirados dos estabelecimentos comerciais e usados em transações móveis, um sistema de gerenciamento remoto de uma empresa não pode controlar todas as suas ações. Quando a Near Field Communications (Comunicação de Campo Próximo) é usada para transações de pagamento (tap-e-pay) honestas, esta tecnologia de curto alcance sem fio poderia ser alvo de alguma forma, como o ainda desconhecido ataque “bump-and-infect ” capaz de propagar-se “através da proximidade”.

 

É importante observar que nossa preocupação é apenas com um risco de ataque conceitual no momento, além do que o NFC em si está um pouco distante da ampla adoção – mas permita-me explicar melhor …

 

Se os usuários no futuro podem ser infectados por uma “proximidade sem contato”, esta ameaça predominantemente baseada em nuvem poderia replicar e distribuir-se rapidamente, se (por exemplo) um usuário está em uma área de shopping lotada ou um trem ou em algum outro lugar muito público. Então, as carteiras dos usuários começam a ser clonadas, copiadas e saqueadas e a vulnerabilidade no dispositivo será explorada.

 

Os analistas da IDC estimam que nos próximos quatro anos, veremos o número total de usuários de celular aumentar no planeta, como 91 milhões de indivíduos adicionais. A redução em escala desses dispositivos depende da conexão com a nuvem para a aplicação e da capacidade de armazenamento que eles não podem realizar, a fórmula aqui é ser claro a leitura, ou seja, com mais dispositivos móveis conectados na nuvem mais vulnerabilidades para proteger, o que equivale a um desafio maior de gerenciamento remoto.

 

A AVG previu os perigos inerentes no desenvolvimento em linha com a ascensão da computação em nuvem e a proliferação da adoção de dispositivos móveis a partir de smartphones e tablets. Pacotes como o AVG CloudCare foram projetados para proteção antivírus em nuvem que se estende até o início desta nova abordagem baseada em serviços de computação em nuvem.

 

Existe agora uma obrigação e responsabilidade para as empresas de tratar da segurança em nuvem para pequenas empresas antes de iniciar a negociação em qualquer mercado porque os batedores de carteira em nuvem estão em toda parte. É hora de bloquear nossas defesas.

Quer melhorar a segurança digital da sua empresa?

A Winco desenvolve há mais de 20 anos soluções de conectividade e segurança digital corporativa para a máxima proteção dos dados da sua empresa. Conheça os nossos produtos:

Winco Firewall – Solução completa UTM com Filtro de Conteúdo.
Winco Talk Manager – Controle e monitore o Skype e o Eikon Messenger da sua empresa.
Winco Cloud VPN – Disponibilize acesso seguro e controlado para os colaboradores externos.
Winco DDNS – Acesse facilmente na internet suas câmeras, computadores e outros dispositivos.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *