O problema com a execução de múltiplas soluções de segurança

O problema com a execução de múltiplas soluções de segurança

“artigo retirado do AVG Official Blogs”

por Charlie Sanchez

 

Dean Davies, do AVG Hall of Fame, escreveu um post em seu blog explicando por que não é uma boa ideia executar várias suítes de segurança ao mesmo tempo em um único PC.

 

Usar mais de um programa antivírus tem sido um problema para um grande número de pessoas pelo o que estou percebendo nos fóruns on-line que eu estou envolvido. Este tópico tem confundido um número de pessoas que podem não entender totalmente como funcionam esses programas.

 

Problema:

Quase todas as suítes de segurança, como o AVG, utilizam um sistema ou módulo que funciona em tempo real, o que significa que constantemente está te apoiando e protegendo enquanto você trabalha, joga ou navega. Componentes como o LinkScanner e a Proteção Residente do AVG são dois exemplos de proteção em tempo real que o seu antivírus pode oferecer. Sem essas funções o antivírus simplesmente se tornaria mais um serviço de verificação sob demanda e somente sendo ativado quando você desejar verificar seu PC em busca de ameaças em determinados momentos. Há riscos evidentes enquanto você navega, faz downloads ou joga se o seu antivírus te protege somente quando você o executa. Portanto, suítes de segurança rastreiam coisas em tempo real para garantir que você está protegido.

 

É quando pode ocorrer conflitos entre diferentes antivírus quando estão rodando simultaneamente. Como são programas separados que verificam e analisam arquivos ao mesmo tempo, os conflitos podem ocorrer deixando o sistema instável e potencialmente aumentando a incidência de reportes de falsos positivos.

 

Outra complicação em rodar múltiplos antivírus ao mesmo tempo é o uso extra de recursos do sistema.

 

Solução:

Os conflitos e a instabilidade de rodar vários antivírus simultaneamente pode ser evitado configurando um dos programas no modo “manual”. Isso irá prevenir que haja algum problema no escaneamento em tempo real mas ainda permitirá uma varredura “manual” completa.

Esse é um ótimo método de aumentar suas opções de segurança com definições adicionais de malware e utilitários a partir de uma série de programas. É importante lembrar que  você pode se beneficiar da quantidade de programas que você quiser, mas é recomendável que você  execute uma única varredura em tempo real por vez.

 

 

 

Quer melhorar a segurança digital da sua empresa?

A Winco desenvolve há mais de 20 anos soluções de conectividade e segurança digital corporativa para a máxima proteção dos dados da sua empresa. Conheça os nossos produtos:

Winco Firewall – Solução completa UTM com Filtro de Conteúdo.
Winco Talk Manager – Controle e monitore o Skype e o Eikon Messenger da sua empresa.
Winco Cloud VPN – Disponibilize acesso seguro e controlado para os colaboradores externos.
Winco DDNS – Acesse facilmente na internet suas câmeras, computadores e outros dispositivos.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *