* por Mariano Sumrell, via Canaltech
Brinquedos, brincadeiras e muito, muito carinho. Esta é a agenda dos pais para o Mês das Crianças (e todos os outros também, quando possível). Também é um momento oportuno para fazermos uma reflexão sobre segurança e internet.
A internet faz parte da vida de muitas crianças desde cedo. Algumas estão presentes na internet mesmo antes de nascer. Segundo uma pesquisa realizada pela AVG, 23% das mães publicam ultrassonografia dos filhos na rede e a idade média para ter presença online é de seis meses. E muito cedo elas aprendem a jogar no computador e a navegar na internet.
Mas além dos benefícios, esse uso precoce do computador e da internet traz também alguns perigos como acesso inadvertido a conteúdo impróprio, contato com pedófilos e outros criminosos, divulgação de informações que podem colocar em risco ou podem ser prejudiciais no futuro, bullying e ataque de hackers que roubam identidade.
Além dos tradicionais cuidados como uso de antivírus e firewall, usar senhas seguras e fazer as atualizações de segurança de todos os softwares utilizados, segue uma lista de recomendações para ajudar a proteger as crianças e jovens na rede:
- Crianças pequenas não devem acessar a internet desassistidas;
- Softwares de Controle Parental aumentam a segurança e controle;
- Facebook não é para crianças pequenas. Seu regulamento proíbe crianças menores de 13 anos. É mais seguro permiti-las usar apenas as redes sociais para crianças, como Club Penguin;
- Cuidado com as informações postadas sobre as crianças;
- Lembrar que o que é colocado na rede fica lá para sempre;
- Antes postar fotos “engraçadinhas” das crianças, se perguntar como isso vai afetá-las quando forem pré-adolescentes ou adolescentes;
- Configurar níveis de privacidade nas redes sociais, mas não depositar toda a confiança nisto. A prudência é a melhor aliada e devemos assumir que tudo que é postado é público;
- Conversar com as crianças e jovens sobre o uso da internet também é muito importante porque não é sempre que eles estarão sob a nossa supervisão. Seguem algumas mensagens importantes que devem ser transmitidas;
- Não falar com estranhos na rede;
- Na internet nunca temos certeza de quem está no outro lado;
- Se vir algo estranho, falar imediatamente com os pais;
- Se alguém tentar contato, falar imediatamente com os pais;
- O que é postado na internet fica para sempre: perdemos o controle de quem vai ver, distribuir ou guardar a informação ou imagem..
A presença da internet na vida das crianças (e dos adultos) é inevitável e, tomando estes cuidados, a rede pode tornar-se tão ou menos perigosa que o mundo real.
Feliz mês das crianças!
Quer melhorar a segurança digital da sua empresa?
- Winco Firewall – Solução completa UTM com Filtro de Conteúdo.
- Winco Talk Manager – Controle e monitore o Skype e o Eikon Messenger da sua empresa.
- Connectas Cloud – Disponibilize acesso seguro e controlado para os colaboradores externos.
- Winco DDNS – Acesse facilmente na internet suas câmeras, computadores e outros dispositivos.