Os riscos de fraudes na segurança de computadores ou redes empresariais vêm crescendo consideravelmente no Brasil e no mundo. Essas são algumas das conclusões de um estudo realizado pela Deloitte intitulado “Risk Intelligent governance in the age of cyber threats”.
O estudo, que levou em consideração outros levantamentos para ser elaborado, aponta que, em 2011, as organizações ouvidas sofreram uma média de mais de um ciberataque bem-sucedido por semana, o que representa aumento de 44% em comparação com 2010.
“As empresas, de modo geral, não devem mais se questionar sobre a possibilidade de um ataque desse tipo acontecer. É bem provável que ele já esteja acontecendo”, destaca André Gargaro, sócio da área de Gestão de Riscos Empresariais da Deloitte.
Os ataques cibernéticos, indica o estudo, podem prejudicar um negócio de várias formas, desde a simples vandalização do site, chegando até ao desligamento de redes ou fraudes e roubo de propriedade intelectual.
No Brasil, indica a Deloitte, com exceção da indústria financeira, a preparação das companhias ainda é muito reativa em relação à proteção. Apenas depois da ocorrência de um evento considerável é que as corporações começam a se preocupar com medidas para evitar impactos de outros ataques.
“O ideal é se antecipar aos possíveis ataques por meio do conhecimento de seus potenciais invasores e das formas como eles agem. As empresas precisam investir de forma mais eficiente em ferramentas, pessoas e processos”, aconselha Gargaro.
Quer melhorar a segurança digital da sua empresa?
- Winco Firewall – Solução completa UTM com Filtro de Conteúdo.
- Winco Talk Manager – Controle e monitore o Skype e o Eikon Messenger da sua empresa.
- Connectas Cloud – Disponibilize acesso seguro e controlado para os colaboradores externos.
- Winco DDNS – Acesse facilmente na internet suas câmeras, computadores e outros dispositivos.