Dicas para acessar o banco com segurança no seu dispositivo móvel

Dicas para acessar o banco com segurança no seu dispositivo móvel

“artigo retirado do AVG Official Blogs”

por Judith Bitterli

 

Meu marido e eu acabamos de passar um fim de semana em Barcelona. Uau! Mas, no meio de um belo fim de semana tivemos que cuidar das contas mensais… direto de Barcelona.

É quando o acesso bancário online pode ser uma dádiva de Deus. Você pode gerenciar seu dinheiro 24/7 em qualquer lugar do mundo. As estatísticas mostram que mais de 61% das pessoas estão contentes com o acesso bancário on-line. No entanto, muitos iniciantes digitais ainda ficam hesitantes sobre confiar a um computador os seus dados pessoais. Eu ainda fico! Mas eu consegui trabalhar com isso seguindo as dicas abaixo:

 

* Aplicativos bancários: Se você usa um aplicativo para acessar sua conta bancária online, certifique-se que você usa somente o aplicativo oficial fornecido pelo seu banco. Baixe o aplicativo apenas de lojas de aplicativos oficiais, por exemplo:  iTunes App Store da Apple ou Play Store do Google. Baixar aplicativos de fontes desconhecidas pode fazer com que o seu dispositivo seja comprometido por hackers.

 

* E-mails e Mensagens SMS: Seja cuidado ao clicar em links contidos em e-mail ou mensagem SMS. Como regra, não responda a mensagens não solicitadas em seu celular. O seu banco nunca te enviará uma mensagem que pede para você divulgar o seu número PIN pessoal ou sua senha completa.

 

* Senhas: Um lembrete oportuno, mas, por favor, não compartilhe sua senha bancária móvel ou código de acesso com ninguém. Além disso, não armazene nenhum detalhe de segurança em seu smartphone ou tablet. Para uma camada adicional de segurança, configure uma senha ou PIN para proteger seu dispositivo.

 

* Evite redes Wi-Fi públicas: Como eu estava sentada na praia em um café eu fiquei tentada a usar uma rede Wi-Fi pública para acessar o meu banco online, mas eu não fiz isso. E eu recomendo fortemente a você que mesmo que você possa se sentir tentado a consultar o seu saldo ou fazer algumas transferências, enquanto você pega uma bebida rápida em um café local, não faça isso. A qualquer momento antes de entrar em sua conta, verifique se você não está conectado a um Wi-Fi público. Se você está usando um smartphone, desative o Wi-Fi e conecte a rede do celular. Você nunca sabe quem pode estar “ouvindo” a rede Wi-Fi pública, o que geralmente não é muito seguro.

 

AntiVirus: Assim como acontece com o seu computador, existem ferramentas antivírus para o seu dispositivo móvel, considere o uso de uma marca respeitável. Eu posso recomendar o  AntiVirus gratuito da AVG para dispositivos Android. Muitos de nós esquecemos que os smartphones e tablets de hoje  são apenas computadores muito pequenos. De certa forma, eles estão propensos a problemas de segurança semelhantes. Um aplicativo antivírus dedicado pode ajudar o seu dispositivo a ficar protegido.

 

Então tudo terminou bem em Barcelona. Nós tivemos quatro dias maravilhosos sem nenhum desastre digital. Enviado do meu hotel/escritório em Barcelona.

Quer melhorar a segurança digital da sua empresa?

A Winco desenvolve há mais de 20 anos soluções de conectividade e segurança digital corporativa para a máxima proteção dos dados da sua empresa. Conheça os nossos produtos:

Winco Firewall – Solução completa UTM com Filtro de Conteúdo.
Winco Talk Manager – Controle e monitore o Skype e o Eikon Messenger da sua empresa.
Winco Cloud VPN – Disponibilize acesso seguro e controlado para os colaboradores externos.
Winco DDNS – Acesse facilmente na internet suas câmeras, computadores e outros dispositivos.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *