De volta à escola: Limpando a sua casa online

De volta à escola: Limpando a sua casa online

“artigo retirado do AVG Official Blogs”

por Tony Anscombe

 

Para muitos de nós, a limpeza na primavera é um ritual que fazemos desde que éramos crianças (tudo bem que nesta época, éramos forçados a fazer).

 

Tradicionalmente, é limpar a casa de cima até embaixo. Livrar-se de roupas que não servem mais. Limpar a garagem para que você possa estacionar o carro lá novamente.

 

Mas na medida em que vivemos online por mais tempo e mais profundamente, isso se tornou um algo a mais. Eu penso sobre todas as contas online abertas que eu tenho acumulado ao longo dos últimos 20 anos – contas eu nunca mais usei, mas que poderia voltar a me assombrar se alguém invadi-las. Eu também penso em todas as fotos que foram postadas dos meus filhos no Facebook por seus amigos – alguns eu confio, em outros nem tanto.

 

Então eu penso em todas as que crianças vão para a escola ou entram no mercado de trabalho neste ano. As suas casas “online” estariam realmente limpas? A limpeza para o verão está em ordem?

 

Martha Stewart tem suas dicas de limpeza de primavera, então, aqui estão as minhas para o ano inteiro:

 

1. Pesquise no Google o seu nome e os dos seus filhos. Encontrou alguma coisa que você não gosta? Se sim, entre em contato com aqueles que deliberadamente (ou apenas imprudentemente) postaram o conteúdo que está prejudicando a sua reputação online, e educadamente, solicite para eles retirarem o conteúdo ofensivo.

 

2. Faça uma auditoria nas suas próprias postagens. Talvez você postou um tweet no seu segundo copo de vinho. Ou talvez você postou uma foto de seu filho vestindo a camiseta do uniforme da escola onde estuda. Às vezes as coisas podem parecer certas em um momento, mas se você analisar bem podem não ser.

 

3. Não deixe as contas antigas enfraquecidas. Feche-as para evitar que hackers as invadam e acessam suas informações pessoais ou usem a conta para executar ameaças, spam ou atualizações embaraçosas que podem parecer que estão vindo de você. Frequentemente, atualize contas ativas com novas e diferentes senhas para cada site.

 

4. Considere todas as maneiras que alguém pode usar para prejudicá-lo através do seu computador, telefone celular ou na web. O seu software de segurança está atualizado? Suas senhas de dispositivos estão protegidas? Sua rede Wi-Fi de casa é criptografada? Você está regularmente fazendo o backup de seus dados? Você está ensinando seus filhos sobre segurança na Internet? Se não, você e sua família estão vulneráveis.

 

5. Por fim, o primeiro emprego fora da escola exige cada vez mais não somente uma limpeza na reputação online, mas algum tipo de reputação online. É uma boa ideia fazer parte de algumas comunidades públicas online, com a expectativa de que um potencial empregador possa vê-lo um dia e para que ele tenha uma noção de quem ele pode estar contratando.

 

O que mais você vai fazer para a sua limpeza durante todo o ano? Eu gostaria de saber! Comente abaixo, no Twitter ou no Facebook.

Quer melhorar a segurança digital da sua empresa?

A Winco desenvolve há mais de 20 anos soluções de conectividade e segurança digital corporativa para a máxima proteção dos dados da sua empresa. Conheça os nossos produtos:

Winco Firewall – Solução completa UTM com Filtro de Conteúdo.
Winco Talk Manager – Controle e monitore o Skype e o Eikon Messenger da sua empresa.
Winco Cloud VPN – Disponibilize acesso seguro e controlado para os colaboradores externos.
Winco DDNS – Acesse facilmente na internet suas câmeras, computadores e outros dispositivos.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *