Como podemos realmente obter os nossos dados dentro e fora da nuvem?

Como podemos realmente obter os nossos dados dentro e fora da nuvem?

“artigo retirado do AVG Official Blogs”

por Adrian Bridgwater

 

Serviços de nuvem para usuário doméstico e para uso profissional estão crescendo rapidamente. Enquanto as ofertas de computação em nuvem para a “classe empresarial” agora proliferam a partir de fornecedores de virtualização de grandes nomes, alguns nomes igualmente grandes disponibilizaram serviços gratuitos para todos com capacidade de armazenamento limitada (mas ainda assim muito úteis).

 

Cinco gigabytes de armazenamento em nuvem gratuito está disponível na Apple iCloud, Microsoft Skydrive e Ubuntu One. Além disso, claro, há o poder de processamento disponível, também, para que os usuários possam trabalhar em documentos e arquivos “na nuvem” quando eles têm uma conexão online.

 

Clique e espere

 

Como agora começamos a utilizar estes serviços com mais regularidade, é este fator de conectividade online que realmente entra em questão. Obtendo nossos dados de dentro e de fora da nuvem claramente depende do processo familiar de “upload e download”. Mas é apenas uma simples questão de “clicar e esperar”, ou que precisamos pensar sobre o que está acontecendo um pouco mais de perto para entender como é que vamos agora avançar com a computação em nuvem?

 

Sim, você pode, muito provavelmente, viver a sua vida simplesmente clicando e esperando. Mas o usuário inteligente pode querer saber sobre o que exatamente está acontecendo aqui quando fazemos pedidos para a nuvem.

 

Em nível empresarial, vemos tecnologias de blocos de armazenamento em nuvem serem desenvolvidas para gerenciar inteligentemente os blocos de dados que precisam ser movimentados. Também em nível empresarial, vemos fornecedores de nuvem que se esforçam para construir mais centros de dados locais, perto de áreas de alto uso da nuvem como o efeito de baixa “latência” da Internet pode realmente ter um efeito sobre a rapidez com que os usuários podem obter (ou enviar) seus dados em nuvem.

 

A nuvem (não tão) global?

 

Sim, a nuvem pode ser usada por qualquer pessoa de qualquer lugar, mas não é tão global como é inicialmente posicionada para ser, uma vez que nós realmente começamos a colocá-la à prova. Exatamente onde o seu centro de dados em nuvem está pode realmente importar quando se trata de questões de conformidade legal e de governança dos países, isto é, alguns países exigem que as empresas mantenham seus dados dentro das fronteiras do país, mesmo na nuvem.

 

Pode também importar quando se trata de questões de atrasos de velocidade e latência quando o modelo de nuvem é usado na área da saúde ou na ciência e investigação, ou seja, uma promessa de “o seu download será concluído em breve” algumas vezes não é o suficiente.

 

O que vemos acontecer em termos de empresa em nível da localização do centro dos dados, as preocupações de latência e gerenciamento de dados acabará por afetar a nuvem para o usuário doméstico que acessamos em nossos desktops, tablets e celulares. Apenas um pouco conhecimento aqui pode ajudá-lo a pensar mais sobre o que realmente a nuvem está fazendo, o que poderia melhorar a forma como você pretende usar e proteger os dados que você compartilha sobre esses serviços no futuro.

Quer melhorar a segurança digital da sua empresa?

A Winco desenvolve há mais de 20 anos soluções de conectividade e segurança digital corporativa para a máxima proteção dos dados da sua empresa. Conheça os nossos produtos:

Winco Firewall – Solução completa UTM com Filtro de Conteúdo.
Winco Talk Manager – Controle e monitore o Skype e o Eikon Messenger da sua empresa.
Winco Cloud VPN – Disponibilize acesso seguro e controlado para os colaboradores externos.
Winco DDNS – Acesse facilmente na internet suas câmeras, computadores e outros dispositivos.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *