Como fazer seu computador inicializar mais rápido!

Como fazer seu computador inicializar mais rápido!

“artigo retirado do AVG Official Blogs”

por Sandro Villinger

 

How To Make Your PC Start Up Quicker!

 

É fácil pensar que no ano de 2013, os computadores evoluíram o suficiente para não terem uma inicialização lenta, máquinas que não respondem é coisa do passado. Infelizmente, isso ainda não é o caso.

 

Embora o Windows 8 e o advento dos drives SSD tem feito com que a inicialização de nossos computadores, ultrabooks e tablets seja extremamente rápida, ainda há forças em ação, o que significa que o desempenho ao longo do tempo cai. Aqui estão apenas algumas delas:

 

1. Mecanismos dos discos rígidos: A maioria dos usuários de PC ainda estão executando o Windows XP, Vista e Windows 7 em computadores com discos rígidos tradicionais – o mecanismo destes discos precisam de muito mais tempo para reunir dados, daí o seu computador inicia de forma muito lenta.

 

Por exemplo, eu tenho uma – também extremamente rápida – plataforma de jogos Alienware X51 na minha sala de estar. Ela bate qualquer dispositivo que tenho quando se trata de jogar os últimos títulos em resolução HD e com todos os sinos e assobios habilitados. No entanto, graças ao mecanismo do seu disco mecânico, a inicialização leva cerca de um minuto.

 

2. Aplicativos de terceiros podem deixar lento até mesmo computadores modernos: Quanto mais aplicativos você instala no seu computador, mais lento a inicialização ficará. Em um teste que realizei para o TuneUp Utilities (Fique atento para uma grande revelação em setembro!), eu instalei mais de 150 aplicativos no meu Surface Pro e tive que ver o tempo de inicialização saltar de 7 segundos para quase um minuto:

 

 

 

 

O que provoca os atrasos na inicialização?

 

Alguns dos programas que você instala assumem que você os usa em uma base diária e, como resultado, eles automaticamente se carregaram cada vez que você inicia o Windows. Em 9 de 10 casos, esses programas nunca perguntar se você gostaria de executá-los o tempo todo. Encontrar a opção para desativar a chamada “inicialização do programa” é difícil e muitas vezes força o usuário vasculhar cada submenu do programa.

 

Alguns deles são realmente muito importantes e nunca devem ser desativados, por exemplo, uma verificação do antivírus ou um firewall de terceiros. Outros, como o Windows Live Messenger ou o Skype, são bastante conveniente. No entanto, na maioria das vezes você não precisa de metade desses programas aparecendo e fazendo com que seu computador demore uma eternidade para iniciar. Aqui estão duas ferramentas para lidar com desempenho lento da inicialização, uma para o guru absoluto do Windows que quer saber e modificar todas as nuances do processo de inicialização. O outro é para profissionais e novatos, e diz tudo o que você precisa saber sobre os programas de inicialização e permite desativar programas indesejados.

 

Melhorar o tempo de inicialização de forma simples e eficaz: TuneUp Startup Manager

 

Provavelmente uma das maneiras mais fáceis e rápidas para desativar a carga adicional durante a inicialização, você deve usar a nossa própria funcionalidade do TuneUp StartUp Manager que faz parte do TuneUp Utilities -pegue um teste gratuito de 15 dias em http://www.tune-up.com / download. Esta ferramenta mostra apenas os programas que são executados automaticamente e são seguros para desativar. É excelente para usuários domésticos e profissionais. Aqui estão alguns passos simples para fazê-lo funcionar:

 

1. Baixe e instale o TuneUp Utilities. Vá em “Optimize Computer (Otimizar Computador) e selecione “Disable Startup Programs (Desativar programas de inicialização”).

 

2. Na próxima janela, você encontrará uma lista de todos os programas que são carregados em cada inicialização do Windows:

 

3. Para desativar um item, basta virar a chave. O TuneUp StartUp Manager é capaz de identificar milhares de itens de inicialização comuns e populares, e diz se eles são desnecessários, como no exemplo do Adobe Reader Quick Launch, ou necessário.

 

4. Não sabe o que uma entrada representa? Basta clicar no painel “Details (Detalhes) no lado direito e ver uma descrição ou ir a uma fonte online.

 

 

Para os especialistas: Desative Tarefas Agendadas, Serviços, e muito mais com “Autoruns”

 

Enquanto o TuneUp Startup Manager é uma maneira segura e fácil de desativar aplicativos de inicialização, o “Autoruns” é uma ferramenta adicional que você pode usar para desativar ainda mais material que é carregado automaticamente – como Tarefas Agendadas (que rodam em segundo plano), os complementos do Explorer e até mesmo Drivers. Enquanto ele é poderoso, ele é apenas recomendado para os usuários que sabem exatamente o que estão fazendo – por isso certifique-se de criar um ponto de restauração!

 

Veja como funciona:

 

1. Baixe o “Autoruns” da página TechNet da Microsoft. Descompacte o arquivo e clique com botão direito em “Autoruns”, selecione “Executar como administrador”.

 

2. Em seguida, você verá uma grande lista de basicamente tudo que está sendo executado automaticamente quando você inicia o computador:

 

 

3. No meu exemplo, eu desativei um par de tarefas agendadas e complementos do Internet Explorer que eu não preciso executar de forma regular. Além disso, o Autoruns exibe serviços de fundo que não pertencem ao Windows. Novamente, apenas especialistas que sabem o que estão fazendo devem brincar com isso como desabilitar um driver ou um item de logon crítico poderia facilmente causar problemas de inicialização.

 

 

Dependendo de quantos programas de inicialização são carregados automaticamente pelo seu sistema, você é capaz de diminuir o tempo de inicialização imensamente. Além disso, sem lixo desnecessário rodando em segundo plano, o computador irá rodar significativamente melhor. Então, se você for um administrador e você sabe o que está fazendo, recomendamos que você passe por cada entrada do “Autoruns” para Windows, conforme descrito acima. Para todos os outros, recomendamos o TuneUp StartUp Manager. Com base em feedback e descrições, é tão fácil de se livrar de todos os itens de inicialização desnecessários e aumentar o desempenho do seu computador. No meu Surface Pro, eu consegui restaurar a inicialização praticamente ao seu estado original:

 

 

Você tem problemas de inicialização? Será que as nossas duas dicas ajudaram você?

 

Quer melhorar a segurança digital da sua empresa?

A Winco desenvolve há mais de 20 anos soluções de conectividade e segurança digital corporativa para a máxima proteção dos dados da sua empresa. Conheça os nossos produtos:

Winco Firewall – Solução completa UTM com Filtro de Conteúdo.
Winco Talk Manager – Controle e monitore o Skype e o Eikon Messenger da sua empresa.
Winco Cloud VPN – Disponibilize acesso seguro e controlado para os colaboradores externos.
Winco DDNS – Acesse facilmente na internet suas câmeras, computadores e outros dispositivos.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *