Está na hora de você usar autenticação de dois fatores?

Está na hora de você usar autenticação de dois fatores?

“artigo retirado do AVG Official Blogs”
por Calvin Pappas

 

two-factor-710x355

 

A autenticação de dois fatores é uma medida de segurança adicional que você pode adicionar em suas contas online para ajudar a mantê-las protegidas contra ataques e fraudes.

 

“Two-Factor” (Dois Fatores) simplesmente significa que você precisa de algo diferente da sua senha para acessar sua conta. Isso normalmente vem na forma de um código gerado por um aplicativo ou enviado para você em uma mensagem de texto ou e-mail. A autenticação de dois fatores significa que se sua senha for comprometida, as contas ainda estão protegidas.

 

Você deve estar familiarizado com a autenticação de dois fatores para serviços bancários online, onde ele tem sido usado por um longo tempo para validar logins e concluir com segurança as transações. Dadas as suas vantagens de segurança, muitos dos principais sites e serviços ativou a autenticação de dois fatores para seus usuários. O Google, por exemplo, implementou a camada extra de segurança no início de 2011, mas muitos usuários ainda não percebem que ela está disponível.

 

Embora o login em contas com autenticação de dois fatores requer um pouco de esforço extra por parte do usuário, a camada extra de segurança faz isso valer a pena.

 

Como Configurar a Autenticação de Dois Fatores

 

Neste exemplo, eu vou configurar a autenticação de dois fatores em uma conta do Google, mas instruções semelhantes podem ser encontradas nos sites mais populares, como Amazon, Dropbox e Facebook.

 

Antes de configurar a autenticação de dois fatores, você precisa ter certeza de que você tem duas coisas disponíveis. A primeira é uma senha segura, algo que você já deve estar usando, em todos os serviços que você usa (Embora você deva ter senha diferente para cada serviço, para maior segurança). O segundo seria um dispositivo ou aplicativo que pode receber um código, o mais comum é um smartphone.

 

1. Acesse o site www.google.com/settings/security

2. Clique em “Configuração” no menu de verificação em duas etapas

3. Escolha como você gostaria de receber o seu código: SMS ou códigos

4. Baixe o aplicativo de autenticação do Google para Android ou iOS

5. Vincule seu aplicativo de autenticação ou dispositivo na sua conta do Google usando o código fornecido

 

Google-Authenticator

 

Assim que a autenticação de dois fatores estiver configurada, você estará pronto para ir para a selva. Da próxima vez que um novo dispositivo ou navegador tentar acessar sua conta, você precisará do seu nome de usuário e senha como antes, porém, você terá que digitar um código PIN de acesso que foi enviado para você ou sincronizar com o aplicativo de autenticação. Assim que o nome de usuário, senha e o PIN forem inseridos corretamente, você estará logado.

 

A autenticação de dois fatores é um dos cenários que acreditamos fortemente que pode ajudar a acabar com a pirataria de senha, porque mesmo se alguém souber sua senha, eles ainda não conseguirão entrar em sua conta. É importante lembrar, porém, que existem outros métodos para obter acesso às suas informações, portanto, usar isso apenas ajuda a proteger o seu login e senha, mas não vai garantir que toda a informação está segura. Este é um grande passo à frente para uma melhor segurança e privacidade de seus dados e recomendamos a todos os usuários ativar a autenticação de dois fatores aonde for possível.

 

Quer melhorar a segurança digital da sua empresa?

A Winco desenvolve há mais de 20 anos soluções de conectividade e segurança digital corporativa para a máxima proteção dos dados da sua empresa. Conheça os nossos produtos:

Winco Firewall – Solução completa UTM com Filtro de Conteúdo.
Winco Talk Manager – Controle e monitore o Skype e o Eikon Messenger da sua empresa.
Winco Cloud VPN – Disponibilize acesso seguro e controlado para os colaboradores externos.
Winco DDNS – Acesse facilmente na internet suas câmeras, computadores e outros dispositivos.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *