AVG identifica malware silencioso

AVG identifica malware silencioso


Quando percebemos que um site foi atacado por um vírus, ou seja, quando nos damos conta de que há algum conteúdo suspeito, logo pensamos que ele foi hackeado. Os fatos deveriam ser exatamente assim, mas, recentemente, a AVG Technologies, fabricante de softwares de segurança, descobriu um malware que utiliza uma nova maneira, quase imperceptível, de atacar e fazer com que o ataque passe despercebido.

 

Aqui está, como exemplo, a página inicial do Google antes da ação do malware:

 

Após a execução do malware, ela ficou assim:

 

Parece que um frame foi inserido na home page do site, mas, ao analisar o código-fonte da página, nada de estranho é encontrado. “Antes da execução do malware, a página parecia e estava normal, assim, sabemos que ela não foi realmente atacada. A pergunta então era: como ela apareceu alterada?” conta Mariano Sumrell, diretor de marketing da AVG Brasil.

 

Após uma análise minuciosa do caso, a AVG detectou que o vírus se aproveitou do objeto ‘InternetExplorer’. “Esse objeto controla uma instância do Internet Explorer, e o que esse novo malware faz é configurar os eventos do IE para suas próprias funções”, explica Sumrell.

 

As funções modificadas permitem analisar cada URL e nelas inserir o iframe com código malicioso. Como ele é inserido dinamicamente, não poderá ser encontrado no código-fonte. Como a URL maliciosa não estava acessível no momento do teste, surgiu a mensagem de página não encontrada.

 

O AVG identifica esse malware como o trojan (ou cavalo de troia) VB.AMTX.

 

 

Quer melhorar a segurança digital da sua empresa?

A Winco desenvolve há mais de 20 anos soluções de conectividade e segurança digital corporativa para a máxima proteção dos dados da sua empresa. Conheça os nossos produtos:

Winco Firewall – Solução completa UTM com Filtro de Conteúdo.
Winco Talk Manager – Controle e monitore o Skype e o Eikon Messenger da sua empresa.
Winco Cloud VPN – Disponibilize acesso seguro e controlado para os colaboradores externos.
Winco DDNS – Acesse facilmente na internet suas câmeras, computadores e outros dispositivos.

2 thoughts on “AVG identifica malware silencioso

  1. peço-lhes a gentileza de me informar quando isso acontecer,pois, sou novo usuário e não entendo nada. fico-lhes agradecido. obrigado.

  2. Vocês estão de parabéns por este excelente desenpenho, peço-lhes que me atualizem sempre que for necessário,obrigado, e continuem assim, pois, estão fazendo um ótimo trabalho.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *