PC World elege AVG Free como melhor antivírus gratuito

PC World elege AVG Free como melhor antivírus gratuito

“artigo retirado do site PC World”

 

Dá mesmo para proteger seu computador com um antivírus gratuito? Sim, desde que você escolha a opção certa. Nosso laboratório testou sete deles, veja quais são os melhores.
Você quer que seu software de segurança seja o mais perfeito possível. Afinal de contas, um único pedaço de malware que passe pelas defesas de seu PC pode ser o suficiente para causar danos inimagináveis. Mas você também não quer, ou não pode, gastar muito com medidas de segurança. E aí vem a pergunta: o quão bons são os antivírus gratuitos?

De acordo com nossos testes, alguns destes programas fazem um ótimo trabalho na hora de detectar, bloquear e remover malware. Mas outros não tem o que é necessário para realmente proteger sua máquina.

Neste comparativo buscamos a ajuda da AV-Test, um respeitado laboratório especializado no teste de software antivírus, para colocar vários produtos sob um microscópio. Em uma rigorosa bateria de testes a AV-Test analisou cada um deles para ver como se saem contra ameaças recentes e “criminosos conhecidos”, e o quão bons eles são na hora de eliminar uma infecção. Além disso o laboratório analisou o desempenho do sistema, para ver o quanto cada programa irá “pesar” no funcionamento de seu PC. Por fim, analisamos também se eles são fáceis de usar.

 

O que vem no pacote?

A maioria dos softwares antivirus gratuitos é básica: são capazes de vasculhar o PC em busca de malware quando você quiser bem como de funcionar em segundo plano monitorando constantemente o sistema. Mas a maioria não inclui recursos comuns nos pacotes pagos, como firewall e opções para que os pais controlem o acesso dos filhos à internet. Uma exceção é o Comodo Internet Security Premium, que inclui um firewall.

O maior problema em adotar uma solução gratuita é que suas opções de suporte são limitadas. A maioria dos programas oferece aos usuários um fórum de discussão onde podem comentar eventuais problemas, mas não há suporte profissional. Mas há exceções: o Comodo Internet Security Premium inclui uma cópia do software GeekBuddy, que permite que você peça auxílio a um técnico da empresa para corrigir eventuais problemas que encontrar.

Qual software escolher?

O campeão foi um velho conhecido, o AVG Anti-Virus Free Edition 2012. Ele é rápido, eficaz ao bloquear ameaças desconhecidas e eficiente na hora de limpar uma máquina infectada. O Avast Free Antivirus 7 e o Panda Cloud Antivirus 1.5 ficaram em segundo e terceiro lugar. Saiba mais sobre cada um deles a seguir. Clique nas imagens para ampliá-las, e no nome de cada programa para ir direto ao site do fabricante.

1) AVG Anti-Virus Free 2012

O AVG Anti-Virus Free 2012 foi o vencedor em nosso comparativo de antivírus gratuitos, com um desempenho perfeito na hora de desabilitar malware. E ele também se saiu muito bem em praticamente todos os testes que executamos.

Nos testes de detecção de ameaças no mundo real, que avaliam o quão bem um antivírus consegue bloquear ameaças novas e desconhecidas, o AVG conseguiu bloquear 85.7% das amostras, empatando com o software da Panda. E ele detectou 98.7% das amostras de malware conhecido coletadas ao longo dos últimos quatro meses. É um bom resultado, mas um pouco aquém dos melhores que já vimos.

Mas o AVG foi insuperável na hora de desativar infecções por malware. Em nosso PC de testes ele detectou e desativou todo o software malicioso instalado, e em dois terços dos casos conseguiu remover da máquina todos os traços do malware.

AVG Anti-Virus Free 2012: o melhor entre os programas testados

O programa também é relativamente rápido na hora de varrer um PC em busca de ameaças. Quando pedimos para analisar um conjunto de 4.5 GB de dados (uma varredura “sob demanda”) ele completou a tarefa em 1 minuto e 35 segundos. É o terceiro melhor resultado neste comparativo, mas apenas 4 segundos atrás do primeiro colocado. A varredura “no acesso”, executada automaticamente sempre que um arquivo é aberto ou salvo, levou 4 minutos e 55 segundos para analisar o mesmo conjunto de dados, na média dos programas analisados.

Gosto da interface do AVG, embora as opções avançadas possam intimidar alguns usuários. Fora isto, se você procura proteção gratuita, sólida e rápida, pode contar com o AVG Anti-Virus Free Edition.

Leia a matéria completa em PC World
Créditos:Nick Mediati, PCWorld EUA

Quer melhorar a segurança digital da sua empresa?

A Winco desenvolve há mais de 20 anos soluções de conectividade e segurança digital corporativa para a máxima proteção dos dados da sua empresa. Conheça os nossos produtos:

Winco Firewall – Solução completa UTM com Filtro de Conteúdo.
Winco Talk Manager – Controle e monitore o Skype e o Eikon Messenger da sua empresa.
Winco Cloud VPN – Disponibilize acesso seguro e controlado para os colaboradores externos.
Winco DDNS – Acesse facilmente na internet suas câmeras, computadores e outros dispositivos.

2 thoughts on “PC World elege AVG Free como melhor antivírus gratuito

  1. eu tinha dois antivírus instalados no meu PC, foi quando baixei o AVG Free Edition. ele (o PC) tinha dois trojans e 4 adwares, mas quando verifiquei com o AVG fiquei surpreso: todos os vírus foram capturados e colocados em quarentena. os outros dois antivírus (avast free antivírus 6 e o Microsoft Essentials), nunca captura-los e o AVG conseguiu. Recomendo AVG Free Edition 2012 para todos os PCs

  2. Prezado Matheus,
    Obrigado pelo seu comentário. Ficamos muito felizes em colaborar com a segurança de nossos usuários.
    Mariano Sumrell Miranda

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *