O enigma do trabalho flexível

O enigma do trabalho flexível

“artigo retirado do AVG Official Blogs”

por Dan Matthews

 

O conceito de trabalho flexível não é novo, mas certamente ganhou impulso em 2012.

 

Os Jogos Olímpicos de Londres foi um catalisador fantástico para a estratégia já que as empresas testaram padrões diferentes de trabalhos flexíveis no país – e isso caiu como uma tempestade.

 

De acordo com pesquisa realizada pela Cisco, 35% das empresas percebem agora que a localização do trabalho será irrelevante nos próximos dois ou três anos.

 

As vantagens de oferecer um trabalho flexível são bem conhecidas. É possível aumentar a produtividade, reduzindo o tempo de viagem, aumentar a satisfação no trabalho e abrir vagas de empregos para as pessoas que não podem trabalhar nos horários tradicionais, como os pais e cuidadores. Fazendo tudo certo você pode ter um duplo ganho: para você e seus funcionários.

 

Mas o trabalho flexível pode trazer alguns desafios para os empregadores também. Há certas medidas que podem ser tomadas para evitar que isso se transforme em problemas. Aqui estão as minhas cinco medidas principais:

 

Ter uma política clara para o trabalho flexível

 

Se você oferecer um trabalho flexível sem colocar uma política no lugar, você pode ter problemas. A equipe precisa saber onde estão e que não existe uma regra para um e outra diferente para outro.

 

Há certas regras que nunca serão adequadas para o trabalho flexível? Há épocas do ano em que ela não funcionará para a empresa? Estes são os tipos de perguntas que você deve pensar e transformar isso em um guia claro.

 

Certifique-se de que as pessoas tenham as ferramentas necessárias

 

Se você permitiu um membro da equipe trabalhar de forma flexível, certifique-se que ele tenha as ferramentas de que precisa para trabalhar remotamente. Isso pode significar garantir que ele tenha o hardware correto que ele precisa para realizar as tarefas e também que ele tenha acesso remoto aos materiais essenciais, tais como documentos, e-mails, etc. Será que ele tem acesso aos e-mails em seu celular? Por exemplo.

 

Fazer da segurança uma prioridade

 

Quando seus funcionários estão acessando documentos relacionados com o trabalho fora do escritório, você precisa garantir que seus dispositivos pessoais estão seguros para evitar violações de segurança.

 

Um pacote de segurança empresarial forte deve ser instalado em todos os dispositivos e os smartphones também devem usar um aplicativo de segurança como o AVG for Mobile. Isso significa que, onde quer que seus funcionários estejam, você sabe como os seus dados estão protegidos.

 

Certifique-se de todos estão cientes sobre as suas responsabilidades

 

Quando todos não estão no mesmo prédio ou sala, as chances das tarefas falharem podem subir. Se todo mundo está bem ciente sobre o que eles e seus colegas estão trabalhando, as tarefas devem parar de serem negligenciadas.

 

Existe uma grande quantidade de software que pode ajudar seus funcionários a continuar comunicando seu trabalho com os outros. Software em nuvem, como o Google Docs permite que os empregados trabalhem juntos em documentos em tempo real, deixando comentários para que todos saibam onde eles estão.

 

Certifique-se de que existam reuniões presenciais regulares

 

Se alguém está trabalhando de forma flexível, você deve garantir reuniões presenciais regulares para manter uma conexão entre o empregado e a cultura da empresa. O compartilhamento de ideias e colaboração pode começar a se perder se não houver contato regular no escritório.

Quer melhorar a segurança digital da sua empresa?

A Winco desenvolve há mais de 20 anos soluções de conectividade e segurança digital corporativa para a máxima proteção dos dados da sua empresa. Conheça os nossos produtos:

Winco Firewall – Solução completa UTM com Filtro de Conteúdo.
Winco Talk Manager – Controle e monitore o Skype e o Eikon Messenger da sua empresa.
Winco Cloud VPN – Disponibilize acesso seguro e controlado para os colaboradores externos.
Winco DDNS – Acesse facilmente na internet suas câmeras, computadores e outros dispositivos.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *