Dicas sobre desfragmentação de discos

Dicas sobre desfragmentação de discos

Nos velhos tempos da computação, a desfragmentação do disco rígido era algo extremamente importante. Era necessário ter um “defragmentador” de qualidade em sua coleção de software, e executá-lo regularmente – pelo menos uma vez por mês – para manter o desempenho do sistema no nível ideal.

Mas as coisas mudaram. Embora os arquivos ainda sejam divididos em “fragmentos” e espalhados pelo HD no momento da gravação, os computadores e discos hoje são tão mais rápidos que a fragmentação não tem mais o impacto no desempenho que tinha antes.

E melhor ainda, se você usa o Windows 7, realmente não deveria se preocupar com isso. Veja estes três fatos importantes sobre a desfragmentação de disco.

1. No Windows 7, o Desfragmentador de Disco roda automaticamete em horários pré-agendados, geralmente uma vez por semana. Isso acontece por padrão, então são grandes as chances de que seu HD já esteja desfragmentado (acabei de checar meu PC e após quase dois anos de uso do Windows 7 a fragmentação está em 0%). E o utilitário do Windows se sai bem em comparação a alternativas de terceiros, então você não precisa gastar dinheiro com um aplicativo para isso a não ser que tenha um motivo bastante específico.

diskdefrag-360px.jpg

Desfragmentador de disco: utilitário agora roda automaticamente

2. Você não precisa deixar seu computador ligado a noite toda. Se o desfragmentador não conseguir rodar, digamos, às 13:00 da Quarta-Feira, ele entrará em atividade na próxima vez que seu computador estiver ocioso.

3. Você nunca deve desfragmentar um disco de estado sólido (SSD), já que fazer isso pode reduzir sua vida útil. De fato, se você comprou um notebook com um SSD pré-instalado ou instalou um em sua máquina, desabilite a desfragmentação automática no Windows 7. Clique no Menu Iniciar, digite disco e escolha Desfragmentador de disco no menu. Clique em Configurar agendamento para desabilitar este recurso.

Se você tem um HD externo que não está sempre conectado ao PC, ele pode não estar se beneficiando da desfragmentação agendada. Nestes caso, rode o Desfragmentador de disco nele manualmente uma vez por mês.

 

Quer melhorar a segurança digital da sua empresa?

A Winco desenvolve há mais de 20 anos soluções de conectividade e segurança digital corporativa para a máxima proteção dos dados da sua empresa. Conheça os nossos produtos:

Winco Firewall – Solução completa UTM com Filtro de Conteúdo.
Winco Talk Manager – Controle e monitore o Skype e o Eikon Messenger da sua empresa.
Winco Cloud VPN – Disponibilize acesso seguro e controlado para os colaboradores externos.
Winco DDNS – Acesse facilmente na internet suas câmeras, computadores e outros dispositivos.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *