Como reduzir a sua bagagem digital antes de suas férias

Como reduzir a sua bagagem digital antes de suas férias

“artigo retirado do AVG Official Blogs”

por Tony Anscombe

 

Agora que estamos no meio da temporada de férias (verão europeu), muitos de nós estamos animados para arrumar as malas e ir para o aeroporto. E deixamos as malas o mais leve possível para evitar as taxas de bagagem e perda de tempo nas esteiras. Levamos o que realmente precisamos e voltamos tendo usado cada peça.

 

Mas poucos de nós pensamos sobre o que levar na bagagem de maneira digital, quando levamos nossos dispositivos móveis na estrada com a gente. Eu não estou falando sobre o tamanho do dispositivo ou o número ridículo de cabos. Estou falando de dados.

 

Seja um laptop, tablet ou smartphone, se o seu aparelho for roubado enquanto você está de férias, considere se o ladrão acabou fugindo com todo o seu guarda-roupa ou apenas com um par de gavetas. Eu arriscaria dizer que a maioria de nós não pensa sobre a quantidade de dados que carregamos em nossos dispositivos e, aliás, adiciona continuamente dados no dispositivo, ao invés de evitar.

 

No espírito de viajar leve e seguro, eu recentemente realizei uma limpeza de rotina no meu laptop pessoal. O que eu fiz?

 

* Fiz o backup de todas as minhas fotos para um disco rígido externo separado e também para um DVD. Elas são preciosas! Eu mantenho algumas on-line, mas elas são muitas para fazer isso de forma eficaz. Eu também devo salientar que o disco rígido externo é criptografado e protegido por senha. Muitos produtos permitem que você faça isso.

 

* Excluí os documentos antigos que já não preciso mais – e copiei os que preciso para um serviço on-line e também para o disco rígido externo.

 

* Protegi com senha certos documentos de modo que mesmo que se eles forem comprometidos há ainda um nível de proteção.

 

* Arquivei e-mails antigos de forma que poucos ficaram armazenados – mais uma vez, em um arquivo protegido por senha.

 

Em essência, removi um monte de dados não essenciais da minha máquina e os coloquei em lugares seguros. Agora, se meu dispositivo for roubado, os ladrões pegam menos dados e eu não perco nada. Quem sabe, talvez eu possa até mesmo deixar meu smartphone no cofre por uns dias. É férias, afinal!

 

Obs.: Se você tem um smartphone Android e você não tem nenhuma proteção de segurança, então, um aplicativo de segurança como AVG AntiVirus for Android vai ajudar a manter o seu telefone seguro de danos. Além disso, ele oferece outras ferramentas poderosas que podem ajudar você a tirar o máximo proveito do seu telefone e até mesmo te ajuda a localizar e bloqueá-lo se ele for perdido ou roubado.

Quer melhorar a segurança digital da sua empresa?

A Winco desenvolve há mais de 20 anos soluções de conectividade e segurança digital corporativa para a máxima proteção dos dados da sua empresa. Conheça os nossos produtos:

Winco Firewall – Solução completa UTM com Filtro de Conteúdo.
Winco Talk Manager – Controle e monitore o Skype e o Eikon Messenger da sua empresa.
Winco Cloud VPN – Disponibilize acesso seguro e controlado para os colaboradores externos.
Winco DDNS – Acesse facilmente na internet suas câmeras, computadores e outros dispositivos.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *