Como manter seu PC livre de Adware

Como manter seu PC livre de Adware

“artigo retirado do AVG Official Blogs”

Backup

 

Escrito por AVG Community Hall of Famer Barry Eyt

 

O mundo de malware nunca para. Muitos usuários de computador sabem como se proteger contra essas ameaças. Mas você sabia que há uma ameaça diferente, que é capaz de infectar o seu computador de forma silenciosa e sorrateiramente?

 

Adware é uma das formas mais comuns de software que infecta os computadores das pessoas hoje em dia, mas o que é isso exatamente? Adware, em geral, significa software de propaganda e é uma maneira para que os criadores de software ganhem algum dinheiro extra, mostrando anúncios em seu computador ou dentro do programa. Eles desenvolvem software gratuito, mas ainda assim tem um preço!

 

A forma “ruim” de adware é conhecida como “Programas Potencialmente Indesejáveis” e se esconde dentro de instaladores de programas (a maioria software gratuito). A diferença é que atua como software malicioso e pode ser muito difícil de instalar. Há várias formas de adware, mas alguns dos mais populares são: barras de ferramentas, mecanismos de pesquisas e plugins de navegador.

 

Como podemos ser infectados por eles, você se pergunta? Bem, isso é fácil. Quando você executa um instalador para um programa, você é perguntado se você quer mudar sua homepage e instalar uma barra de ferramentas e assim por diante. A maioria das pessoas não presta atenção nas letras miúdas e nos acordos de licenciamentos nos instaladores dos programas, que é o método mais comum de infecção.

 

Os efeitos do adware são muito chatos: queda na velocidade da internet, barras de ferramentas indesejadas, alterações na página inicial do navegador e resultados de pesquisa, para não mencionar os anúncios feitos sob medida em páginas da web – se você clicar sobre eles, simplesmente baixa mais adware e malware silenciosamente!

 

Então, o que você pode fazer para não ser infectado?

 

* Nunca baixe um software a partir de um site não confiável. Sempre leia tudo o que vem em cada instalador e nunca saia clicando em avançar sem ler o conteúdo da tela corretamente!

 

* Utilize um navegador bom e seguro, a maioria dos mais populares executam atualizações de segurança regulares.

 

* Equipe seu navegador com bons plugins:

 

Ad Block Plus (bloqueia anúncios e banners irritantes nas páginas web e acelera sua navegação).

HTTPS Everywhere (estabelece uma conexão segura).

AVG PrivacyFix! (Bloqueia banners, anúncios e olhos curiosos indesejados).

Se você já é um usuário do AVG, você pode melhorar suas chances de bloquear adware, ativando a detecção de Programas Potencialmente Indesejáveis ​​no AVG Internet Security ou AVG AntiVirus. Você pode conseguir isso fazendo o seguinte:

 

* Abra a interface principal do AVG e clique no botão de opções no canto superior direito.

 

* Selecione Configurações Avançadas do menu suspenso.

 

* Abaixo da guia Proteção de Navegação na Web, clique no sinal de + em Proteção Online e em seguida, clique em Configurações para Especialistas e habilite a opção Reportar Programas Potencialmente Indesejáveis ​​e Ameaças de Spyware e a opção Reportar Conjunto Avançado de Programas Potencialmente Indesejáveis.

 

Seguindo estes simples passos, você deve ser capaz de manter sua máquina funcionando livre de adware e evitar os incômodos com pop-ups!

 

Se você tem alguma dica para a prevenção de adware que você gostaria de compartilhar, comente aqui blog ou em nossa página no Facebook.

 

 

 

Quer melhorar a segurança digital da sua empresa?

A Winco desenvolve há mais de 20 anos soluções de conectividade e segurança digital corporativa para a máxima proteção dos dados da sua empresa. Conheça os nossos produtos:

Winco Firewall – Solução completa UTM com Filtro de Conteúdo.
Winco Talk Manager – Controle e monitore o Skype e o Eikon Messenger da sua empresa.
Winco Cloud VPN – Disponibilize acesso seguro e controlado para os colaboradores externos.
Winco DDNS – Acesse facilmente na internet suas câmeras, computadores e outros dispositivos.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *