O ano de 2017 está sendo marcado por casos de invasão de dados e um grande abalo na indústria de segurança da informação mundial.
Em um verdadeiro serviço de contraespionagem digital, hackers a serviço do Governo de Israel detectaram que hackers russos estavam usando o antivírus Kaspersky para invadir dados confidenciais da poderosa agência de segurança americana NSA (National Security Agency), mundialmente conhecida por ter tido seus segredos vazados por Edward Snowden em 2013.
A Kaspersky Labs é uma empresa russa e, como o governo americano desconfia que houve conivência da empresa em auxiliar o Governo de seu país, mandou suspender a utilização dos produtos Kaspersky em todos os órgãos governamentais americanos.
Polêmicas à parte (enquanto escrevo este artigo a Kaspersky tenta reverter este embargo do governo americano), precisamos questionar o quanto empresas estão sujeitas a ter os dados confidenciais roubados. O prejuízo – inclusive financeiro deste roubo e – no caso de se tornar público, o quanto pode impactar na imagem do seu negócio.
Devido à nossa realidade social,empresários brasileiros investem fortunas em segurança patrimonial, câmeras, alarmes e outros métodos de se proteger da violência cotidiana, mas adotam soluções de firewall gratuitas ou com pouca escalabilidade para proteger os dados das suas empresas. E o resultado é um campo fértil para diversos tipos de ataques, como por exemplo ransomwares (tema já abordado neste artigo).
O WannaCry é o exemplo recente mais conhecido de um ataque em escala global, afetando centenas de milhares de computadores, com a exigência de pagamento em bitcoins para liberação do equipamento.
Muitas empresas que tiveram os servidores infectados gastaram dias retornando backups ou, pior, perderam tudo. Diariamente, milhares de computadores continuam sendo afetados por outros tipos de ransomwares, em uma escala muito mais local e que não gera alarmes na imprensa.
Uma empresa digitalmente protegida requer alguns elementos de controle, que apesar de básicos, são constantemente esquecidos pelos administradores de rede ou prestadores de serviço.
Os itens básicos de segurança são:
- Manter senhas fortes para os usuários de rede;
- Sempre atualizar o sistema operacional com os patchs de segurança;
- Usar antivírus no computador – ou endpoint;
- Não permitir acessos remotos a serviços internos sem VPN;
- Usar um firewall com controle de conteúdo para usuários.
Um firewall corretamente configurado normalmente resolve problemas de segurança.
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