Usar o Wi-Fi no lugar do 3G coloca sua privacidade em risco?

Usar o Wi-Fi no lugar do 3G coloca sua privacidade em risco?

“artigo retirado do AVG Official Blogs”
por Yuval Ben-Itzhak

 

blog

 

 

Uma pesquisa recente da Deloitte chamada 2013 Global Mobile Consumer mostrou que um número crescente de consumidores estão usando Wi-Fi como sua principal forma de acessar lojas online, em vez de usarem as redes 3G. Cinqüenta e quatro por cento dos entrevistados disseram usar Wi-Fi quando estão fora de casa, em comparação com 51 por cento em 2012.

Há uma demanda óbvia na qual os consumidores usam seu dispositivo para navegarem nas lojas. Por exemplo, pesquisam  promoções e preços de outras lojas, garantindo que eles estão fazendo o melhor negócio. A pesquisa ainda mostra que os consumidores preferem fazer isso através de uma conexão Wi-Fi em vez de uma rede 3G.

Os varejistas também estão cientes dessa tendência e perceberam que podem se beneficiar dos smartphones dos clientes sendo  detectados por suas redes Wi-Fi. Sim, mais e mais varejistas e shoppings estão usando a tecnologia Wi-Fi para capturar dados de localização nas lojas, que lhes oferecem análises e que lhes permitem manipular a experiência de compra na loja para venderem mais produtos e também se beneficiarem da análises de compras on-line.

Na verdade a prática em si é relativamente nova, mas está prevista para crescer, e crescer rápido. A AVG identificou 17 empresas que foram apoiadas com mais de US $ 175 milhões em capital de risco para comercializar rastreamento dos consumidores por Wi-Fi.

O problema é que embora haja um crescimento rápido previsto para esse setor, há preocupações com a privacidade que os consumidores devem estar cientes.

Veja como funciona:

A maioria dos smartphones atuais vêm equipados com uma placa Wi-Fi. Quando o cartão estiver ligado e procurando redes para se conectar, os roteadores locais o detectam. Em casa ou no escritório o roteador se conecta ao seu dispositivo e, em seguida, você tem acesso à Internet.

Em um ambiente de varejo outros equipamentos de dentro da loja podem se conectar ao seu Wi-Fi, descobrindo o número de identificação do seu dispositivo. Fazendo isso, podem manter o controle sobre esse dispositivo ao longo do tempo em que você se move pela loja.

Todos os dispositivos que possuem Wi-Fi vêm com algo chamado endereço MAC. É um código de 12 dígitos que ajuda o dispositivos de rede a enviar dados para o receptor certo.

Ao logar-se no endereço MAC, as empresas podem identificar dispositivos individuais. A informação é anônima, mas como qualquer metadado é possível usar referência cruzada com outras formas de informações públicas ou comerciais. O perfil de dados resultante pode ajudar as empresas a construirem perfis detalhados dos consumidores, mesmo que eles permaneçam anônimos.

Acreditamos que os consumidores devem ter uma escolha sobre como suas informações são usadas. Você, na verdade, pode preferir os anúncios direcionados que você recebe graças aos cookies de rastreamento e, portanto, você pode estar feliz sendo rastreado no mundo físico também. Afinal, o monitoramento irá ajudar os varejistas a melhorar temas como layout da loja, dando a você uma melhor experiência de compra.

A AVG fornece o AVG  Do Not Track em nossos produtos desktop. Com ele mantivemos nossa liderança na indústria estendendo o AVG Do Not Track para o mundo físico, já que nós reconhecemos que os consumidores estão cada vez mais usando dispositivos móveis para se conectarem a internet.

AVG Do Not Track funciona desligando automaticamente o sinal Wi-Fi do seu telefone quando ele não está sendo usado e só permite que o dispositivo se conecte automaticamente  em redes reconhecidas e confiáveis. Por ser mais seletivo com as conexões Wi-Fi, ele não somente ajuda a proteger a sua privacidade, mas também irá, potencialmente, aumentar a vida da bateria.

É claro que a maneira mais fácil de gerenciar suas conexões Wi-Fi é desligá-lo assim que você sair de casa ou do escritório e depois ligá-lo novamente quando você voltar, mas sabemos que esta não é a maneira que a maioria das pessoas querem se comportar. É por isso que nós oferecemos o AVG Do Not Track hoje em dia.

Se você acha que deve escolher se quer ou não ser rastreado por varejistas, então baixe o nosso produto agora!

Quer melhorar a segurança digital da sua empresa?

A Winco desenvolve há mais de 20 anos soluções de conectividade e segurança digital corporativa para a máxima proteção dos dados da sua empresa. Conheça os nossos produtos:

Winco Firewall – Solução completa UTM com Filtro de Conteúdo.
Winco Talk Manager – Controle e monitore o Skype e o Eikon Messenger da sua empresa.
Winco Cloud VPN – Disponibilize acesso seguro e controlado para os colaboradores externos.
Winco DDNS – Acesse facilmente na internet suas câmeras, computadores e outros dispositivos.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *