Preocupado com o hackeamento móvel? Mantenha a calma e mantenha as coisas simples

Preocupado com o hackeamento móvel? Mantenha a calma e mantenha as coisas simples

“artigo retirado do AVG Official Blogs”
por Mike Foreman

 

Concerned about mobile hacking? Keep calm and keep it simple

 

Na sequência da nossa participação no Mobile World Congress algumas semanas atrás, parece que as notícias têm sido movimentadas com o tema do hackeamento móvel. Nosso próprio CEO Gary Kovacs esteve na Fortune e em outros lugares dizendo que provavelmente todos nós já fomos hackeados em um momento ou outro. Mesmo a Apple não tem sido imune a revelações sobre falhas de segurança em seus sistemas operacionais. Alguns fabricantes de celulares, incluindo Boeing e Blackphone responderam com novos e caros aparelhos que estão sendo fortemente comercializados por suas características de segurança embutidas.

 

Pessoalmente, eu não consigo ver novos aparelhos como estes decolando nos círculos de negócios. Em primeiro lugar, eles são muito mais caros do que os aparelhos convencionais. Para pequenas e médias empresas o valor não está no telefone e sim nos dados e, como vimos, a resposta mais comum para o problema de hackers entre as empresas é ignorá-lo. Em segundo lugar, como diz Gary no artigo da Fortune, o que as pessoas se preocupam mais é se o uso de seus dispositivos é seguro. Softwares como o nosso PrivacyFix™ ou Managed Workplace® podem aumentar as configurações de privacidade e de segurança geral dos dispositivos padrão. Tais aplicações oferecem aos dispositivos um grau de inteligência que permite aos usuários facilmente otimizar suas configurações de privacidade ou bloquear remotamente ou apagar os dados caso os dispositivos sejam quebrados ou perdidos.

 

Então, quais são as maiores ameaças móveis para as empresas no momento?

 

* Advanced Persistent Threats (APTs) (Ameaças Avançadas Persistentes) – um termo que descreve o que acontece quando sua rede ou celular foi hackeado e continua não detectado por um longo período. APTs em si não é novidade. Mas se o proprietário de uma empresa permite que as tendências tecnológicas, como BYOD e computação em nuvem compliquem sua TI, essas ameaças terão mais chance do que nunca de permanecerem sem serem detectadas.

 

* Você não sabe quem está olhando os seus dados – no ano passado o escândalo do PRISM mostrou a todos como, com as ferramentas certas, pessoas não autorizadas podem verificar os seus dados, se quiserem. Isso significa que você não pode garantir a confidencialidade dos seus dados, nem pode ter certeza de que os dados do cliente não foram comprometidos de alguma forma. Ajudar até mesmo o menor dos clientes a manter sua integridade de dados é um serviço muito valioso.

 

* Ransomware – no ano passado vimos uma onda de ataques ransomware nas empresas. Os revendedores podem ajudar os clientes a adotar medidas relativamente simples, como fazer backup regularmente para uma unidade mestre baseada em nuvem, onde todos os documentos importantes devem ser salvos, o que poderia ajudar a proteger as pessoas de serem vítimas de quaisquer novas variantes deste tipo de malware.

 

* Espere ataques de phishing cada vez mais precisos – depois de ataques a empresas como  Target e Staysure no início deste ano, as informações pessoais do cartão de crédito de milhões de pessoas estão potencialmente nas mãos de hackers. Isso aumenta as chances dos hackers criarem um e-mail phishing muito mais convincente.

 

* Evolução das famílias de malware baseadas em open source – tão rentável é o potencial de sucesso de malware que os cibercriminosos estão compartilhando código em grande escala para criar famílias de malware que são semelhantes na abordagem mas têm diferenças sutis para torná-los mais difíceis de detectar.

 

Quanto mais formas disponíveis para estarmos conectados, quanto mais dispositivos usamos, mais nos tornamos um alvo para hackers. Felizmente, não há necessidade para pânico. A maioria das ameaças pode ser significativamente reduzida com a ajuda de um pouco de bom senso e algumas medidas de proteção simples. Nossa mensagem é que o negócio bem conectado não precisa temer o hacker.

 

Para saber mais sobre como prevenir e resolver a hackeamento móvel e outras ameaças comuns, você pode ler ou baixar nosso e-book Hackers and Hacking aqui (em inglês). Com muitos fatos e conselhos, ele discute quem são os hackers, como é fácil hackear, diferentes métodos de hackear e o risco. Ele também oferece dicas de proteção e conselhos sobre o que fazer se isso um dia acontecer ao seu negócio.

 

Quer melhorar a segurança digital da sua empresa?

A Winco desenvolve há mais de 20 anos soluções de conectividade e segurança digital corporativa para a máxima proteção dos dados da sua empresa. Conheça os nossos produtos:

Winco Firewall – Solução completa UTM com Filtro de Conteúdo.
Winco Talk Manager – Controle e monitore o Skype e o Eikon Messenger da sua empresa.
Winco Cloud VPN – Disponibilize acesso seguro e controlado para os colaboradores externos.
Winco DDNS – Acesse facilmente na internet suas câmeras, computadores e outros dispositivos.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *