Dobrý Den, Aprenda a falar Russo!

Dobrý Den, Aprenda a falar Russo!

Olá Pessoal,
Hoje vou dar uma dica para quem quiser ir para o lado Negro da Força.

 

Aprenda Russo!

 

Após a queda do comunismo,  milhares de mentes brilhantes da antiga USSR ficaram desempregadas e cresceu um mercado de softwares sob encomenda para estes novos capitalistas sem emprego.

 

Em um mais com dificuldades econômicas, sem leis que punam certos tipos de crime eletrônico,  a Russia passou a ser um dos principais vetores de criação de Malwares em todo mundo.

 

Até pouco tempo atrás era possível comprar códigos maliciosos (também conhecidos com o Vírus) pagando 400, 500 dolares (americanos, claro!)  com certas garantias.  Quais eram:

 

  • Exclusividade: O vírus era feito por encomenda
  • Garantia:  ele não seria detectado pelos 3 maiores provedores de Anti-Virus do mercado
  • Extensão de serviço:  Dicas de implementação e, eventualmente, código fonte.

 

Você, que é fluente em russo e não tem medo da Policia Federal Brasileira, pode perfeitamente fazer um ataque a um site de um desafeto,  derrubar o servidor da empresa,  roubar as senhas de avatares em jogos online, etc etc etc..

 

Está dificil aprender russo?

 

Ok!  muito mais disseminado no Brasil eram ferramentas que permitem você criar seu próprio Cavalo de Troia com alguns parâmetros simples.

 

E também, uma toolkit com vários packers (empacotadores)  para dificultar a detecção destes malwares através de antivírus do mercado.

 

Como a detecção da proteção residente em memória é feito por assinatura, colocando vários packers um sobre o outro, você perde a assinatura original e burla o software de segurança.

 

Esta é a técnica que está por trás dos  milhares de trojans detectados pela AVG no Brasil e que todo dia cresce sem parar.

 

Em  conjunto com uma associação de segurança de Bancos (sim, Itau, Bradesco, Banco do Brasil, etc)  enviamos em média de 50 arquivos de novos vírus, todos os dias, para os laboratórios de vírus. Cada um deles, nos últimos 6 anos,  tem uma assinatura diferente (um HASH MD5 único) e deve ser detectado pelo antivírus assim que for baixado em seu computador, via proteção residente  em memória.

 

Felizmente,  os bandidos estão perdendo a luta para os mocinhos.  Os sites de bancos (principais lugares sujeitos a este ataques) conseguiram bloquear acesso irrestritos através de várias medidas de segurança como  Tokens, Autenticação de computador, Cartões de Segurança,  Sistemas de detecção por comportamento, etc etc .

 

Por outro lado,  os usuários em geral também tomam mais medidas de segurança, como instalar um Anti-Virus,  um Firewall,  e não ficar abrindo qualquer bobeira que recebem da internet!

 

É isto,  a luta continua dia após dia. Cada arquivo detectado é uma vitoria do bem contra o mal.

 

Nas zdraví

Leandro Mantovam

Quer melhorar a segurança digital da sua empresa?

A Winco desenvolve há mais de 20 anos soluções de conectividade e segurança digital corporativa para a máxima proteção dos dados da sua empresa. Conheça os nossos produtos:

Winco Firewall – Solução completa UTM com Filtro de Conteúdo.
Winco Talk Manager – Controle e monitore o Skype e o Eikon Messenger da sua empresa.
Winco Cloud VPN – Disponibilize acesso seguro e controlado para os colaboradores externos.
Winco DDNS – Acesse facilmente na internet suas câmeras, computadores e outros dispositivos.

2 thoughts on “Dobrý Den, Aprenda a falar Russo!

  1. Dobrý den,

    E é assim que se começa uma conversa, sim, mas não em Russo… O autor cometeu um grave erro, não pesquisou…

    O idioma russo utiliza outras saudações! O dobrý den e o na zdravi são formas de saudação do idioma Tcheco.

    O Tcheco é o idioma falado na República Tcheca, que foi dominada pelos russos, mas já vive sua democracia desde 1984!

    Talvez o autor do texto tenha se confundido, ou talvez não tenha pesquisado…

    Uma vergonha pois a empresa que o emprega, ou a qual ele represe ta através deste fórum, é Tcheca… E sendo assim, devemos assumir que na verdade foi falta de pesquisa!

    Opatrní, co píšete!

    1. Olá, Marcus.
      De acordo com nossa pesquisa, no alfabeto cirílico usado na Russia a grafia é diferente. Por exemplo, o termo “bom dia”, em idiomas slavos, tem a fonia de Dobry Dén (ou Dobry Djen)- é assim que as pessoas ouvem, mas não é assim que escrevem. Isto é valido para outros países eslavos também (como Eslováquia e muito próximo para o Polonês). Decidimos isso pois achamos estranho começar um post no blog assim: Доброе утро

      Obrigado pela sua participação e preocupação com a qualidade das informações.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *