Comunidade AVG fala sobre Engenharia Social

Comunidade AVG fala sobre Engenharia Social

“artigo retirado do AVG Official Blogs”

por Charlie Sanchez

 

O Relatório de Ameaças do 2º Trimestre de 2012 da AVG descobriu que golpes de engenharia social continuam sendo as maiores ameaças para os consumidores. O que é Engenharia Social? Bem, é a “arte de manipular as pessoas para executar ações ou divulgar informações confidenciais“.

 

Phishing é provavelmente o tipo de golpe mais comum de engenharia social, por exemplo, falsas operações bancárias online ou falsas telas de login de rede social, que registrará o seu nome de usuário e senha. Outro golpe comum de engenharia social são as chamadas telefônicas que dizem ser do departamento de suporte técnico de uma empresa. Muitas vezes as chamadas são baseadas na premissa de que você tem um problema em seu computador e que você precisa pagar ou fazer o download de um software (que é o malware) para corrigir o problema.

 

Perguntamos para nossa Comunidade no Facebook se eles já foram ou não alvos ou vítimas de um golpe de engenharia social e phishing e a resposta foi um sonoro sim.

 

As discussões na Comunidade e o compartilhamento de histórias e experiências é uma parte importante para manter-se seguro e ajuda a entender os tipos de fraudes e como evitá-los adequadamente. Veja algumas das histórias que foram compartilhadas:

 

“Algumas semanas atrás, em várias ocasiões eu recebi um telefonema da “Microsoft” me dizendo que havia um problema com o meu computador, então, eu perguntei qual. Eles disseram que não importava o que era o causador do problema e disseram para apenas ligar o computador em casa que eles iriam dizer o que eu precisava fazer para corrigir este problema. Depois de alguns dias de incômodo, eu decidi dizer para eles que a chamada estava sendo rastreada, pois eu os tinha denunciado. Curiosamente, eles não ligaram mais.” Vikki M

 

“Eu trabalho para uma grande empresa de suporte técnico no Reino Unido, e temos recebido uma grande quantidade de chamadas dos clientes relatando sobre essas falsas empresas de suporte técnico.” Daniel T.


“Recebemos uma ligação de uma pessoal em Janeiro dizendo que ele estava telefonando da “Microsoft Tech Experts” e que e-mails ilegais foram detectados. Que se crimes foram cometidos por essas pessoas, nós seríamos os responsáveis, pois as informações estavam em nossos computadores. Somos novatos em computação, nunca tivemos um antes, nem na escola. A pessoal que ligou foi muito plausível e falou o nosso número de telefone fixo, o nosso endereço com CEP e nos pediu para confirmar. Minha filha me disse que achava que era um golpe, então, eu apaguei todos os meus downloads e alterei todas as minhas senhas. Agora tenho um endereço de e-mail para as pessoas apropriadas da Microsoft. Uma lição para todos nós. ” Sally W

 

“Eu recebi um telefonema dizendo que meu Macbook tinha uma ameaça potencial. Engraçado, pois toda a minha família usa Windows. ” Alex K

 

Se você receber um telefonema, um e-mail ou uma chamada via Skype, aqui estão alguns passos fáceis e simples que você pode seguir para garantir que você ficará seguro e protegido.

 

1. Conheça a sua própria atividade – Se fizerem afirmações sobre sua atividade que você sabe serem falsas, proceda com extrema cautela.

 

2. Seja curioso – Faça perguntas diretas sobre de onde eles estão ligando. Após desligar o telefone, ligue para a empresa em uma linha oficial e os alerta sobre a chamada que você acabou de receber.

 

3. Não dê nenhuma informação pessoal – Não revele qualquer informação sobre si mesmo: nomes de usuário, senhas, dados pessoais ou endereços.

 

4. Seja seguro no clique – Se a abordagem for feita via e-mail, não responda ao e-mail, não clique nos links e não baixe nenhum anexo que o e-mail pode conter.

 

5. Nunca permita o acesso remoto ao seu computador a menos que você esteja resolvendo algum problema com uma empresa de confiança – se você não conhece a empresa de que a pessoa está ligando e se você não solicitou suporte técnico, recuse o acesso remoto à sua máquina.

 

Se você está inseguro sobre uma chamada ou e-mail que você recebeu e você seguiu as dicas acima, a Comunidade AVG está sempre à disposição para oferecer apoio e aconselhamento. Venha e participe.

 

Mais informações sobre a Engenharia Social podem ser encontradas aqui.

Quer melhorar a segurança digital da sua empresa?

A Winco desenvolve há mais de 20 anos soluções de conectividade e segurança digital corporativa para a máxima proteção dos dados da sua empresa. Conheça os nossos produtos:

Winco Firewall – Solução completa UTM com Filtro de Conteúdo.
Winco Talk Manager – Controle e monitore o Skype e o Eikon Messenger da sua empresa.
Winco Cloud VPN – Disponibilize acesso seguro e controlado para os colaboradores externos.
Winco DDNS – Acesse facilmente na internet suas câmeras, computadores e outros dispositivos.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *