Cinco Mitos de Segurança Desmascarados

Cinco Mitos de Segurança Desmascarados

“artigo retirado do AVG Official Blogs”
por Michael McKinnon

 

Five Security Myths Unmasked

 

Quando confrontados com o desafio de ficar seguro on-line, não é nenhuma surpresa que estamos todos motivados pela melhor das intenções para ajudar a espalhar conselhos que na superfície parecem ser razoáveis e bons. No entanto, como a tecnologia evolui, por vezes, o melhor conselho se desvanece e é rapidamente substituído por melhores táticas, em resposta à luta permanente contra o crime cibernético.

 

Ao longo dos anos, eu descobri que muitas pessoas ficaram com suposições ultrapassadas ​​e agora incorretas sobre como se manter seguro – com grande parte dos conselhos se transformando em mitos.

 

Mito #1. As senhas devem ser excessivamente complexas e impossíveis de lembrar

 

Embora este conselho ainda seja bom na teoria, ele foi substituído por duas peças muito mais importantes que você deve considerar primeiro:

 

1. O comprimento de suas senhas é muito importante e as tornam inquebráveis, e não apenas a complexidade (ou aleatoriedade) – verifique se suas senhas têm pelo menos 15 caracteres.

 

2. Muitas senhas estão sendo comprometidas nos dias de hoje, porque elas estão sendo reutilizadas – nunca use a mesma senha em dois sites ou sistemas; aqui está um vídeo (em inglês) com algumas dicas sobre isso.

 

Mito #2. Somente os anexos de e-mail que são arquivos executáveis ​​são perigosos para abrir

 

Errado! Eu ainda ouço isso de pessoas que não entendem os riscos de abertura de TODOS os tipos de anexos de e-mail. Exemplos recentes e muito perigosos foram documentos do Adobe PDF e do Microsoft Word.

 

Se você não está esperando um anexo de alguém, apague o e-mail para se certificar, e pelo menos, verifique se o seu computador está atualizado (incluindo todos os softwares como o Adobe Reader e Microsoft Word) e se está usando softwares como o AVG Internet Security.

 

Mito #3. Mensagens pop-up pedindo que você atualize podem ser falsos

 

Há alguns anos atrás, havia alguns exemplos de pop-ups de atualização de softwares “falsos” enganando as pessoas para instalar o malware. Esta epidemia parece ter deixado muitos usuários aborrecidos com a percepção do risco e também a inconveniência de instalação de atualizações em momentos aparentemente aleatórios – mas a atualização é uma das tarefas mais importantes que você deve fazer.

 

O melhor conselho, no entanto, é atualizar SEMPRE que solicitado – na verdade, se você fizer isso, as chances de alguma vez ter visto um pop-up falso são minimizadas, como resultado!

 

Mito #4. Você nunca deve anotar uma senha

 

Há, de fato, alguns casos em que anotar uma senha é uma coisa muito boa de se fazer. Por exemplo, para proteger a sua rede doméstica sem fio, você deve certificar-se de que a senha do WiFi é longa (com pelo menos 20 caracteres) e tão complexa que você não se lembra dela – anotá-la em algum lugar e guardar em casa, em um lugar seguro é perfeitamente aceitável.

 

Enquanto você protege todas as senhas anotadas e as mantêm em algum lugar seguro, como em uma gaveta fechada, os riscos de elas serem comprometidas são bastante limitados.

 

Mito #5. Suas credenciais bancárias na internet são as coisas mais importantes para manter em segurança

 

Quando as pessoas são perguntadas sobre quais são suas coisas on-line mais importantes para proteger, elas costumam dizer que são os seus dados bancários na internet. E, no processo, elas esquecem completamente sobre a importância de proteger a sua conta de e-mail, especialmente se for uma conta on-line, como o Gmail, Yahoo ou Outlook.com.

 

Os golpistas são capazes de explorar as contas de e-mail mal protegidas de várias maneiras, e isso também pode afetar diretamente a sua família e amigos que podem ser alvo de golpes. Proteja sua conta de e-mail usando uma senha exclusiva para o seu e-mail e ative todas as funcionalidades adicionais, tais como a verificação em duas etapas, se estiver disponível.

 

Até a próxima e mantenha-se seguro.

 

Quer melhorar a segurança digital da sua empresa?

A Winco desenvolve há mais de 20 anos soluções de conectividade e segurança digital corporativa para a máxima proteção dos dados da sua empresa. Conheça os nossos produtos:

Winco Firewall – Solução completa UTM com Filtro de Conteúdo.
Winco Talk Manager – Controle e monitore o Skype e o Eikon Messenger da sua empresa.
Winco Cloud VPN – Disponibilize acesso seguro e controlado para os colaboradores externos.
Winco DDNS – Acesse facilmente na internet suas câmeras, computadores e outros dispositivos.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *