Cinco mitos de desempenho postos à prova

Cinco mitos de desempenho postos à prova

“artigo retirado do AVG Official Blogs”
por Sandro Villinger

 

Five performance myths put to the test

 

Se o seu PC, Notebook ou Tablet está levando uma eternidade para carregar, então, uma rápida pesquisa no Google, provavelmente revelará dezenas de milhares de artigos que pretendem ajudar drasticamente quando o seu PC está demorando muito para iniciar.

 

Acelerar o tempo de inicialização do seu PC não é uma ciência complicada, no entanto, existe uma grande quantidade de informações falsas na internet – algumas até mesmo se aplicam aos sistemas operacionais antigos, como o Windows 98!

 

Neste post, vamos dar uma olhada nos mitos mais comuns da otimização da inicialização do Windows, e vamos mostrar que a maioria não diminui efetivamente o tempo de inicialização e que alguns são até mesmo perigosos.

 

#1 – Exclua as Fontes Desnecessárias

 

Alguns sites afirmam que excluindo as fontes, você pode reduzir o tempo de inicialização. Seu raciocínio? O Windows precisa carregar fontes na memória durante a inicialização. Se isso fosse verdade, isso seria realmente um grande problema para mim, já que a minha pasta de fontes contém 282 fontes e tem um gritante 500 MB de tamanho.

 

Villinger Fonts

 

Considerando esse tamanho, carregar a minha pasta de fontes seria igual a executar vários programas durante a inicialização. Para testar isso, eu realmente reduzi a minha pasta “WindowsFonts” em ambas as máquinas de 282 para 40 fontes críticas do sistema que o Windows não me permitiu excluir. Isso ajudou? Não!

 

Veredito final: Falso

 

#2 – Ajuste Sua BIOS

 

Muitos sites também afirmam que ajustar a BIOS – que é o software básico que está instalado no seu PC – resulta em um aumento significativo no tempo de inicialização. Isso realmente é verdade – existem alguns ajustes de BIOS que ajudam a reduzir o tempo de inicialização. Por exemplo, através da definição de prioridade de inicialização para o disco rígido e desativando a inicialização a partir de sua unidade de DVD, porta USB ou de rede, você vai economizar alguns segundos.

 

Villinger BIOS

 

No entanto, eu só tocaria essa parte muito importante do sistema operacional, se você realmente sabe o que está fazendo – ou conhece alguém que sabe! Se você faz algo errado, você pode tornar o seu sistema inútil.

 

Veredito final: Verdadeiro

 

#3 – Alterar Tempo Limite do Menu de Inicialização

 

Se você estiver executando vários sistemas operacionais (por exemplo, Windows XP, Windows 7 e Linux) em uma máquina, você será saudado por algo semelhante à imagem abaixo quando você ligar o seu PC.

 

Villinger Boot Manager

 

O gerenciador de inicialização seleciona a entrada do sistema operacional padrão após 30 segundos. Você vê onde isso vai dar? Alguns recomendam baixar estes 30 segundos de tempo limite para três, cinco ou 10 segundos para melhorar o tempo de inicialização.

 

Vamos lá! Eu apenas não vejo como isso é um ajuste de desempenho, dado o fato de que você pode pressionar RETORNAR e pular o tempo limite — e se você não está lá para pular o tempo limite, por que você se preocupa com o tempo de inicialização? Caso você esteja desesperado para alterar este valor, tente o EasyBCD, que oferece uma maneira segura de alterar o tempo limite. Embora seja uma dica apenas para inicializações duplas, eu não posso dizer que ele realmente aumenta o desempenho da inicialização. Além disso, isso é algo principalmente para os nerds!

 

Veredito final: Falso

 

#4 – Use Toda a CPU Durante a Inicialização

 

Vamos pular as formalidades aqui. Isso não é apenas uma mentira, é um total absurdo. Centenas, se não milhares, afirmam que o Windows utiliza apenas um núcleo do processador durante a inicialização e recomendam habilitar todos os núcleos para acelerar drasticamente o processo. Nós também gostaríamos de mencionar um artigo de 2008 escrito pelo especialista em Windows Rafael Rivera.

 

Este ajuste não funciona e é projetado apenas para limitar o número de núcleos da CPU por razões de solução de problemas, e não para permitir mais núcleos. O Windows usa todos os núcleos disponíveis logo após a primeira fase da inicialização de qualquer maneira. Ao realizar este ajuste, alguns usuários, na verdade, enfrentaram a tela azul da morte “BAD_SYSTEM_CONFIG_INFO”.

 

Veredito final: Falso

 

#5 – Desative Dispositivos no Gerenciador de Dispositivos

 

PCs e laptops vêm com vários dispositivos embutidos ou outros componentes que os usuários podem não precisar; isso pode incluir um transmissor Bluetooth, um adaptador Ethernet, uma câmera web, um controlador firewire ou um chip de som. Por exemplo, eu comprei um dongle 802.11n externo e uma placa de som Creative X-Fi externa porque estes dispositivos são de uma qualidade muito maior do que os internos.

 

Villinger Device Manager

 

Agora, alguns recomendam desativar os dispositivos que você não precisa para melhorar o tempo de inicialização. Do ponto de vista técnico, isso faz sentido: o Windows não precisa lidar com esses dispositivos… Mas isso realmente ajuda?

 

Eu usei o Gerenciador de Dispositivos para desativar os seguintes dispositivos em minhas máquinas de teste:

 

* Áudio Vídeo Intel (chip de som secundário para uso via HDMI)

* Realtek High Definition Audio (chip de som primário)

* Realtek High Definition Audio Controller

* Webcam

* Input Wacom Pen

* Adaptador Wi-Fi (Atheros e Broadcom)

* Asus G Sensor

* Driver de Virtualização USB

* Todas as portas USB/controladores

 

Embora eu saiba que desativar todos esses dispositivos não é viável (quem jamais iria querer desativar todos estes adaptadores de rede permanentemente?), isso deve demonstrar o efeito sobre o tempo de inicialização muito bem. Será que teve algum efeito? Sim, um pouco: eu consegui economizar 4 segundos na inicialização. Valerá a pena o inconveniente? Não.

 

Veredito final: Verdadeiro (com algumas desvantagens potenciais)

 

Aqui está o que realmente acelera o tempo de inicialização

 

Agora que eu mostrei se as dicas mais comuns realmente melhoram (ou não) o tempo de inicialização, a minha recomendação é verificar o meu post do ano passado “Como fazer seu computador inicializar mais rápido“. ISSO, eu garanto, vai economizar não só alguns segundos de seu tempo de inicialização…

 

Quer melhorar a segurança digital da sua empresa?

A Winco desenvolve há mais de 20 anos soluções de conectividade e segurança digital corporativa para a máxima proteção dos dados da sua empresa. Conheça os nossos produtos:

Winco Firewall – Solução completa UTM com Filtro de Conteúdo.
Winco Talk Manager – Controle e monitore o Skype e o Eikon Messenger da sua empresa.
Winco Cloud VPN – Disponibilize acesso seguro e controlado para os colaboradores externos.
Winco DDNS – Acesse facilmente na internet suas câmeras, computadores e outros dispositivos.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *