Sabe aquele download que trava a rede? Tem como contornar.

Sabe aquele download que trava a rede? Tem como contornar.

Por Mariano Sumrell

Uma conexão rápida com a internet é cada vez mais importante para a eficiência de diversas atividades de uma empresa. Felizmente a evolução tecnológica e a competição entre provedores tem permitido a contratação de bandas cada vez maiores a custos bem atrativos. No entanto, a demanda também tem crescido a cada dia: sistemas hospedados na nuvem, vídeos com alta resolução, atualizações mais frequentes dos softwares, VoIP e assim por diante.

Muitas vezes, num dia em que a conexão com a internet está mais congestionada, downloads mais pesados ou até mesmo o acesso  aos vídeos no Youtube podem tornar  lenta a conexão para todos usuários da empresa, prejudicando a eficiência do seu trabalho.

Para evitar isso, o Winconnection tem recursos de gerenciamento de banda. O gerenciamento de banda é muitas vezes chamado de QoS (Quality of Service) porque ajuda a manter a qualidade do serviço de acesso à internet.

O contorle de banda do Winconnection permite definir diferentes tipos de controles. Uma das opções é priorizar as conexões, ou seja, dar maior ou menor prioridade para cada usuário ou endereço IP.

Outra forma de controlar o uso da internet é definir um limite superior para a banda que pode ser usada. Dessa forma, as conexões controladas não podem passar desse limite, evitando que prejudiquem o tráfego de internet para a rede toda.

E por fim, o Winconnection permite reservar banda para alguns serviços. Assim podemos garantir uma banda para serviços onde ela é crítica como, por exemplo, VoIP. Independentemente da carga na rede, o serviço terá a banda necessária para funcionar a contento.

Existe ainda, uma outra situação em que o controle de banda pode ser muito útil. Suponha que esteja sendo feito um download muito grande, mas necessário. Pode ser, por exemplo, a imagem da nova versão do Office que a empresa acabou de comprar on-line. Esse download em certo momento pode começar atrapalhar todos os usuários da rede mas não é desejável interrompê-lo para não se perder tudo o que já foi baixado. Nessa situação, com o Winconnection, é possível identificar a conexão do download e limitar a banda apenas dessa conexão. Com isso o download continua acontecendo sem atrapalhar os outros usuários.

O controle de banda do Winconnection tem muitos outros detalhes avançados que não cabe falar aqui pois a intenção era apenas mostrar mais um recurso que ajuda a melhorar o desempenho da rede e consequentemente do trabalho de todos.

Até a próxima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *