Internet :Ferramenta de Produtividade ou de Dispersão?

Internet :Ferramenta de Produtividade ou de Dispersão?

Há muitos anos atrás, visitando um cliente para o qual tinha configurado a conexão com a internet, firewall e todo o aparato de segurança, fui informado que o diretor queria que fosse cortado o acesso à internet de todos os funcionários,  exceto de uma lista seleta de pessoas que realmente precisavam navegar.

Na época, a internet era muito mais lenta e cara do que hoje e então perguntei:

– Vocês estão com problema de sobrecarga no link?

-Não, é que diretor chegou ontem às 7:30 da noite na empresa e flagrou um monte de gente visitando sites pornôs, lendo notícias de esportes e outros sites não relacionados ao trabalho. – respondeu o gerente de informática.

– Mas pelo menos era fora do expediente. – retruquei ingenuamente.

– Esse é o problema, estavam todos ganhando hora extra. –  explicou complacentemente o gerente.

Essa história ilustra bem o dilema que as empresas vivem: como aproveitar os benefícios da internet sem sofrer com a dispersão e perda de produtividade que ela pode causar.

O acesso à  internet é imprescindível na vida de qualquer empresa. Comunicação com clientes e fornecedores, busca de informação, pagamentos e outros acessos são recursos que facilitam a vida de todas as empresas, qualquer que seja o tamanho.

Ao mesmo tempo, é uma fonte inesgotável de  informações e atrações que não são ligados às atividades de trabalho mas são de interesse pessoal do colaborador:  Youtube, Facebook, programação de cinema, teatro e outros eventos, compras on-line, resultados de jogos de futebol e da  mega-sena e muito mais.

A melhor solução não é cortar totalmente o acesso e sim,  usando ferramentas adequadas como o Winconnection por exemplo, filtrar os acessos indevidos. Além disso, ter relatórios  de uso, tais como que sites os usuários estão acessando,  permite o ajuste dos filtros aplicados.

Isso vale também para o acesso a mensagens instantâneas, como MSN e ICQ que são formas importantes de comunicação com fornecedores, parceiros e clientes. Mas no MSN também estão a namorada que não podemos deixar sem resposta, aquele primo mala que está entediado no trabalho e começa a puxar assunto e mais uma infinidade de conhecidos. De novo, um filtro seletivo com o Winco Instant Messaging Filter, permite manter a comunicação com os contatos de trabalho enquanto bloqueia os outros. E o monitoramento das comunicações permite resolver casos como o reportado por um cliente que usava o MSN como forma de atendimento a clientes e ainda não tinha o nosso filtro de Instant Messaging.  Um dia um cliente dele reclamou que a atendente o ofendeu pelo MSN. A atendente negou e ficou a palavra de um contra o outro. Se ele já tivesse um monitoramento essa dúvida seria resolvida de forma incontestável olhando os registros  de comunicação.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *