Bloqueando o Ultrasurf

Bloqueando o Ultrasurf

O Utrasurf é um software criado pela Ultrareach Internet Corporation com o objetivo inicial de ajudar usuários da internet na China a burlar a censura e garantir a sua privacidade. Outros 42 países, segundo a Freedom House, também promovem alguma forma de censura na internet e o Ultrasurf tem sido uma valiosa ferramenta para os que tentam escapar da censura e repressão em seus países.  Por conta disso, conta com o suporte de uma extensa rede de voluntários em favor da causa da liberdade.

No entanto, o Ultrasurf também está sendo usado para burlar as políticas de uso e segurança de redes corporativas. Com o auxílio deste programa,  os usuários das redes das empresas conseguem acessar pornografia e outros itens não relacionados ao trabalho, sem deixar rastros. As empresas costumam criar regras de uso da internet para evitar dispersão no trabalho, acesso a sites impróprios para o ambiente de trabalho e diminuir os riscos de segurança. No nosso artigo “Internet: Ferramenta de Produtividade ou Dispersão”,  falamos sobre essa necessidade de controle de acesso. Mas o Ultrasurf se tornou o pesadelo dos administradores de  rede que tentam impor a política de acesso à internet e são driblados pelo Ultrasurf.

Felizmente, o Ultrasurf e outros programas do gênero podem ser bloqueados usando o Winconnection.  Basta configurar o Winconnection utilizando técnicas de hardening para bloquear o Ultrasurf e ainda tornar a sua rede mais segura. No próximo artigo falarei mais sobre hardening. Até lá.

 

Mariano

2 thoughts on “Bloqueando o Ultrasurf

    1. Com certeza o fator humano é essencial em todo processo de segurança e controle. Mas infelizmente nem sempre as pessoas se adequam aos procedimentos.
      Mariano.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *