10 segredos do corretor ortográfico do Microsoft Word

10 segredos do corretor ortográfico do Microsoft Word

Você pode usar o corretor ortográfico do Word quase todo santo dia, e ainda assim de vez em quando encontrará um comportamento estranho ou descobrirá algo novo. Você sabe como se livrar de uma palavra que foi adicionada por engano ao dicionário, ou como esconder as “ondinhas vermelhas” que aparecem debaixo das palavras em todo seu documento? Continue lendo para aprender a fazer isso e muito mais. As dicas a seguir foram testadas no Word 2010 e no Word 2007.

1. Desative a verificação enquanto você digita

Por padrão o Word verifica a ortografia de seu documento enquanto você digita, e sublinha em vermelho quaisquer palavras que não estejam presentes no dicionário de seu verificador ortográfico. Este recurso é útil, porém pode causar distração. Mas é fácil desativá-lo: clique em Arquivo / Opções / Revisão de Texto (no Word 2007 clique no botão com a logo do Word no canto superior direito da janela, e em Opções do Word / Revisão de Texto), desmarque a opção Verificar ortografia ao digitar. Clique em OK.

segredosword-opcoes-360px.jpg
Quase todos os ajustes são feitos na janela de Opções do Word, item “Revisão de Texto”

2. Verifique a ortografia de palavras em outro idioma

O Word não é naturalmente bilíngue, mas você pode treiná-lo para analisar mais de um idioma ao mesmo tempo. Normalmente quando você está trabalhando em um documento que contém texto em espanhol, por exemplo, o Word não irá reconhecê-lo se o idioma primário for o português e irá sublinhar em vermelho todas as palavras em espanhol, achando que são erros de ortografia.

Você pode evitar o problema dizendo ao Word para verificar o texto em espanhol usando uma lista de palavras em espanhol. Selecione o texto no segundo idioma e clique na aba Revisão no topo da tela. Clique no botão Idioma e escolha a opção Definir idioma de revisão de texto (no Word 2007 simplesmente clique em Definir Idioma). A janela Idioma irá surgir, e basta escolher na lista o idioma que quer usar com o texto selecionado: as que tem uma marca em V na frente são as disponíveis. Clique em OK para terminar.

3. Adicione palavras incomuns ao dicionário

Se você já sabe que irá usar algumas palavras incomuns e não quer que o Word as indique como erros, pode adicioná-las ao dicionário.

Clique em Arquivo / Opções / Revisão de texto / Personalizar Dicionários (no Word 2007 clique no botão com a logo do Word no canto superior direito da janela, e em Opções do Word / Revisão de Texto / Personalizar Dicionários). Selecione o dicionário Custom.dic e clique em Editar Lista do Word. Digite uma palavra e clique em Adicionar. Quando terminar, clique em OK.

Adicionar uma palavra de cada vez faz sentido se você tem uma lista pequena delas, mas se tem muitas o melhor a fazer é editar o dicionário diretamente. Na janela que lista os dicionários, anote o caminho indicado em Caminho do arquivo, vá até lá com o Windows Explorer e abra o arquivo custom.dic usando o Bloco de Notas. Adicone as palavras ao arquivo, uma por linha, e salve-o. O Word irá colocar automaticamente as palavras em ordem alfabética da próxima vez que você usar o arquivo.

4. Remova erros do dicionário

Se você adicionou uma palavra errada ao dicionário, o Word não irá identificá-la como um erro até que você a tire de lá. Clique em Arquivo / Opções / Revisão de Texto e em Personalizar Dicionários (no Word 2007 clique no botão com a logo do Word no canto superior direito da janela, e em Opções do Word / Revisão de Texto / Personalizar Dicionários). Selecione o dicionário Custom.dic, clique em Editar lista do Word e você verá uma janela com todas as palavras adicionadas ao dicionário. Role a lista até encontrar a palavra que deseja remover, clique sobre ela, clique em Excluir e em OK.

5. Determine o que será verificado

Dependendo de como usa o programa, você pode notar que o Word encontra erros onde nenhum existe, ou não encontra os erros embaraçosos que você comete. Felizmente é possível dizer ao Word para verificar ou não a ortografia de itens como endereços de e-mail, URLs e itens contendo números.

Clique em Arquivo / Opções / Revisão de texto (no Word 2007 clique no botão com a logo do Word no canto superior direito da janela, e em Opções do Word / Revisão de Texto). Aqui você pode definir preferências como Ignorar palavras em MAIÚSCULAS ou Ignorar palavras contendo números. Se você não quiser que o Word aponte endereços de e-mail e URLs como erros, marque a opção Ignorar endereços de arquivo e Internet.

Você também pode desabilitar Sinalizar palavras repetidas se você acha este comportamento irritante. Depois de terminar clique em OK. As mudanças entram em vigor imediatamente e são persistentes.

6. Esconda as “ondinhas”, só desta vez

Se você gosta de trabalhar com verificação ortográfica automática habilitada, mas quer esconder o sublinhado vermelho nas palavras erradas em apenas um documento para evitar distrações, clique em Arquivo / Opções / Revisão de texto (no Word 2007 clique no botão com a logo do Word no canto superior direito da janela, e em Opções do Word / Revisão de Texto / Personalizar Dicionários). No campo que diz Exceções para: selecione o documento atual, marque a opção Ocultar erros de ortografia neste documento apenas e clique em OK. Você ainda poderá fazer uma verificação ortográfica no documento clicando no item Ortografia e Gramática na aba Revisão, ou teclando F7.

7. Faça o Word ignorar um bloco de texto

Exemplos de linguagens de programação, dados científicos e outros tipos de texto especializado muitas vezes incluem palavras que não constam no dicionário do Word e portanto são apontadas como erros. Para desabilitar a verificação em um trecho nestes casos, clique na aba Revisão no topo da tela e no botão Idioma / Definir Idioma de Revisão de Texto (no Word 2007 clique em Revisão e Definir Idioma). Marque a opção Não verificar ortografia ou gramática e clique em OK. O Word nunca mais irá verificar o trecho selecionado.

8. Use múltiplos dicionários para diferentes projetos

Muitas profissões tem seu próprio jargão, como médicos, engenheiros e profissionais de tecnologia, cheios de termos e expressões incomuns no dia-a-dia de quem não trabalha na área. Portanto, é conveniente ter um dicionário com os termos mais comuns à mão, para que o Word não os aponte como erros.

segredosword-dicionarios-360px.jpg
Você pode adicionar, remover ou modificar os dicionários do Word

Você pode adicionar sua terminologia especial ao seu próprio arquivo Custom.dic (veja a dica Nº 3) ou criar um segundo dicionário apenas com os termos especializados. Esta pode ser uma boa opção, já que você poderá compartilhá-lo com outros usuários.

Para criar o segundo dicionário clique em Arquivo / Opções / Revisão de texto e clique em Personalizar dicionários (no Word 2007 clique no botão com a logo do Word no canto superior direito da janela, e em Opções do Word / Revisão de Texto / Personalizar Dicionários). Clique em Novo, dê um nome ao dicionário e clique em Salvar. Agora você pode adicionar palavras a ele seguindo os passos da dica nº 3.

Se você está usando dois dicionários, provavelmente irá querer que o Word use as palavras de ambos na hora de sugerir correções para palavras que possam estar erradas. Para fazer isto clique em Arquivo / Opções / Revisão de Texto (no Word 2007 clique no botão com a logo do Word no canto superior direito da janela, e em Opções do Word / Revisão de Texto) e desmarque a opção Sugerir com base no dicionário principal. Clique em OK.

9. Compartilhe um dicionário com outros usuários

Essa é praticamente uma continuação da dica anterior. Para compartilhar um dicionário que você criou clique em Arquivo / Opções / Revisão de texto e em Personalizar dicionários (no Word 2007 clique no botão com a logo do Word no canto superior direito da janela, e em Opções do Word / Revisão de Texto / Personalizar Dicionários). Selecione na lista o dicionário que você quer compartilhar e anote o caminho até ele, mostrado no campo Caminho do arquivo. Abra o Windows Explorer, vá até a pasta indicada e mande o arquivo .dic correspondente por e-mail, por exemplo, ou copie-o para um pendrive.

Para adicionar o dicionário compartilhado à sua cópia do Word o destinatário deve copiar o arquivo recebido para a mesma pasta onde está o arquivo Custom.dic. Depois deve abrir o Word e clicar em Arquivo / Opções / Revisão de texto e em Personalizar dicionários (no Word 2007 clique no botão com a logo do Word no canto superior direito da janela, e em Opções do Word / Revisão de Texto / Personalizar Dicionários). Ele deve então clicar em Adicionar, indicar o novo arquivo .dic e clicar em Abrir para adicioná-lo à lista de dicionários do Word.

10. Marque palavras que só estão erradas no contexto

Em algumas situações você pode usar uma palavra que está escrita corretamente, mas incorreta no contexto. Estes homófonos, como conserto e concerto, podem gerar confusão, ainda mais porque o corretor nem sempre aponta que estão sendo usados incorretamente. Uma possível solução é excluir estas palavras problemáticas da lista do corretor ortográfico para que a ferramenta as destaque.

Para isso você irá precisar adicionar as palavras ao arquivo de exclusão do Word, que é criado automaticamente para você quando o Word é instalado. Ele fica em sua pasta pessoal dentro de uma pasta oculta, em <sua pasta pessoal>AppDataRoamingMicrosoftUProof. O arquivo com as palavras em português se chama ExcludeDictionaryPB0416 e o com as palavras em inglês é o ExcludeDictionaryEN0409.

Clique com o botão direito do mouse sobre o arquivo que deseja modificar e clique em Abrir com. Selecione o Bloco de Notas na lista de programas instalados. Digite as palavras que deseja excluir da verificação, uma em cada linha, e salve o arquivo. Feche o Word e abra-o novamente.

A partir de agora, sempre que você digitar uma palavra que está na lista de exclusão o Word irá apontá-la como um erro. Só tenha cuidado: se você iniciar uma verificação ortográfica manual no documento usando a opção Ortografia e Gramática na aba Revisão, tenha o cuidado de clicar apenas em Ignorar uma vez para passar por ela. Se você clicar em Ignorar todas ou Adicionar ao dicionário, ela não será mais apontada como um erro.

Quer melhorar a segurança digital da sua empresa?

A Winco desenvolve há mais de 20 anos soluções de conectividade e segurança digital corporativa para a máxima proteção dos dados da sua empresa. Conheça os nossos produtos:

Winco Firewall – Solução completa UTM com Filtro de Conteúdo.
Winco Talk Manager – Controle e monitore o Skype e o Eikon Messenger da sua empresa.
Winco Cloud VPN – Disponibilize acesso seguro e controlado para os colaboradores externos.
Winco DDNS – Acesse facilmente na internet suas câmeras, computadores e outros dispositivos.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *