Você realmente precisa de proteção antivírus? Então, vá em frente e desinstale-o

Você realmente precisa de proteção antivírus? Então, vá em frente e desinstale-o

“artigo retirado do AVG Official Blogs”

por Yuval

 

Uma velha história tem circulado recentemente com base em uma ideia que eu acho particularmente engraçada: antivírus simplesmente não funciona.

 

Em um artigo publicado pouco antes do Ano Novo, o New York Times sugeriu que as empresas de antivírus têm um “pequeno segredo sujo: seus produtos não são realmente muito bons no bloqueio de vírus”.

 

O artigo menciona um estudo realizado por uma empresa de segurança digital da Califórnia, Imperva, em novembro de 2012. O estudo é profundamente falho e é baseado em um teste de apenas 84 amostras e ainda tira conclusões selvagens:

 

“Acreditamos que a maioria dos produtos antivírus no mercado não consegue acompanhar a taxa de propagação de vírus na Internet”, o estudo afirmou. “[O que] as empresas e os consumidores gastam em antivírus não é proporcional à sua eficácia”, continua relatório da Imperva.

 

Eu não serei o primeiro fornecedor de antivírus a criticar e sugerir que o estudo é falho. Meus colegas da indústria da Kaspersky, Trend Micro e Sophos já rejeitaram e questionaram publicamente a metodologia utilizada.

 

Não só foi o tamanho da amostra ridiculamente pequeno, mas também foi fracamente validado a forma que os pesquisadores usaram o VirusTotal para fazer o benchmark, que só examina assinaturas, ao invés de executar as amostras em um PC protegido.

 

Os argumentos para a falta de credibilidade da pesquisa são bem detalhados ​​em um artigo publicado no Tech News Daily, no dia 02 de Janeiro intitulado como “Estudo sobre a falha na eficácia de antivírus pode ser ele mesmo falho”. Confira.

 

Mas, primeiro, aqui está o meu ponto de vista: a proteção antivírus é muito mais sofisticada do que o sugerido no estudo, que incide sobre a verificação de ameaças baseada em assinaturas, que a maioria dos profissionais de segurança digital sabe que é apenas um dos vários mecanismos usados ​​para revelar código infectado.

 

Um antivírus eficaz funciona em muitas camadas, como até mesmo a tentativa básica de remover um software de proteção de um dispositivo seria revelada, e estas camadas trabalham em conjunto sob uma marquise para manter as máquinas seguras.

 

É um pouco como a segurança do veículo. Um ladrão teria que arrombar a fechadura na porta, enganaria a ignição e o alarme, três sistemas de segurança um atrás do outro. E para aqueles que têm muito que proteger, eles poderiam escolher o mesmo percurso do GPS. Segurança é tudo sobre a compreensão do valor do ativo e então aplicar os níveis necessários de proteção.

 

Deixar o seu carro destrancado e as chaves na ignição? É isso que as pessoas que dizem que antivírus não funciona estão realmente sugerindo que você faça com seus ativos digitais?

 

Dizer que o antivírus é fundamentalmente incapaz de responder com rapidez suficiente às ameaças atuais de segurança digital é como dizer que as fechaduras dos carros de hoje são terríveis na prevenção de perseguições policiais de alta velocidade. Você pode fazer o argumento, ou você simplesmente estacionar em uma garagem segura.

 

Quando você leva em conta outros métodos, como heurística, análise comportamental, prevenção/detecção de intrusão, reputação, verificação de link e outros mecanismos, tais como firewalls, anti-phishing e anti-spam, todos em um lugar comum, talvez faça mais sentido usar outra analogia para entender os vários níveis de funcionamento do antivírus.

 

Por exemplo, é melhor uma orquestra de instrumentos tocando juntos em harmonia para fazer uma composição, ao invés de um trompetista solitário. E mesmo assim, a orquestra é apenas uma parte necessária para um show de sucesso. Há a acústica, a arquitetura, o público, os bancos que eles usam. Manter a segurança digital é um esforço multidimensional que pode  começar no nosso desktop ou laptop, mas se estende a todos os nossos dispositivos conectados à Internet, incluindo smartphones, tablets e e-readers (leitor de livros digitais).

 

Mesmo assim, para balançar a casa, você precisa de inteligência e inovação tecnológica. O software que protege nossas crianças de agressores nas mídias sociais ou de predadores online não tem nada a ver com vírus e é tão ou mais importante quanto.

 

Não me interpretem mal: vírus pode ser catastrófico. Mas a probabilidade de uma destruição completa da sua existência digital – presumindo que você tem o software de segurança correto instalado e atualizado – é muito menor do os sensacionalistas querem fazer você acreditar.

 

Estamos cientes de que proteger seus ativos digitais é uma grande preocupação para as pessoas e empresas. Na AVG, oferecemos um número abrangente de soluções sofisticadas para garantir que a nossa proteção contra ameaça é tão alto como qualquer fornecedor de antivírus na indústria. E, sim, estamos adicionando e desenvolvendo novas camadas de proteção para combater novos métodos de ataque, que estão sendo desenvolvidos no mundo de rápida mudança do crime cibernético.

 

Mas não leve em consideração nossa palavra. Desinstale o seu antivírus, e em breve, você vai ter uma boa ideia do que você estava protegido.

12 thoughts on “Você realmente precisa de proteção antivírus? Então, vá em frente e desinstale-o

  1. até que enfim achei um lugar no site do AVG para poder dar uma opnião, sugestão, etc… hooooo site difícil de dar notícias…

    PROBLEMA:

    há problemas na extensão AVG Security Toolbar 14.0.2.12 para Mozilla Firefox 18.0.1
    que está travando o preenchimento dos campos para envio de e-mail no Yahoo.

  2. Olá, Erik.
    Vamos analisar o AVG Security Tool Bar para ver o que está acontecendo. Obrigado por informar.
    Temos outros canais com os quais você pode entrar em contato com a gente: facebook.com/avgbrasilantivirus e twitter @AVGBrasil.

  3. Prezado Sebastião.

    Obrigado por escolher o AVG como sua suíte de segurança.

    Siga as instruções abaixo para a desinstalação do AVG Security Toolbar.

    Faça download do arquivo de instalação atual do AVG na seção Download do nosso site e execute-o para iniciar o processo de instalação.

    O processo de instalação reconhece a existência do AVG instalado, e as opções Adicionar/remover componentes, Reparar instalação e Desinstalar são oferecidas.

    *Feche o seu navegador de Internet.
    *Escolha a opção “Reparar instalação”.
    *Na página seguinte, desmarque a opção “Sim, desejo instalar o AVG Security Toolbar”.
    *Encerre o assistente de instalação e atualize o AVG.

    Dessa forma o AVG Security Toolbar ficará permanentemente desinstalado do seu computador.

    Observação: A desinstalação do AVG Security Toolbar não tem efeito negativo sobre o nível de segurança oferecido pelo componente LinkScanner. A única conseqüência de uma barra de ferramentas ausente é a falta de algumas opções e informações menos detalhadas sobre as ameaças encontradas pelo componente LinkScanner. As principais configurações do componente LinkScanner ainda podem ser definidas na interface do usuário do AVG

    Obrigado pelo contato.

  4. Instalei o AVG Internet Security no meu notebook que tem como sistema operacional o windows 8 pro !. Depois de alguns dias o notebook começou a travar na inicialização, com isso restaurei o notebook para um ponto de restauração antes de ter instalado o AVG e o notebook não travou mais !. Oque pode estar acontecendo ?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *