Três questões sobre mídias sociais para se perguntar

Três questões sobre mídias sociais para se perguntar

“artigo retirado do AVG Official Blogs”

por Gene Marks

 

Sempre que falo com os clientes e outros empresários sobre as mídias sociais sempre recebo uma resposta abaixo do esperado. Todos enxergam o poder e estão animados com a perspectiva de atingir um vasto público. Mas a maioria dos profissionais não consegue atingir seus sonhos com a mídia social.

 

Alguns conseguem, é claro. Comediantes, palestrantes, empresas de serviços e outras relacionadas com o consumo construíram um mecanismo rentável em sites de mídia social. As pessoas nos meios de comunicação usam as mídias sociais o tempo todo para fazer pesquisas e se comunicar com os outros.

 

Então por que eu encontro tantos empresários que ainda precisam usar as mídias sociais de forma mais eficaz? Eu acho que é porque eles não conseguiram se perguntar três questões-chave antes mesmo de começar.

 

1. Onde estão os meus clientes?

2. Quem vai fazer o trabalho?

3. Quais são as minhas expectativas?

 

Vamos começar com os clientes. Se você tem uma loja de flores de bairro faz sentido ter uma página no Facebook para sua loja. Este é um passatempo para a maioria das pessoas. É divertido. E você pode chamar sua comunidade para lá. Mas se você tem uma empresa que faz papel revestido de silicone para usuários da indústria de embalagens eu não estou tão certo de que ter uma página no Facebook vai lhe trazer alguma coisa melhor. Ou uma presença no Twitter. Ou um site no Pinterest. Seus clientes não estão lá. E se eles estão em qualquer um desses sites é provavelmente para jogar ou se reconectar com velhos amigos, em vez de falar sobre papel revestido de silicone. Se seus clientes não estão nas mídias sociais, então você também não deve estar. Vá onde seu cliente está. Tudo bem não ter uma página no Facebook, se ninguém vai visitá-la.

 

Se você decidir ter uma presença na mídia social, prepare-se para dedicar muitos recursos para isso. Quem vai fazer o trabalho? Agora, grandes empresas têm equipes dedicadas para mídia social. Eu tenho uma pessoa que me ajuda a manter os meus tweets e atualizações durante a semana. Eu não posso fazer tudo. Um site de mídia social precisa ser ativo, informativo, educativo e um lugar onde as pessoas possam voltar. Você está ocupado o suficiente e isso não vai acontecer por mágica. Você vai ter que ter alguém para fazer isso. O que significa que você vai ter que pagar alguém para fazer isso. Você vai ter que gastar tempo supervisionando essa pessoa. Você vai ter que estar muito familiarizado com o que está acontecendo em seu site(s) e planejar o conteúdo que você deseja entregar. É preciso tempo e dinheiro para fazer tudo isso.

 

E, então, por que está fazendo isso? Quais são as suas expectativas? Muitos empresários pensam que a mídia social é outra forma de marketing. Não é. É sobre a construção de uma comunidade. Trata-se de comunicação de informações para ajudar seus clientes a ficar perto de você e, se você fizer um bom trabalho, trazer novos clientes. Meus melhores clientes que usam as mídias sociais, focam primeiramente na vantagem máxima de atendimento ao cliente, e segundo lugar, focam no marketing.

 

A mídia social é apenas outra forma, outra ferramenta, para manter próximo a sua comunidade. Talvez você tenha uma maneira melhor para fazer isso. Talvez feiras frequentes, conferências, enviar e-mails, fazer um monte de telefonemas … o que quer que seja. Você não tem que ter uma presença na mídia social. Mas se você fizer, certifique-se que você está respondendo as três perguntas acima.

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