Tablets mudam hábito de leitura de e-mail

Tablets mudam hábito de leitura de e-mail

A Return Path, especializada em certificação de email e monitoramento de reputação, apresentou as conclusões do seu segundo estudo global sobre o impacto que os dispositivos móveis estão tendo na visualização de emails. O estudo, intitulado “Mobile, Webmail, Desktops: Onde seu email é lido agora?”, analisou dados de abril a setembro de 2011 e verificou as tendências de mudança, além de fornecer recomendações para ajudar os profissionais de marketing a entender melhor o complexo e crescente panorama para se comunicar com clientes e possíveis clientes.

Visualização de emails em dispositivos móveis continua ganhando terreno
No seu último estudo, os dados da Return Path mostraram um padrão de crescimento de uso que é difícil de ignorar, na medida em que a abertura de emails em dispositivos móveis aumentou 34% em comparação com os seis meses anteriores. Apesar do webmail manter seu status de plataforma mais popular para leitura de emails, o mobile vem mostrando altas taxas de crescimento, enquanto que o número de aberturas em webmail e no desktop caiu 11% e aproximadamente 9,5%, respectivamente.

Visualização de emails pelo iPad explode
Com a interface de email do iPad tornando o consumo de mensagens mais fácil, em qualquer lugar, a utilização destes tablets disparou, com um incremento de 73% nas checagens de e-mail através destes dispositivos entre abril e setembro de 2011. As visualizações de e-mail no iPad saltaram 12% entre março, quando o iPad 2 foi lançado, e abril, continuando a partir daí uma forte escalada.

Como o dia da semana influencia o uso de e-mail
Onde os emails são lidos é influenciado diretamente por quando são vistos, com o desktop sendo mais relevante nos dias da semana e o mobile subindo nos finais de semana. A pesquisa da Return Path apontou forte queda no uso de desktops nos finais de semana, com uma alta correspondente na utilização de webmail e mobile. A segunda-feira, por outro lado, é igualmente forte para webmail e desktop, mas o pior dia da semana para dispositivos móveis. O estudo verificou uma diferença no uso nos finais de semana em relação aos seis meses anteriores – enquanto no anterior foi registrado um incremento no uso de webmail aos domingos, com queda nos acessos mobile, no estudo mais recente a Return Path descobriu que o uso de webmail e do mobile está bem consistente tanto no sábado quanto no domingo.

Outlook mantém liderança no Desktop
O Outlook permanece na posição de liderança de softwares instalados para checagem através do Desktop, com 63% dos emails abertos, sem apontar mudanças em relação ao último estudo feito nos seis meses anteriores. O Apple Mail ainda é o único programa próximo ao Outlook, com 31% das checagens, seguido pelo Thunderbird e o AOL Desktop, que têm apenas 3% das checagens cada.

2 thoughts on “Tablets mudam hábito de leitura de e-mail

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *