Sete ajustes rápidos para o Windows 7

Sete ajustes rápidos para o Windows 7

Aqui vão sete dicas úteis para gerenciar várias tarefas dentro do Windows 7, de forma rápida e fácil

1. Abra os aplicativos da forma mais fácil

Quer abrir um aplicativo sem tirar as mãos do teclado? Pressione a tecla Windows e digite as primeiras letras do nome do programa (por exemplo, chr para o Chrome), seguidas de Enter. Se você tem programas fixos na barra de tarefas, pode abrir o primeiro deles teclando Windows + 1, o segundo com Windows + 2, e por aí vai.

2. Modifique o comportamento do AutoPlay

Já se perguntou porque um filme em DVD começa a tocar assim que você coloca o disco no drive? É por causa do AutoPlay. Vá ao Painel de Controle / Hardware e Sons / Reprodução Automática e você poderá dizer ao Windows exatamente o que você quer que aconteça a cada vez que você insere um CD ou DVD no drive, ou pluga uma câmera ou smartphone numa porta USB.

3. Desative o gerenciamento automático de janelas

Por padrão o Windows 7 muda automaticamente o tamanho das janelas abertas se você arrastá-las para os cantos da tela. Arraste uma para um dos lados e ela “gruda” lá automaticamente, se redimensionando para ocupar meia tela. Ou arraste-a para o topo da tela para fazer a janela ocupar a tela inteira. Pode ser útil, mas também pode ser um incômodo. Você pode desabilitar este comportamento: vá ao Painel de Controle / Facilidade de Acesso, clique em Facilitar o uso do mouse e marque a opção “Evite que as janelas sejam organizadas automaticamente ao movê-las para a borda da tela”. Clique em OK e pronto!

4. Facilite o diagnóstico usando uma conta de usuário extra

Se você está tendo problemas incomuns com o Windows ou aplicativos do dia-a-dia, experimente usar o PC com uma conta de usuário diferente da que você costuma usar (você pode criar uma nova conta no Painel de Controle, em Contas de Usuário e Segurança Familiar / Adicionar ou remover contas de usuário) e veja se os problema se repetem.

Se não, os problemas que você está tendo provavelmente não são relacionados ao sistema, e podem estar sendo causados apenas por um arquivos de configuração corrompido, por exemplo. Mas se o problema acontece em ambas as contas, pode ser necessário reinstalar o aplicativo ou o próprio Windows.

5. Mostre as extensões de arquivo no Windows Explorer

As extensões de arquivo (um resquício dos tempos do MS-DOS, acredite!) ajudam a indicar qual é o tipo do arquivo com o qual você está lidando. Documentos do Word tem a extensão .doc, fotos tem a extensão .jpg, músicas costumam ter a extensão .mp3, e por aí vai. Atualmente o Windows Explorer, por padrão, esconde as extensões, mas você pode mostrá-las novamente abrindo o Windows Explorer (tecle Windows + E para facilitar) e clicando no menu Organizar / Opções de pasta , na aba Modo de Exibição e desmarcando a opção Ocultar as extensões dos tipos de arquivo conhecidos na lista.

6. Desabilite o trackpad enquanto digita

Você não odeia quando está digitando algo em seu notebook e seu pulso esbarra no trackpad, mandando o cursor pra longe? O utilitário Touchpad 1.2, da DeSofto, pode corrigir isso. Basta baixar e instalar, e seu trackpad será automaticamente desabilitado sempre que você estiver digitando.

7. Evite que os ícones mudem de lugar

O Windows é horrível na hora de restaurar o layout do seu desktop quando muda a resolução da tela, o que pode ser o motivo pelo qual seus ícones estão sempre mudando de lugar. Um utilitário gratuito chamado DesktopOK permite que você salve a posição dos ícones, e restaure a configuração com um simples clique da próxima vez que uma mudança de resolução bagunçar tudo.

 

One thought on “Sete ajustes rápidos para o Windows 7

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *