Proteja-se contra Ataques de Mobile Banking

Proteja-se contra Ataques de Mobile Banking

“artigo retirado do AVG Official Blogs”

por Tony Anscombe

 

É verdade – mobile banking (operação bancária móvel) é uma maneira fácil e eficiente para ver os saldos de suas contas, analisar as transações individuais, e enviar ou receber pagamentos enquanto você estiver em trânsito.

 

Mas esta conveniência não está atraindo somente os usuários de smartphones em todo o mundo – está atraindo também os criminosos virtuais, e é fácil perceber o porquê.

 

De acordo com um recente relatório do Federal Reserve, 42 por cento dos usuários de serviços bancários móveis transferiram dinheiro entre contas, enquanto, 21 por cento dos usuários de pagamento móvel transferiram o dinheiro diretamente para o banco de outro usuário, cartão de crédito ou conta Paypal.

 

Isso equivale a uma enorme quantidade de dinheiro mudando de mãos através de dispositivos móveis, e é por isso que os criminosos virtuais estão se tornando mais agressivos, e os banqueiros móveis devem proceder com cautela.

 

Na verdade, de acordo com o Q3 Community Powered Threat Report da AVG, os criminosos virtuais estão redirecionando velhos truques, a fim de atrair os consumidores para o download do malware que é capaz de obter o seu número de telefone e informações bancárias.

 

Embora o ataque começa no seu PC, um tipo especial de malware conhecido como Man-in-the-Mobile  (Zitmo) é capaz de acessar o seu nome de usuário, senha e número de autenticação da transação – que são emitidos pelo banco para autorizar transações financeiras.

 

Independentemente se você é um novato em transações bancárias móveis ou um especialista no assunto, há ainda alguns hábitos seguros móveis que devem ser adotadas por todos:

 

1. Definir alertas bancários – Mantenha-se informado sobre a atividade da sua conta bancária através da criação de um e-mail personalizado e alerta móvel.

 

2. Limpe seu histórico – Limpar o cache do seu navegador móvel não só irá melhorar o desempenho do seu smartphone, mas também irá impedir que ladrões acessem cópias de páginas web que possam conter informações pessoais e que levam a contas bancárias ou de cartão de crédito. Se você precisa usar seu navegador móvel, certifique-se de desconectar completamente  após cada sessão.

 

3. Proteção em camadas – Você não apenas deve bloquear o seu telefone de ladrões e amigos travessos, também considere a instalação de software antivírus como o AVG Anti-Virus para Android que pode detectar links maliciosos e aplicativos ilegítimos. O software também permite que você apague remotamente os dados do seu telefone se ele for perdido ou roubado.

 

4. Perdeu smartphone? Alerte o seu banco – Se acontecer de você perder o seu smartphone considere alertar o seu banco ou empresa de cartão de crédito, de modo que eles possam manter-se atentos para qualquer atividade suspeita. Uma vez que um ladrão tem seu smartphone em suas mãos é muito mais fácil para eles recuperarem as senhas.

 

5. Planejando atualizar? Não se esqueça de apagar os dados do seu smartphone e de restaurar as suas configurações de fábrica para que as mensagens de texto, e-mails ou aplicativos antigos que contenham dados bancários ou do cartão de crédito sejam excluídos. Nunca venda um celular sem antes se certificar de que todos os dados importantes foram removidos.

 

Você acessa o seu banco usando o seu smartphone? Como se proteger? Compartilhe suas dicas no Twitter ou participe da conversa no Facebook.
AVG Community Powered Q3 Threat Report 2012

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