Falsos aplicativos do Blackberry aparecem no Google Play Store

Falsos aplicativos do Blackberry aparecem no Google Play Store

“artigo retirado do AVG Official Blogs”
por Elad Shapira

 

Durante todo final de setembro, temos notado que aplicativos não oficiais do BlackBerry® messenger (BBM) estão sendo carregados  no Google Play Store e estão sendo baixados por milhões de usuários. Eles foram posteriormente removidos pela equipe de segurança do Android.

 

A boa notícia é que esses aplicativos falsos continham apenas componentes de rede de anúncios agressivos e nenhum dano crítico foi feito aos usuários que fizeram a instalação. 

 

Blackberry e Android TM – o quê?

RIM, a fabricante do BlackBerry está prestes a lançar no Google Play uma aplicação para Android chamada BlackBerry Messenger (BBM)

Link: http://us.blackberry.com/bbm.html

 

 

Que história é essa?

 

O aplicativo oficial para Android da RIM ainda não foi publicado no Google Play, mas algumas versões não oficiais ou compilações desses aplicativos vazaram na internet.

 

Como você pode ver  no post do blog da RIM abaixo, esse vazamento beta não oficial, causou alguns problemas para a empresa e um atraso no lançamento oficial internacional (http://blogs.blackberry.com/2013/09/bbm-for-android- iphone-lançamento-update /):

 

 

Desenvolvedores sem escrúpulos usaram o atraso no lançamento oficial e o burburinho em torno da mídia para carregar versões falsificadas do BBM para Android, cheias de componentes de anúncios intrusivos para fazer um dinheirinho rápido.

 

Aqui está um exemplo de um aplicativo não oficial que pode ser baixado no Google Play Store:

 

 

Estas versões não oficiais do BlackBerry contêm propriedades de rede de publicidade, pelo menos, não há dano crítico para o enorme número de usuários que fizeram o download. No entanto, poderia ter sido uma história diferente se os autores adicionassem algum componente malicioso ao invés disso.

 

Depois de instalar esses aplicativos, eles forçam o usuário a dar uma classificação de cinco estrelas para o aplicativo no Google Play e a recomendá-lo no Google+.

 

Aqui está o que o ícone parecido de um destes aplicativos falsos:

 

 

E aqui está o pedido para avaliar a aplicação:

As recomendações maciças e comentários sobre esta aplicação convencem outros usuários a fazerem o download.

 

Encontramos pelo menos nove aplicativos falsos que foram carregados no Google Play:

 

 

Como explicado anteriormente, todos os aplicativos falsos receberam classificações altas dos usuários.

 

Mais tarde, os usuários começaram a suspeitar de que não eram aplicativos oficiais, como você pode ver abaixo no printscreen das opiniões dadas a um desses aplicativos:

 

Como você pode ver, nem todos os usuários tem certeza se este aplicativo é legítimo ou falso.

 

Por fim, a equipe de segurança do Android removeu os aplicativos falsos da loja. Aqui está um exemplo:

 

Podemos ver como um usuário que baixa este aplicativo convence outros a baixá-lo e, quando o tempo estava certo (os usuários estão cientes de que uma aplicação para Android do BBM deveria ser liberado no Google Play em breve) isso só aumenta o efeito.

 

Este é um vetor interessante ou campanha e após o seu sucesso (o aplicativo baixado por milhões de pessoas), só podemos prever que vai haver outros exemplos no futuro.

Quer melhorar a segurança digital da sua empresa?

A Winco desenvolve há mais de 20 anos soluções de conectividade e segurança digital corporativa para a máxima proteção dos dados da sua empresa. Conheça os nossos produtos:

Winco Firewall – Solução completa UTM com Filtro de Conteúdo.
Winco Talk Manager – Controle e monitore o Skype e o Eikon Messenger da sua empresa.
Winco Cloud VPN – Disponibilize acesso seguro e controlado para os colaboradores externos.
Winco DDNS – Acesse facilmente na internet suas câmeras, computadores e outros dispositivos.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *