Enciclopédia de Ameaças AVG: Hacker Hats?

Enciclopédia de Ameaças AVG: Hacker Hats?

“artigo retirado do AVG Official Blogs”

Por Charlie Sanchez

 

Introdução à Enciclopédia de Ameaças

A Enciclopédia de Ameaças é onde oferecemos todo o conhecimento que você precisa para entender e evitar ameaças de todos os tipos. Não é uma análise aprofundada do código da ameaça, pelo contrário, abordamos os conceitos básicos e ajudamos você a entender o que os programas antivírus, como o AVG, pode te proteger.

 

Hacker Hats (Chapéus dos Hackers):

Hacker como um termo mal-intencionado pode não ser tão simples como algumas pessoas podem pensar. Como outros assuntos controversos, os hackers podem dividir opiniões entre o incômodo mal-intencionado, um mal necessário e ainda uma força positiva.

Qualquer que seja sua opinião, os hackers surgem de todas as formas e tamanhos e cada um tem seus próprios motivos para sua linha de trabalho. Neste tópico da Enciclopédia de Ameaças vamos abranger as diferentes classificações para os hackers e os trabalhos que eles fazem.

 

Black Hat (Chapéu Preto):

É o que as pessoas pensam quando se pensa em um hacker. Um chapéu preto é alguém que ataca sistemas por puro prazer ou para ganho pessoal. Os chapéus pretos podem lucrar com as vendas de dados roubados de um sistema comprometido.

 

White Hat (Chapéu Branco):

O oposto do chapéu preto, um chapéu branco é alguém que ataca um computador ou sistemas de segurança, com o objetivo de melhorar sua segurança. Os chapéus brancos podem trabalhar sozinhos ou podem trabalhar para uma empresa de segurança executando tarefas como testes de penetração, a fim de proteger os sistemas contra ataques.

 

Grey Hat (Chapéu Cinza):

É uma mistura curiosa dos chapéus pretos e brancos. Um chapéu cinza é um hacker que pode obter um pequeno lucro por invadir sites ou sistemas apenas para notificar os proprietários. Eles, então, oferecem os seus serviços por uma pequena taxa para garantir a segurança.

 

Blue Hat (Chapeú Azul):

Os chapéus azuis são hackers que operam fora das empresas de segurança e têm a tarefa de atacar softwares ou sistemas antes do seu lançamento. A Microsoft usa os chapéus azuis extensivamente para proteger os seus produtos e até mesmo realiza uma competição com prêmios em dinheiro.

 

Script Kiddie (Script de moleque):

Geralmente formado por chapéus pretos, um script kiddie é alguém sem conhecimento especializado que ataca um sistema usando ferramentas de ataques pré-desenvolvidas. Isto é feito principalmente quando o objetivo é causar perturbações e sofrimento para o alvo.

 

Hacktivista:

Semelhante a um chapéu cinza, muitas vezes os hacktivistas estão entre a linha do comportamento ético e a das más intenções. Os hacktivistas atacam alvos específicos com motivos políticos ou moral. Por exemplo, o conhecido grupo Anonymous, que atacou um site neo-nazista alemão e expôs os nomes dos membros registrados.

 

E você? O que você acha dos hackers? Este artigo mudou sua opinião sobre os hackers? Deixe seu comentário aqui no blog, no Facebook ou no Twitter.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *