Como saber se o seu site preferido é seguro

Como saber se o seu site preferido é seguro

“artigo retirado do AVG Official Blogs”
por Tony Anscombe

 

How to tell if your favorite website is safe

 

OpenSSL, uma forma de criptografia que é usada por muitos dos principais sites do mundo, tornou-se notícia no início deste ano com a bem divulgada vulnerabilidade Heartbleed.

 

Agora, uma nova vulnerabilidade conhecida como uma Injeção CCS surgiu, o que significa que muitos sites devem atualizar novamente seus servidores para nos manter protegidos.

 

Na semana passada, a AVG verificou os servidores de 45.000 dos maiores sites do mundo (de acordo com o ranking Alexa), cerca da metade dos que usam a criptografia OpenSSL. Nossa análise mostrou que desses sites potencialmente vulneráveis, 75% ainda não estão protegidos, deixando mais de 17.000 abertos para o ataque.

 

Por que isso importa para os usuários da Internet?

 

Como método de criptografia usado por vários sites populares, o OpenSSL é responsável por manter muito dos seus dados privados. Conforme o seu computador envia suas informações pessoais, como dados bancários, números de cartão de crédito, endereços da sua residência e seu e-mail em toda a web, você está confiando na criptografia como o OpenSSL para mantê-lo a salvo de olhares indiscretos. Se existem vulnerabilidades no método de criptografia, então é possível que os dados sensíveis possam ser vistos pelas pessoas erradas.

 

Há algo que eu possa fazer como um usuário?

 

Embora o risco para os usuários ainda seja pequeno já que os sites continuam corrigindo essa vulnerabilidade, pensamos que é realmente importante que os usuários do AVG saibam se seus sites favoritos são afetados ou não por este problema.

 

É por isso que desenvolvemos uma funcionalidade adicional em nosso produto gratuito AVG Web TuneUp que irá informá-lo através de um banner sempre que você visitar um site que pode estar em risco devido a uma Injeção CCS.

 

O banner será exibido da seguinte forma:

 

HeartBleed13a

 

A decisão de utilizar o site depende muito de você. Se você decidir ir em frente, pense cuidadosamente antes de compartilhar qualquer de suas informações pessoais no site. É importante notar também que, se um dos seus sites favoritos foi afetado pelo Heartbleed ou por um novo ataque, definitivamente vale a pena mudar sua senha assim que o site for atualizado, apenas para ter uma maior tranquilidade. Visite este post para informações sobre como criar uma senha forte.

 

O que mais o AVG Web TuneUp pode fazer para o meu computador?

 

O AVG Web TuneUp é um plugin para o navegador leve e fácil de usar que pode ajudá-lo a tirar o máximo proveito da Internet, ajudando a garantir que você fique seguro e privado e pode até mesmo ajudá-lo a remover seus dados de navegação com um simples clique em um botão.

 

O AVG Web TuneUp fará a varredura em cada site antes de você acessá-lo e irá atribuí-lo uma classificação de Segurança do Site como “Safe” (Seguro), “Risky” (Arriscado) ou “Dangerous” (Perigoso). Dessa forma você pode evitar surpresas desagradáveis ​​quando estiver navegando na web.

 

Se você está preocupado com a sua privacidade, o AVG Web TuneUp pode ajudar a bloquear rastreadores de redes de anúncios, análises que monitoram o seu comportamento e até o monitoramento da rede social.

 

Para mais informações sobre o AVG Web TuneUp, visite a página do produto.

 

 

 

Quer melhorar a segurança digital da sua empresa?

A Winco desenvolve há mais de 20 anos soluções de conectividade e segurança digital corporativa para a máxima proteção dos dados da sua empresa. Conheça os nossos produtos:

Winco Firewall – Solução completa UTM com Filtro de Conteúdo.
Winco Talk Manager – Controle e monitore o Skype e o Eikon Messenger da sua empresa.
Winco Cloud VPN – Disponibilize acesso seguro e controlado para os colaboradores externos.
Winco DDNS – Acesse facilmente na internet suas câmeras, computadores e outros dispositivos.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *