AVG alerta: vazamento de fotos não acontece só em Hollywood, saiba como se prevenir

AVG alerta: vazamento de fotos não acontece só em Hollywood, saiba como se prevenir

 

 

Muitas celebridades foram surpreendidas nos últimos dias com a exposição de fotos pessoais na Internet, muitas delas nuas. Estima-se que mais de 100 personalidades tiveram suas contas invadidas e suas fotos expostas no site 4chan.org. Esse acontecimento reaqueceu a discussão sobre privacidade e segurança na Internet evidenciando a vulnerabilidade a qual se está exposto nos dias de hoje. Diante disso, a AVG Technologies apresenta alguns pontos aos quais os usuários precisam atentar para um uso mais seguro da Internet.

 

Alguns experts levantaram a possibilidade da invasão ter sido facilitada por  uma falha na plataforma iCloud da Apple. A empresa está investigando, segundo informado em nota divulgada na última semana, mas afirma que não encontrou, até o momento, evidências de que as falhas tenham sido de responsabilidade dos programas da empresa.

 

Como uma das maiores empresas de segurança digital do planeta, a AVG acredita que esse caso foi apenas mais um lembrete de que, uma vez que a informação tenha se tornado digital, existem inúmeros riscos de segurança envolvidos. Infelizmente, esta é uma lição que grande parte dos usuários aprende da forma mais dolorosa.  É como a atriz britânica Emma Watson descreveu em sua conta do Twitter: “Pior do que ver a privacidade de mulheres serem violadas nas mídias sociais é ler os comentários que demonstram a total falta de empatia com o caso”.

 

Pensando nesta e em outras situações de risco na rede, a AVG elaborou uma série de dicas para a proteção e privacidade on-line. Algumas podem até já serem corriqueiras para o usuário, mas vale sempre reforçar:

 

  • Crie senhas difíceis: Apesar da especulação de culpa do iCloud, já foi sugerido que um ou mais hackers exploraram as senhas de cada uma das 100 contas invadidas. Ou seja, o melhor é não facilitar a ação dos cibercriminosos. Não use datas de aniversários ou outras datas comemorativas nem nomes e palavras de dicionário e crie senhas diferentes para cada conta on-line.

 

  • Considere desligar o carregamento automático para a nuvem: Essa troca pode ser muito conveniente para a sua privacidade. Para desligar o compartilhamento automático do iCloud, vá até configurações, iCloud, e então vá até as fotos e mude a opção para Off.

 

  • Use criptografia: Existem no mercado software próprios para smartphones capazes de proteger suas informações contra invasões ao criptografar seus documentos. Esse tipo de recurso é importante para qualquer um que guarde informações pessoais ou de negócios em seu aparelho de telefone móvel.

 

  • Pense seriamente um usar um aparelho USB: Se você deseja compartilhar informações pessoas ou fotos com uma pessoa específica, porque não usar um pen drive ou outro aparelho USB? Pense nisso.

 

 

“Com esse ataque às celebridades, ficou evidente que as informação de todos estão em jogo todos os dias na Internet. Estamos diariamente vulneráveis aos ataques de hackers e esse caso deve ser um lembrete de que devemos nos responsabilizar de forma ativa pela proteção de nossas informações”, alerta Mariano Sumrell, diretor de Marketing da AVG Brasil.

 

 

Quer melhorar a segurança digital da sua empresa?

A Winco desenvolve há mais de 20 anos soluções de conectividade e segurança digital corporativa para a máxima proteção dos dados da sua empresa. Conheça os nossos produtos:

Winco Firewall – Solução completa UTM com Filtro de Conteúdo.
Winco Talk Manager – Controle e monitore o Skype e o Eikon Messenger da sua empresa.
Winco Cloud VPN – Disponibilize acesso seguro e controlado para os colaboradores externos.
Winco DDNS – Acesse facilmente na internet suas câmeras, computadores e outros dispositivos.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *