AVG alerta: não está na hora de usar a dupla autenticação?

AVG alerta: não está na hora de usar a dupla autenticação?

 

two-factor2-618x336

Autenticação dupla é uma medida de segurança adicional que pode ser incluída às contas on-line para proteger contra ataques e fraudes

 

 

Diante do crescimento de fraudes e ataques em contas de e-mail e em aplicativos diversos, a AVG Technologies, fabricante de softwares de segurança para computadores e dispositivos móveis utilizados por 182 milhões de usuários, levanta a questão da necessidade de incentivar o uso da dupla autenticação sempre que possível.

 

A autenticação dupla nada mais é que uma medida de segurança adicional que o usuário pode incluir em suas contas on-line para ajudar a mantê-los seguros contra ataques e fraudes. Esse tipo de autenticação é chamada de “Dupla”, porque o usuário terá que acrescentar mais uma informação além da senha para acessar sua conta. Normalmente, trata-se de um código gerado pelo próprio aplicativo ou enviado por e-mail. Na prática, a dupla autenticação garante que caso sua senha seja corrompida, sua conta ainda estará protegida.

 

Grande parte dos usuários já está acostumada a esse tipo de autenticação nos sites bancários, nos quais, para realizar transações, é preciso inserir códigos além da senha de acesso inicial. Dado seus benefícios de segurança, muitos sites e serviços estão permitindo e incentivando a dupla autenticação para seus usuários. O Google, por exemplo, implementou uma nova camada de segurança ainda em 2011, mas muitos de seus usuários ainda desconhecem esse serviço.

 

“Apesar do login em contas com dupla autenticação exigir um pouco mais de esforço do usuário, os benefícios em termos de segurança compensam, e muito. Trata-se de uma camada a mais de proteção, e em tempos de vazamento de fotos e dados, essa camada pode representar a preservação de seus dados”, explica Mariano Sumrell, diretor de marketing da AVG Brasil.

 

Como configurar a autenticação dupla

 

Usando o Google como exemplo, é possível fornecer instruções que serão muito similares a de diversos sites populares como Amazon, Dropbox e Facebook.

 

Antes de configurar a dupla autenticação, o usuário precisa se certificar de que possui uma senha segura e o aplicativo capaz de receber o código da segunda autenticação, mais comum para smartphones. Veja o passo a passo:

 

1. Acesse: www.google.com/settings/security;

2. Clique em “Configurar” no Menu “Verificação em duas etapas”;

3. Escolha como gostaria de receber seu código: SMS ou chamada de voz;

4. Faça o download do aplicativo de autenticação do Google para Android ou iOS;

5. Conecte seu aplicativo de autenticação ou dispositivo para a sua conta do Google usando o código fornecido;

6. Uma vez configurada, a dupla autenticação está pronta para rodar.

 

Da próxima vez que um novo dispositivo ou navegador tentar acessar sua conta, ele precisará do nome de usuário e senha, como antes, mas ainda exigirá a entrada do código de acesso enviado pelo aplicativo de autenticação. Uma vez inserido o nome de usuário, a senha e o código de acesso, o usuário será corretamente logado.

 

“A autenticação dupla é uma das configurações mais fortes para ajudar a atenuar o hackeamento de senha, pois mesmo que alguém saiba ou descubra a sua senha, ainda não será possível acessar sua conta. É importante lembrar, no entanto, que existem outros métodos para acessar dados, então essa é uma precaução, mas não garante que todas as informações estarão seguras. Este é um grande passo para garantir maior segurança e privacidade de dados e o recomendamos a todos os usuários”, finaliza.

 

* Fonte: AVG Now

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *