Artigo: Dicas para PMEs atuarem nas mídias sociais

Artigo: Dicas para PMEs atuarem nas mídias sociais

“artigo retirado do AVG Official Blogs”
por Judith Bitterli

 

Você tem uma pequena empresa, além de um emprego fixo, e acredita que pode se tornar um trabalho integral? Você começou o negócio como um hobby e agora já tem cerca de 20 funcionários?

Se você respondeu “sim” para qualquer uma dessas perguntas, continue lendo este artigo.

A ideia deste texto é compartilharmos boas práticas referentes à integração da mídia social aos pequenos e médios negócios. A AVG começou sua história como um pequeno empreendimento, a maior parte do nosso time já trabalhou em PMEs e hoje também oferecemos soluções a este perfil de empresa. Por isso, temos algumas dicas.

  • Registre sua empresa nas principais redes sociais:Facebook, Twitter, YouTube, Google+ e Instagram. Você pode não utilizar todos estes canais de Comunicação imediatamente, mas quando decidir ativá-los, não terá surpresas desagradáveis com pessoas não autorizadas utilizando o nome da sua empresa nestas mídias;
  • Proteja-se: Confira as configurações de segurança e privacidade de todas as mídias sociais nas quais a empresa estiver e divulgue apenas informações relevantes sobre seus negócios;
  • Atenção com o conteúdo postado: A página da sua empresa no Facebook é como uma vitrine exposta para todo o mundo e o conteúdo é o que pode maximizar o impacto desta vitrine. Poste artigos relevantes e novidades sobre a companhia pelo menos duas vezes na semana. Fazer um “calendário editorial” para os próximos meses pode ajudar, alinhando o conteúdo com os lançamentos e eventos planejados.
  • Atendimento ao cliente: Facebook e Google+ já são duas importantes formas de contato com o consumidor. Designe alguém de confiança para monitorar as páginas e tenha respostas-padrão para as perguntas frequentes. É importante responder rapidamente e de forma honesta;
  • Funcionários: Faça um workshop, palestra ou converse com os funcionários sobre as melhores práticas para as mídias sociais e esteja certo de que eles compreendem que os conteúdos postados estarão sempre disponíveis na rede e que posturas inadequadas também podem afetar os negócios da empresa. Mantenha controle sobre as reclamações de colaboradores para evitar que elas tornem-se públicas por meio da mídia social.

Este é apenas o início e cerca de 2,5 milhões de pessoas estarão online nos próximos anos e é bom estar preparado e atuante na mídia social quando este momento chegar. Imagine o potencial comercial que representa todos estes internautas ávidos por informações e serviços.

 

*Judith Bitterli é vice presidente de Marketing da AVG

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *